Pachypodium Cactipes
Família: Apocynaceae
Nome científico: Pachypodium rosulatum Baker
Origem: Madagascar. Pachypodium rosulatum foi a primeira das espécies de Madagáscar ser. descrito. É amplamente distribuída no planalto central.
Habitat: Encontrado geralmente em posições de sol em lugares pedregosos, onde eles estão associados com outros representantes da flora de áreas secas. Esta espécie pode tolerar temperaturas abaixo de zero no seu ambiente natural no inverno. Eles são encontrados em habitats xeric e são naturalmente bem adaptado ao ambiente quente e seco em que crescem. O caules suculentos agir como lojas de água e permitir que as plantas para sobreviver às condições mais adversas. O metro tuberosa hastes grossas também ajudam as plantas a sobreviver longos períodos sem água. Eles podem, portanto, suportar o calor intenso e longos períodos de seca.
Descrição: A uma ampla difusão e variáveis espécies arbustivas caudiciform com várias formas e variedade reconhecidos. Ele tem (geralmente) o tronco clássico em forma de garrafa e é fortemente thorned como a maioria dos outros pachypodiums.
Haste: A base (caudex) é lisa ou com cicatrizes foliares, prata esverdeado, principalmente covarde, garrafa em forma e torna-se bastante inchada (10-15 cm de largura e 25-30 cm de altura) Desenvolve stout bifurcada ramificação principalmente na posição vertical com alguma ramificação ocorrendo a partir da base inferior. Ramos 9-12 cm de diâmetro, Branchlets, muitas vezes fina pálido marrom e púbere no ápice. Os “braços” cilíndricos são cobertos com fortes emparelhado espinhos cônicos, coroar até 3 x 2 m. Ramificação ocorre onde a planta floresceu.
Folhas: pecioladas (pecíolo 1-10 mm de comprimento) oblanceolate estreito, de forma ovalada ou elíptica, cuneate na base e verde escuro com um pouco de um olhar brilhante na face superior, púberes, coriáceas, decíduos. As folhas têm uma veia média mais leve e formam uma roseta em torno das pontas dos galhos.
Flores: A planta tipo tem amarela vivo, de forma estranha, sem flores perfumadas em clusters em pedúnculos longos em direção ao topo das hastes. As flores podem ultrapassar 7 cm de diâmetro e são muito atraentes.
Floração: Flores quando jovens a partir de fevereiro ‘até Maio, até mesmo pequenas centrais 1 ou 2 anos de idade pode florescer.
cactipes Pachypodium pode simplesmente representar uma forma meridional do Pachypodium rosulatum complexo, mas, por enquanto, é o preferido para reconhecê-lo como uma espécie distinta até que mais pesquisas esclarece suas afinidades. Sua rica folhagem verde brilhante, flores amarelas vistosas e facilidade de cultura torná-lo um dos mais gratificantes do gênero.
Cultura: Pachypodium rosulatum é um dos mais amplamente cultivada da espécie e da cultura relativamente fácil. Ele apresenta pouca dificuldade se comparado a outro membro do género, mas é assim mesmo propensa a podridão se permitido ficar muito molhado no inverno ou se cultivada em menos de condições ideais e cuidado. É produtor moderada, mas uma impressionante amostra com um grande caudex pode ser feita rapidamente. Água com moderação no verão e dar solo adicional bem drenado para evitar condições de alagamento, não há água a partir de novembro a março. O programa de rega vai mudar dependendo da temperatura e fase de crescimento, mas é melhor não deixar esta planta secar completamente por qualquer período de tempo. É sensível ao frio e devem ser mantidos totalmente seco no inverno ou em cerca de 4 ° C. Proteger do gelo. Ele tende a perder sua licença e ir dormente no inverno. Ele gosta de pleno sol a sombra clara.
Reprodução: sementes. Mudas crescem de forma relativamente lenta em comparação com outras espécies Pachypodium. As plantas jovens têm mais espinhos cônicos e começar cedo a inchar muito bem, ramo e até mesmo flores.