Liquidâmbar – Liquidâmbar styraciflua

Nome Científico: Liquidambar styraciflua

Nomes Populares: Liquidâmbar, Árvore-do-âmbar.

Família: Altingiaceae

Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais, Bonsai.

Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical.

Origem: América Central, América do Norte, Belize, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua.

Altura: acima de 12 metros

Luminosidade: Sol Pleno

Ciclo de Vida: Perene

 

O liquidâmbar é uma árvore monoica, decídua e muito ornamental, nativa dos Estados Unidos e de regiões montanhosas do México e América Central. O nome liquidâmbar se refere à seiva da planta, que é de cor âmbar (marrom-claro), resinosa e doce, e exsuda em abundância quando o tronco ou os ramos são feridos. Apresenta fuste único, com copa cônica a piramidal e grande porte, chegando a atingir entre 20 e 30 metros de altura. Uma característica distintiva desta árvore é o aspecto peculiar de seus ramos e galhos. A casca acumula-se sobre estes em placas nas pontas ao invés de lateralmente, formando estranhas formas. Suas folhas são brilhantes, longo pedunculadas, aromáticas, alternas, com margens denteadas. Elas são profundamente lobadas, formando 5 a 7 pontas, o que lhes confere o aspecto estrelado. Durante a primavera e verão as folhas tem a cor verde-escura, mas no outono elas atingem diferentes tonalidades de verde claro, amarelo, laranja e vermelho, muitas vezes de forma simultânea. Na primavera surgem as inflorescências, esféricas,  amarelas e de pouca importância ornamental. Elas são seguidas pelos frutos, também globosos, recobertos por espinhos e lenhosos quando maduros. Cada fruto é composto, formado por até 40 cápsulas, com uma a duas sementes cada. Há muitas variedades de liquidambar, entre estas podemos citar ‘Slender Silhouette’, de crescimento colunar, ‘Gumball’, de porte arbustivo – não ultrapassando 6 metros de altura, ‘Rotundifolia’, com as pontas das folhas arredondadas, lembrando as folhas de figueira, e ‘Variegata’, com folhas manchadas de creme ou amarelo.

 

O liquidâmbar é uma árvore interessante para o paisagismo em grandes áreas, como parques, praças e avenidas nas regiões sul e sudeste do Brasil, com clima subtropical a temperado. Ela confere um visual com “ares alpinos”, e por isso é cada vez mais utilizada em regiões serranas, com vocação turística, juntamente com carvalhos, álamos, ácers e plátanos. Plante em linhas, formando alamedas ou em grupos, para um efeito impactante. Mesmo plantado isolado, o liquidambar torna-se o foco de atenção durante o outono, com sua grande variedade de cores. As árvores despidas no inverno já acrescentam um efeito mais dramático, e permitem a passagem da luz solar. Os numerosos frutos produzidos podem ser bastante inconvenientes quando caem, pois além da sujeira, os espinhos machucam a quem andar descalço sobre o gramado. Em regiões tropicais pode se tornar perenifólia, fornecendo sombra farta, mas sem as variações de cores e queda das folhas características das estações frias.

Liquidâmbar em cores outonais. Foto de Jorge Franganillo

O crescimento inicial é lento, mas logo que atinge cerca de três anos torna-se rápido. É muito longeva, vivendo por mais de 400 anos. Sua madeira é de boa qualidade, com densidade e textura média, cor escura e fácil de ser trabalhada. Ela é largamente explorada em plantio comerciais. Serve para o fabrico de móveis, caixotes, dormentes, extração de celulose e laminação de chapas compensadas. A sua seiva concentrada é uma goma balsâmica e perfumada, utilizada na produção de perfumes, medicamentos e produtos de higiene.

Deve ser cultivado sob sol pleno, preferencialmente em solos areno-argilosos, neutros, úmidos porém drenáveis, para um pleno desenvolvimento radicular. No entanto, o liquidâmbar vegeta também em outros tipos de solo. A necessidade hídrica da planta é alta e é importante irrigar nos primeiros anos após o plantio. Depois de bem estabelecida é capaz de tolerar curtos períodos de estiagem. Resiste ao frio intenso, neves e geadas. Multiplica-se por alporques e por sementes. Ao efetuar o transplante das mudas para o local definitivo, abrir covas amplas e fertilizá-las bem com esterco curtido e farinha de ossos.

 

Liquidâmbar é uma árvore de folha caduca com folhas que transformam esplêndidas amarelo vários tons de laranja, bordô e roxo muitos tons diferentes de vermelho no Outono. É uma árvore bonsai atraente se tem folhas verdes, folhas coloridas ou sem folhas.
A Liquidâmbar americano tem sido cultivada ao longo dos anos para produzir diferentes variedades que têm cores específicas folha no outono. Asian Liquidambar ainda não foi hibridizada para isso, mas as folhas ainda dão um show colorido. Maples japoneses precisam de tempo frio ao produto as cores da queda, mas Liquidambar irá produzir cores confiáveis queda em climas quentes também.

A árvore
Liquidâmbar vem crescendo na terra desde antes da última era glacial. Hoje, ele é considerado um fóssil vivo com apenas quatro espécies de esquerda e alcance limitado. Eles produzem folhas de tiros em um padrão de pulverização ao contrário de outras árvores de folha caduca.
As quatro espécies de Liquidâmbar incluem Liquidâmbar formosana e Liquidâmbar Acalycina ambos os quais são nativas do sudeste da Ásia e da China e raramente disponível nos países ocidentais. Liquidambar styraciflua que é a árvore nativa Sweet Gum americano para o México e os EUA oriental, e Liquidâmbar Orientalis que é a Sweet Gum turco ou a goma doce asiático são os dois mais frequentemente utilizados para bonsai.

Pragas ou doenças.
Os dois tipos utilizados para bonsai crescer muito bem. Uma maneira de obter uma árvore é recolher um rebento enraizado. Os sistemas radiculares são muito fortes, e se um otário pode ser removido que está ligado a alguma raiz, ela vai crescer bem como um bonsai. Eles também podem ser cultivados a partir das sementes da árvore que produz no seu fruto. Eles facilmente germinar, então esta é a melhor maneira de criar um grupo ou floresta plantação bonsai. Eles também podem ser comprados a partir de um garden, porque eles são árvores ornamentais muito populares e muitas vezes utilizados para paisagismo.
A árvore parece amplamente cónico e produz pequenas, flores verdes amarelados no final da primavera. As flores femininas produzem frutas esféricas, espetado em clusters.
Como começar
A pequena árvore ou semente pode ser iniciado no chão ou em uma banheira. Deve ser cultivadas para a espessura desejada do tronco, e no início da Primavera, que deve ser picado tronco. Se a árvore é plantada no chão, ele não deve ser deixado muito tempo. As raízes são muito fortes e invasivas e pode continuar a viver depois o tronco é cortado e crescer causando problemas para a construção de fundações e do resto do jardim. A Liquidâmbar americano reage bem a cortes no tronco.

Solo
Liquidâmbares não são muito exigentes sobre o tipo de solo ou a quantidade de drenagem que têm e vão viver por um longo tempo em um pote. Apesar disso, eles precisam de um bom solo para bonsais, que é de 60 por cento de agregados e 40 por cento de matéria orgânica. O solo agregado pode ser: Agricultura pomes granito decomposto diatomite ou Turface Pellets de pelotas da orquídea de barro incendiados Algumas marcas de absorventes utilizados para derramamentos de automóveis
A árvore pode ser fertilizado com adubo que é destinado ao arbustos ou árvores de folha larga para estimular o crescimento vigoroso. Ele deve ser alimentado a cada duas semanas durante o período vegetativo. Deve ser regada quando o solo fica um pouco seco. Se a drenagem é boa, não é facilmente overwatered, mas não deve ser revestida numa base de rotina.
envasamento
Quando a árvore é removida do chão e colocar em um vaso de bonsai com bom solo bonsai, ele pode ser deixado por um longo tempo sem repotting. Considera-se geralmente que liquidâmbares olhar melhor em vasos vidrados, embora eles têm folhas brilhantes no outono. Quando é hora para repotting, deve ser feito antes que a árvore sai de dormência. Neste momento, as raízes podem ser podadas fortemente sem medo de dano devido ao seu padrão de crescimento vigoroso. Uma vez que uma árvore é removida de um pote para poda e repotting, manter as raízes úmidas. Ele pode ser repotted no solo básica misturar a cada dois anos na primavera, como os brotos sair.
A árvore deve ser protegida de ventos gelados e gelo abaixo -10 graus Celsius. Ele faz melhor em pleno sol.
Shaping e poda

A poda pode ter lugar durante todo o período de crescimento e não deve ser feito durante a dormência. Tesoura afiada deve sempre ser usada em um novo crescimento para que o novo ramo não ficar esmagado ou rasgado. Rebentos devem ser podados de volta para um ou dois pares de folhas, a menos que um novo ramo é desejado naquele lugar. O corte não deve ser nivelado com o ramo. O ramo possa morrer, e acabar com o novo crescimento que vem da base das folhas existentes. Se podadas, desta forma, os ramos provavelmente irá morrer para trás e as feridas não cicatrizam bem. Isto é especialmente verdadeiro para Asian Liquidâmbar.
O crescimento superior deve ser cuidadosamente podado. Se isso não for feito, os ramos mais baixos se tornarão fraco e morrer para trás. Liquidambar responde bem a poda de folhas. As cicatrizes irão curar mais rápido se for podada durante a estação de crescimento.
Styling A Árvore
Americana Liquidâmbar é muito adequado para o bosque ou estilos floresta. O  Asian Liquidambar também é adequado para estilos bosque, mas parece melhor em estilos informais. Informal na posição vertical, duplos ou troncos multiplos e semi-cascatas são os melhores estilos informais de Liquidambar. Não é uma árvore simples de estilo, porque os ramos facilmente enfraquecem e morrem. árvores liquidâmbar produzir brotos que são delicadas e são facilmente batido fora da árvore. Por esta razão, a fiação só deve ser feito antes de os botões começarem ou depois de ser na folha cheia e o novo crescimento começa a endurecer. A poda é a melhor maneira de moldar grandes ramos como eles são difíceis de dobrar.

melhores estilos

©2024 Mybonsai Paulo Schweitzer

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?