Glicínia – Wisteria sp

Glicínia – Wisteria sp

(jardineiro.net)
  • Nome Científico: Wisteria sp
  • Nomes Populares: Glicínia, Wistéria-chinesa, Wistéria-japonesa
  • Família: Grabaface
  • Categoria: Arbustos, Trepadeiras
  • Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado
  • Origem: Ásia, China, Japão
  • Altura: 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

A glicínia é uma trepadeira volúvel, lenhosa e decídua, de florescimento muito decorativo. Suas folhas são pinadas, alternas e compostas por 9 a 19 folíolos, de coloração avermelhada e pubescentes quando novas, tornando-se glabras e verde brilhantes com o tempo. As inflorescências são longas, pendulares e carregadas de numerosas flores azuis, róseas, brancas ou roxas.

Das espécies de Glicínias, as mais frequentes no paisagismo são a Wisteria floribunda, nativa do Japão e a Wisteria sinensis, nativa da China. A espécie chinesa apresenta inflorescências mais curtas, porém mais numerosas que as espécie japonesa. Os frutos são vagens compridas e marrons com sementes de 1 cm. Ocorrem também variedades de porte diferente e de folhas variegadas.

Seu crescimento é lento a moderado e pode levar anos para que se torne adulta e inicie o florescimento, porém é muito longeva, vivendo até 100 anos. É muito adequada para cobrir arcos, pérgulas, portões e caramanchões conferindo um ar romântico e nobre à paisagem. Por ser vigorosa não é indicada para estruturas de apoio frágeis. Também pode ser conduzida como arvoreta, que se caracteriza por um tronco ondulado e uma copa aplainada. É comumente utilizada para o plantio em vasos e formação de bonsai. A época de florescimento varia de acordo com o clima e a região onde está estabelecida.

Devem ser cultivadas sob pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica e com regas regulares. Necessita tutoramento, adubação e podas anuais. Aprecia o frio, sendo indicada para locais de clima subtropical ou mediterrâneo. Em regiões quentes pode ser cultivada sem problemas, mas não terá o mesmo desempenho.

Já em regiões de clima temperado, pode sofrer com as geadas adiantadas durante o período de formação das flores. Vegeta sob a sombra parcial, mas com florescimentos menores ou ausentes. Cuidado, a glicínia é uma planta tóxica e deve ficar fora do alcance de crianças pequenas e animais domésticos. Multiplica-se por estaquia e por sementes.

Como Cultivar a Glicínia

fonte ( https://pt.wikihow.com)

A glicínia é uma planta trepadeira muito comum em várias partes da América do Norte e da Ásia, sendo reconhecida pelos seus belos conjuntos de flores dependurados. No entanto, a planta em si pode crescer e ficar muito grande, sobrevivendo até às mais adversas condições climáticas, como geadas e neve. A glicínia precisa de muito sol, água e suporte físico para se desenvolver; quando ela tem tais apoios, ela cresce em várias localizações pelo mundo. É possível cultivar a glicínia a partir de sementes ou mudas, mas as cultivadas a partir de semente provavelmente levarão mais tempo para florescerem.

Cultivando a glicínia a partir de sementes

Germine as sementes.  Ao criar a planta a partir de uma semente, uma boa ideia é germinar a semente primeiro, porque isso aumenta a chance de que ela se enraíze no chão.

  • Coloque a semente em uma pequena tigela e encha-a de água quente. Deixe-as repousando na água por 24 horas.
  • Depois de 24 horas, retire a água. Em cada semente, use a unha para tirar uma pequena parte da casca da semente.
  • Saiba que a glicínia deve ser plantada em ambientes externos, no outono ou primavera. O processo de germinação deve ser iniciado cerca de seis semanas antes de transplantá-la para fora.

Plante as sementes em tubetes. Encha o tubete quase até a borda com terra preta e coloque uma ou duas sementes na parte de cima da terra, em cada tubete. As sementes devem estar de lado; cubra-os com cerca de 0,6 de terra preta.

  • Coloque as tigelas com os tubetes em cômodos quentes e com muita luz. Adicione um pouco de água ao solo e mantenha-o úmido enquanto as sementes estiverem brotando.

Deixe que as sementes brotem. Mantenha-as aquecidas e úmidas enquanto germinam, banhando-as em muita luz natural. Elas deverão brotar em 10 a 30 dias.

  • Antes de transplantar os brotos, verifique se possuem ao menos de 10 a 12 cm, além de algumas folhas em cada caule.

Cultivando a planta a partir de uma muda

Encontre uma planta onde há uma muda que possa ser utilizada. A muda é uma raiz, folha, broto ou parte apical da planta que é podada de uma planta já crescida, permitindo que se cultive outra do mesmo tipo. É necessário podar uma muda de uma glicínia já desenvolvida.
Caso não tenha uma planta desenvolvida para ser utilizada, pergunte se há algum amigo ou vizinho que também goste de plantas e possa fornecer uma a você.
Obtenha uma muda. Para a glicínia, corte a parte apical que ainda apresenta madeira verde e macia, sem ainda ter casca. Verifique se a parte apical possui algumas folhas; algumas na parte superior e outras na inferior.

  • Com uma tesoura afiada ou tesouras para jardinagem, corte a parte apical perto da base. Pegue uma muda de cerca de 15 cm.
  • A maior chance de conseguir cultivar a glicínia através deste método é plantando-a no fim da primavera ou começo do verão.

Prepare a muda. Corte folhas que estão na parte inferior da muda e deixe as superiores intactas. Depois, apare a parte inferior da muda cortando em um ângulo de 45°, deixando cerca de 12 cm abaixo do último conjunto de folhas cortadas. Isso facilita com que as raízes cresçam a partir da muda e consigam se estabelecer.

  • Para melhores resultados, mergulhe a ponta da muda em um hormônio de crescimento de raiz antes de plantá-la.

Plante a muda. Coloque algumas pedras na parte inferior de um pequeno vaso de jardinagem para auxiliar na drenagem da água. Encha o vaso com terra preta, especial para permitir que a água seja absorvida pelas plantas; procure por um produto com uma grande concentração de perlita ou areia grossa. Adicione um pouco de água, permitindo que o solo fique úmido e faça um buraco de 5 cm na terra utilizando um dedo, colocando a muda dentro, de forma que as folhas fiquem para fora.

  • Substitua o solo e cubra a parte debaixo da muda, onde as raízes crescerão.

Cubra o vaso com plástico. Isso permite que o solo se mantenha úmido e aquecido, facilitando o enraizamento da glicínia. Você poderá enrolar todo o vaso em uma sacola de plástico ou cobrir a parte de cima com embalagem plástica.

  • Coloque o vaso em um local onde a planta receberá muita luz indireta.

Regue-a constantemente. Toque o solo e veja se ele está muito seco e regue-o para mantê-lo úmido. Depois de cerca de quatro a oito semanas, a muda deve criar raízes.[11]

  • Como a glicínia é melhor plantada na primavera ou outono, não a plante logo que enraizar. Espere até o outono para levá-la a um ambiente externo ou continue cultivando a planta dentro de vasos até a próxima primavera.

Transplantando mudas e brotos

Escolha a localização correta. Há algumas considerações ao plantar a glicínia, incluindo a análise de tudo que ela precisa para sobreviver e os melhores locais para plantá-la sem causar danos e atrapalhar. Por exemplo:

  • A planta poderá ficar bem grande. Ela pode desenvolver ramos e crescer sobre uma pérgola ou mirante, mas acabará atrapalhando se você não quiser subir em uma escada para podar a árvore.
  • Como a glicínia é uma trepadeira, evite plantá-la perto da sua casa ou em construções, já que os ramos dela podem acabar penetrando por baixo do solo e estragar venezianas ou estruturas.
  • Ao se desenvolver rapidamente e de maneira tão farta, plante-a longe de outras plantas ou ela poderá sufoca-las.
  • A glicínia precisa de muita luz do sol para crescer e florescer; escolha um local onde a planta obterá total exposição ao sol. O tipo de solo pouco importa, mas é necessário que ele esteja sempre úmido.

Cave um buraco. O buraco deve ter a profundidade das raízes e apresentar comprimento de duas a três vezes maior que a largura das raízes.

  • Ao plantar mais de uma glicínia, verifique se os buracos estão separados por ao menos 3 a 4,5 m.

Transfira a plântula. Quando o buraco estiver pronto, remova cuidadosamente a plântula da cápsula virando-a de ponta-cabeça com uma mão e segurando a planta com a outra.

  • Quando as raízes deslizarem para fora da cápsula, coloque-as cuidadosamente de volta no buraco.
  • Deposite mais terra e adubo para cobrir as raízes e regue a planta. Deixe que a água penetre e preencha o buraco com terra e adubo.
  • Use as mãos para pressionar a terra em volta da planta, regando-a um pouco mais.

Revista-a com cobertura morta. Ela ajuda a manter o solo em volta da glicínia úmido, o que é ótimo para ela.

  • A cada primavera, adicione uma camada de adubo e outra de cobertura morta na parte superior do solo onde a glicínia está.

 

Dê apoio físico à glicínia. Como é uma planta muito pesada, a glicínia “desaba” sem o apoio adequado e devido ao peso no vento. É importante dar apoio a ela através de estacas, caso ela não tenha sido plantada perto de uma estrutura ou parede que forneça suporte a ela.

  • Quando a glicínia se estabelecer, insira uma estaca de madeira de 15 a 30 cm no chão, com distância de cerca de 4 cm do caule.
  • Usando um barbante, prenda o caule da planta à estaca a cada 20 cm.

Verifique se a planta recebe água suficiente. Isso é ainda mais importante no primeiro ano, porque a glicínia precisa do equivalente a 2,5 cm de água toda semana. Ao não receber água suficiente da chuva, será preciso regá-la.

  • Mesmo quando estiver chovendo e a glicínia receber essa quantidade, regue-a uma vez por semana.

Dicas

  • Apesar da glicina geralmente não necessitar de um fertilizante, evite os que possuem muito nitrogênio ao tentar enriquecer o solo. Isso fará com que a planta cresça sem flores; em vez disso, escolha um fertilizante rico em fósforo.

Como Fazer com que Glicínias Floresçam

fonte (http://pt.wikihow.com)

Com os devidos cuidados e poda frequente, glicínias produzirão flores brilhantes de cor lilás ano após ano. No entanto, glicínias podem relutar a florescer por muitas razões, incluindo poda e adubação inadequada, ou elas simplesmente podem ainda não ter idade o suficiente para florescer. Pode levar vários anos para que suas glicínias comecem a florescer, mas uma vez que ela o faça, ela pode produzir flores por 40 anos ou mais. Este artigo explica como fazer com que glicínias floresçam

1 Pode glicínias cortando novos brotos deixando-os com cerca de 15,24 centímetros, entre o meio de julho e início de agosto, após o fim da floração. Afine bem a planta, deixando apenas 1 ou 2 brotos por ramo. Mantenha os ramos fortes e saudáveis que tenham botões ou nós em suas bases e se livre de todas as ramificações que estejam penduradas para baixo ou estraguem a forma da planta.

  • Considere podar galhos danificados no final do inverno. Na mesma época, você também pode cortar as raízes, com uma pá ou um machado para induzir a floração da planta.

 

2 Use uma serra de poda para cortar troncos mais velhos a partir da base, deixando pelo menos 3 a 4 caules por planta.
3 Pode quaisquer ramos que estejam cruzando ou se escorando contra o caule principal da planta uma vez que estes ramos não produzirão flores e vão prejudicar a forma e a beleza da planta.
4 Amarre ramos das glicínias a uma treliça ou outra estrutura de apoio para que os caules principais cresçam horizontalmente em vez de verticalmente. Os caules devem crescer horizontalmente por pelo menos 1,52 m antes de crescer verticalmente. Certifique-se de que os caules não cresçam para baixo.
5 Apare glicínias novamente na primavera, após o fim do período de perigo de geadas. Corte brotos laterais a um tamanho de 5,08 cm a 7,62 cm, certificando-se de que cada broto tenha de 2 a 3 botões de flores.
6 Fertilize glicínias com superfosfato seguindo as instruções na embalagem imediatamente após a poda da primavera. Use adubos NPK 10-10-10 duas vezes por ano.

Dicas

  • Glicínias respondem melhor sob stress. Use fertilizante com moderação e não exagere na rega.
  • Planeje dar as glicínias uma grande poda a cada 3 anos ou mais para ajudá-la a manter sua forma.
  • Glicínias precisam de sol pleno e solo úmido e bem drenado para florescer. Eles também preferem um local abrigado, como uma parede de tijolos para protegê-los dos ventos mais severos de inverno.
  • Quando abandonadas, glicínias podem crescer em um emaranhado de galhos em uma única temporada, invadindo plantas próximas e colocando uma pressão excessiva sobre sua treliça ou outra estrutura de apoio. Pode a planta fortemente no tamanho e forma desejada, afinando caules muito volumosos. Novos brotos vão começar a crescer rapidamente. Selecione o mais vigoroso dos novos caules e comece a treiná-los para crescer ao longo de fios, treliça ou árvore.
  • Force glicínias a crescer horizontalmente, fazendo cortes de poda em gomos virados para baixo.

 

Como bonsai

sempre sugiro fazer plantas com mais de 80 cm , pois suas flores dão em caxos assim você evita que que a mesmas arrastem no vaso , outro detalhe importante é que é uma planta sem copa apenas um tronco principal e alguns galhos , pois seus brotos crescem de forma descomunal chegando em bem pouco tempo atingir 3 ou 4 metros , impossibilitando assim a formaçao de uma copa , as podas são anuais para manter o tamanho e a floração

 

melhores estilos 

 

©2024 Mybonsai Paulo Schweitzer

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?