Bunjingi

Estilo de Bonsai Literati

Bunjingi
Na natureza, este estilo de árvore é encontrado em áreas densamente povoadas por muitas outras árvores e a concorrência é tão feroz que a árvore somente pode sobreviver crescendo mais alto que todas as outras à sua volta. O tronco cresce tortuoso para cima e é completamente sem ramificação, porque o sol só atinge o topo da árvore. Para se certificar de que ele pareça ainda mais resistente, alguns galhos são “Jineados” (sem casca). Quando a casca é removida de um lado do tronco, o tronco é chamado de “Shari”. A ideia é demonstrar que a árvore tem que lutar para sobreviver. Estas árvores são muitas vezes colocadas em pequenos vasos redondos.

Mas ha uma segunda opinião sobre este estilo ao qual eu particularmente me encaixo mais , que o estilo é inspirado mas escritas japonesas e chinesas

Bunjingi. Bonsai estilo literati

Bankan é um bonsai estilo espiral. Dos estilos de Bonsai, talvez esse seja o mais diferente. Algumas árvores se retorcem devido às condições de composição do solo. O empobrecimento do mesmo e a salinidade fazem com que as árvores da beira do mar retorçam seus troncos.

No alto de algumas montanhas os ventos ciclônicos e composição do solo também forçam os troncos a se retorcer. Estas formas podem ser observadas em pinturas do período Edo e Muromachi do Japão.

O Bonsai no estilo Bankan destaca-se pela sua aparência de velhice. As curvas do tronco e as partes de madeira morta lhes dão um aspecto trágico e lhes fazem majestosas. Representam aquelas árvores crescendo em zonas altas, expostas à ação da neve, dos raios, das tormentas, etc. É um estilo muito apreciado e bastante valorizado pela dificuldade técnica em manter viva uma árvore, com apenas uma parte do seu tronco vivo.

0 Comentários

Deixe uma resposta

©2024 Mybonsai Paulo Schweitzer

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?