chaenomeles japônica – Marcelo do Japão (Chaenomeles speciosa)

  • Nome Científico: Chaenomeles speciosa
  • Nomes Populares: Marmelinho ornamental, Cidônia, Marmelo de jardim, Marmelo japonês
  • Família: Rosaceae
  • Categoria: Arbustos, Árvores, Bonsai, Cercas Vivas
  • Clima: Subtropical, Temperado
  • Origem: Ásia, China, Japão
  • Altura: 1.2 a 1.8 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Chaenomeles japônica é uma espécie de japonês Quince. É um espinhoso decíduo arbusto que é comumente cultivada. É mais curto do que outra espécie vulgarmente cultivadas C. speciosa, crescendo a apenas cerca de 1 m de altura.  O fruto é chamado Kusa-boke (? Kusa-boke) em japonês. Ele é mais conhecido por suas flores da primavera colorida de vermelho, branco, rosa ou múltipla. Ela produz frutos em forma de maçã que são uma cor amarelo dourado contendo sementes marrom-avermelhadas. O fruto é comestível, mas duro e adstringente de degustação, a menos que bletted. O fruto é ocasionalmente usado na tomada de geleia e torta como um substituto inferior para seu primo, o verdadeiro marmelo, Cydonia oblonga. C. japônica também é usado em bonsai. Chaenomeles é um gênero de três espécies de folha caduca espinhosos arbustos, geralmente 1-3 m de altura, na família Rosaceae. Eles são nativos para o Japão, Coreia, China, Butão e Burma. (Birmanês) Estas plantas estão relacionados com o marmelo (Cydonia oblonga) e o marmelo chinês (pseudocydonia sinensis), diferindo nos serrilhadas folhas que carecem de fuzz, e nas flores, nascido em clusters, tendo decíduos sépalas e estilos que são conatas na base. As folhas são dispostas alternadamente, simples, e tem uma margem serrilhada. As flores são 3-4,5 cm de diâmetro, com cinco pétalas, e é geralmente brilhante vermelho-alaranjado, mas pode ser branca ou rosa; floração é no final do inverno ou início da primavera. O fruto é uma pome com cinco carpelos; amadurece no final do outono. Chaenomeles é usado como uma planta de alimentos pelo larvas de alguns Lepidoptera espécies, incluindo Brown-cauda e o Bicho-mineiro Bucculatrix pomifoliella.

 

Nomes comuns

Apesar de todas as espécies de marmeleiro tem flores, jardineiros no Ocidente muitas vezes se referem a estas espécies como “marmelo florescendo”, uma vez que Chaenomeles são cultivadas ornamentally pelas suas flores, não para seus frutos. Estas plantas também têm sido chamados “marmeleiro japonês”, e o nome “japônica” (referindo-se a C. japônica) foi amplamente utilizado para estas plantas no séculos 19 e 20, embora este nome comum não seja particularmente distintivo, uma vez japônica é um epíteto específico partilhada por muitas outras plantas. O nome “japônica” ou “marmeleiro japonês” eram (e ainda são), muitas vezes livremente aplicada para Chaenomeles em geral, independentemente de suas espécies. O Chaeno- mais comumente cultivada referido como “japônica” são, na verdade, o híbrido C. × superba e C. speciosa; C. – se japônica não é tão comumente cultivada.

Espécies e híbridos

  1. cathayensis é nativa do oeste da China e tem o maior fruto do género, pêra em forma, 10-15 cm de comprimento e 6-9 cm de largura. As flores são geralmente de cor branca ou rosa. As folhas são 7-14 cm de comprimento. C. japônica (Quince de Maule ou Quince japonês) é nativa do Japão, e tem pequenos frutos, a maçã em forma, 3-4 cm de diâmetro. As flores são geralmente vermelho, mas pode ser branco ou rosa. As folhas são 3-5 cm de comprimento.
  2. speciosa (chinês Flowering Quince; syn: Laganaria Chaenomeles, lagenaria Cydonia, Cydonia speciosa, Pyrus japonica) é nativo da China e da Coreia, e tem duro fruta 5-6 cm de diâmetro em forma de maçã verde. As flores são tons de vermelho, branco ou salpicado de vermelho e branco. As folhas são 4-7 cm de comprimento.

Quatro chamados híbridos foram criados em jardins. O mais comum é a C. × superba (híbrido C. speciosa × C. japonica), enquanto C. Vilmoriniana × é um híbrido C. speciosa × C. cathayensis, e C. Clarkiana × é um híbrido C. japonica × C. cathayensis. O híbrido C. × californica é um híbrido tri-espécies (C. × superba × C. cathayensis). Numerosos nomeados cultivares de todos estes híbridos estão disponíveis na horticultura comercial.

Usos

As espécies tornaram-se populares arbustos ornamentais em partes da Europa e América do Norte, cultivadas em jardins, tanto para as suas flores brilhantes e como uma barreira espinhosa. Algumas cultivares de crescer até 2 m de altura, mas outros são muito menores e rastejando. Eles também são adequados para o cultivo de um bonsai. Os frutos são muito duro e adstringente e muito desagradável para comer cru, embora eles amaciar e tornar-se menos adstringente depois de geada (quando eles estão a ser dito “bletted”). Eles são, no entanto, apropriado para fazer licores, bem como compotas e conservas, uma vez que contêm mais de pectina de maçã e verdadeiros marmelo. Os frutos são por vezes utilizados como um substituto para os verdadeiros marmelo, embora o fruto da floração marmelo são considerados inferiores em sabor comparados ao fruto da verdadeira marmelo. O fruto do marmelos floração também contém mais vitamina C do que limões (até 150 mg / 100 g).

Bonsai

    Folhas de variedades Chaenomeles japônica / japoneses marmelo mid-verdes 4-9cm de comprimento, produzem flores na cor da Primavera dependendo da variedade. Tem o hábito espalhando mais natural do que C.japonica.

Chaenomeles speciosa variedades. Mais vigoroso que C.japonica, mas tem folhas semelhantes. Atinge uma altura de 2.5metros quando cultivada como planta ornamental.

Chaenomeles x superba (C.japonica x C.speciosa) Há um grande número de híbridos entre C.japonica e C.speciosa que transportam traços de ambas as espécies.

Chaenomeles sinensis / marmelo chinês Agora corretamente classificados como pseudocydonia sinensis (um único género espécie). Muito semelhante às espécies Chaenomeles embora mais de árvore e para estes fins podem ser listados aqui.

Posição: sol pleno. Proteger no geadas inferiores a 5 ° C

Alimentando: A cada duas semanas a partir do final do período de floração até que as folhas caem.

Transplante: cada ano ou dois anos na mistura básica de solo de preferência no outono embora transplante na Primavera seja possível com cuidado antes de folha-botões aparecerem.

Poda: no outono para permitir nova floração

Propagação: semear fora no outono, galhos seme maduros em meados do verão.

Pragas e doenças úlcera, cochonilhas e pulgões.

 

Estilos

(observação é escolhida por mim do que já vi isso não significa que não possa ser feito em outros estilos)

©2024 Mybonsai Paulo Schweitzer

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?