Myrcia selloi – Camboim

Origem: Brasil

Nomes populares: Camboim, Cambuizinho-vermelho.

Nome científico: Myrcia selloi (Spreng.) N.Silveira.

Família: Myrtaceae

Tipo: Nativa, não endêmica do Brasil.

Habitat: Mata Atlântica, Pampa.

Distribuição geográfica: Sudeste (São Paulo), Sul (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina).

Altura média: 2-3m

Cultivo: Solos bem drenados, sol pleno e climas tropicais e subtropicais. Cresce com maior rapidez quando bem adubada.
Período de florescimento e frutificação: Floresce em novembro e dezembro e frutifica de janeiro a março.
Utilidades econômicas: De grande valor ornamental, seja pelo lindo aspecto da arvoreta, como pela exuberância de floração e frutificação. Excelente planta apícola. Seus frutos são apreciados pelos pássaros. Vai muito bem como planta de vaso, melhor ainda em bonsai.

Descrição: Arbusto a arvoreta, 2-4 m. Plantas glabras ou eventualmente com tricomas claros esparsos de até 0,1 mm nos ramos e folhas jovens. Córtex liso, exfoliado, amarelado ou acastanhado. Folhas elípticas, ovadas ou elíptico-obviadas, 30-40 x 15-20 mm, pouco ou não descolores na natureza e em material herborizado; ápice agudo ou acuminado, eventualmente mucronulado; base obtusa ou cuneada; nervura central sulcada ou plana na face adaxial, saliente na abaxial; nervuras secundárias 10-16 pares, geralmente evidentes e algo salientes em ambas as faces; nervura marginal 1 mm da borda; pecíolos 2-3 x 0,5-0,8 mm Inflorescências panículas axilares ramificadas 1-3 vezes, 5-20-floras, o eixo central 30-40 mm; pedicelos 1-1,8 x 0,1-0,2 mm; bractéolas lineares, cerca de 0,7 x 0,1 mm decíduas antes da antese e dificilmente observáveis me material herborizado; botões florais obovados, ligeiramente estrangulados no ápice do ovário. 3,5 x 2,5 mm; lobos do cálice algo desiguais, ovado-triangulares ou arredondados, 0,6-1 x 1 mm Frutos globosos, 5-8 mm de diâmetro, vermelhos a negros quando maduros.

Bonsai

Fonte (BONSAI BORÚSSIA)

O Camboim pertence à Família das Mirtáceas, a mesma da Pitanga, Goiaba e Jabuticabeira. Mas sua aparência é mais delicada, com folhas e frutos bem pequenos. Existe uma grande variedade de Cambuí, os tipos mais comuns são: Myrciaria tenella, Myrciaria cuspidata, Myrciaria floribunda, Myrciaria delicatula e Eugenia uruguaiensis. No Brasil ocorre desde o Mato Grosso ao Rio Grande do Sul em locais onde o solo seja úmido. Seu tronco possui textura especial descascando constantemente provocando efeito “marmorizado”. Suas folhas são muito pequenas e seu crescimento vigoroso, favorecendo seu cultivo como bonsai. Suas flores são pequenas e brancas e acontecem em meados da Primavera. Seus frutos com diâmetro de cerca de 0,7cm tem coloração de vermelha a roxo, e em alguns casos amarelas. Normalmente os frutos ficam na árvore de Janeiro a Março. Sua Madeira é muito dura e devemos ter cuidado na sua aramação.

INSOLAÇÃO:É uma planta de exterior. Adora o sol, mas no verão devemos colocá-la em local onde a mesma possa receber raios solares diretamente em suas folhas em períodos onde o sol não esteja muito forte (antes das 10:00 hs e depois das 16:00 hs). Isso pode ser conseguido colocando-a em uma sacada com cobertura, sob outras árvores ou mesmo dentro de casa próxima a uma janela em local arejado. Já em outras estações o Cambuí pode ser colocado a pleno sol desde que seu solo esteja sempre úmido. A exposição do Cambuí ao sol é indispensável para sua floração e a frutificação.

REGA: Como a maioria das plantas frutíferas, o Camboim é uma planta com consumo elevado de água. Em períodos de calor deve-se regar o Cambuí diariamente e se for preciso mais de uma vez ao dia com o objetivo de deixar sua terra sempre úmida. . Em épocas mais frias, regar somente quando a terra estiver seca na superfície do vaso.

ADUBAÇÃO:O período para se adubar o Camboim é em sua época de crescimento, ou seja, desde quando a mesma estiver iniciando a brotação na primavera até o inicio do outono. Evite adubar em períodos de floração intensa. Os adubos mais indicados são os ricos em Fósforo (P), podendo ser adubos líquidos por via foliar (na primavera) ou sólidos na terra (no outono). Como sugestão, escolha traços de proporção de N-P-K (Nitrogênio – Fósforo – Potássio) na ordem de 04-14-08. Não esqueça que no mínimo uma vez por ano é necessário a Adubação com micro nutrientes (Ca {Cálcio}, Mg {Magnésio}, S {Enxofre}, B {Boro}, Cl, Cu, Co, Fe…). Melhores épocas para a adubação do Cambuí é o Início da Primavera e do Outono.

Principais estilos

©2024 Mybonsai Paulo Schweitzer

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?