Carmona – Ehretia Buxifolia

 

 

Nomes Populares: carmona, arbusto-do-chá Fukien

Nome cientifica: Ehretia buxifolia

Família: Boragináceas

Categoria: arbusto

Clima: tropical

Origem: sudeste asiático

Altura: chega ate 10 m

Luminosidade: A Carmona é sensível tanto ao calor como ao frio pelo que deverá ser mantida perto de uma janela que receba bastante luz com 2 a 3 horas de sol direto. No Verão no exterior deverá ser protegida dos ventos quentes e secos e em sombra parcial. No Inverno não suporta o frio pelo que deverá ser mantida num ambiente de interior com temperatura superior a 15º C evitando a proximidade de fontes de calor. A temperatura ideal para o seu crescimento situa-se entre 15º a 24º C. Abaixo dos 5º C será fatal.

Ciclo de Vida: perene, crescimento médio, mas constante.

Detalhes: A sua folhagem é densa de forma que encobre os ramos e apresenta uma cor verde escura brilhante com aspecto lustroso que a tornam bastante atrativa. Floresce com pequenas flores brancas na Primavera, princípio do Verão e esporadicamente todo o ano. Após a floração surgem pequenos frutos verdes que passam a vermelhos quando maduros.

Localização: A Carmona é sensível tanto ao calor como ao frio pelo que deverá ser mantida perto de uma janela que receba bastante luz com 2 a 3 horas de sol direto. No Verão no exterior deverá ser protegida dos ventos quentes e secos e em sombra parcial. No Inverno não suporta o frio pelo que deverá ser mantida num ambiente de interior com temperatura superior a 15º C evitando a proximidade de fontes de calor. A temperatura ideal para o seu crescimento situa-se entre 15º a 24º C. Abaixo dos 5º C será fatal.

Rega: A Carmona gosta de humidade constante. Manter o solo sempre úmido na estação de crescimento, mas deixar que a terra seque ligeiramente entre regas. Nos meses de Inverno em que o crescimento e o consumo de água abrandam reduz-se a frequência de rega.

Solo: Utilizar uma mistura básica com maior percentagem de conteúdo orgânico.

Fertilização: Deve-se utilizar um fertilizante orgânico completo aplicado quinzenalmente no período de maior crescimento (princípios da Primavera a princípios do Outono) e no Inverno com uma frequência a cada 4-6 semanas. Durante todo o ano, pelo menos mensalmente, aplicar vitaminas na água da rega ou via foliar.

Transplante: O transplante deve ser efetuado a cada dois anos no início da época de crescimento, quando as temperaturas já não descem abaixo dos 18º C. Em Portugal o mês de Abril é o ideal. No momento do transplante deverá efetuar-se uma desfolha na mesma percentagem de raízes podadas. As flores e frutos terão de ser totalmente eliminados já que consomem demasiada energia e poderiam comprometer a recuperação do pós-transplante.

Poda: Para manter a forma os novos rebentos devem ser cortados a 2-3 folhas depois de crescerem até 6-8 folhas. Eliminam-se as folhas amarelas e os ramos secos. Efetua-se este tipo de poda durante todo o ano conforme vais sendo necessário para manter a árvore limpa e no seu desenho. Podas de estrutura e mais vigorosas devem ser deixadas para o final do Inverno.
Os ramos lenhosos podem ser aramados em qualquer altura embora sejam quebradiços. É preferível utilizar puxadas e a modelação através de uma poda constante.

Propagação: Consegue-se propagar carmonas através de sementes num ambiente de estufa em qualquer altura e através de estacas de madeira branda na Primavera.

Minha opinião: A carmona é uma planta muito gratificante, responde bem as desfolhas e a outras intervenções, no entanto ao adquirir uma devemos buscar algo já com um bom formato, pois seu crescimento é lento, principalmente se já estiverem em seus vasos definitivos, é uma planta bem rustica aceita de tudo, e quando com frutos fica muito bonita pois os mesmo são vermelhos lembrando pequenas maças , o interessante também que suas sementas germinam com muita facilidade , pois não é raro encontrar mudas dentro dos vasos.

melhores Estilos

0 Comentários

Deixe uma resposta

©2024 Mybonsai Paulo Schweitzer

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?