Primavera – Bougainvillea Glabra


 

Primavera – Bougainville glabra.

 

Nome Científico: Bougainvillea glabra

Nomes Populares: Primavera, Buganvília, Buganvília, Ceboleiro, Flor-de-papel, Pataguinha, Pau-de-roseira, Roseiro, Roseta, Santa-Rita, Sempre-lustrosa, Três-marias.

Família: Nyctaginaceae

Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Trepadeiras.

Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical.

Origem: América do Sul, Brasil.

Altura: 4.7 a 6.0 metros

Luminosidade: Sol Pleno

Ciclo de Vida: Perene

Detalhes: Trepadeira lenhosa, de florescimento abundante e espetacular. Suas folhas são pequenas, lisas, levemente alongadas e brilhantes, diferenciando-a da B. spectabilis. As flores são pequenas e projetadas, de coloração amarelo creme, envolvidas por brácteas róseas. Pode ser conduzida com arbusto, arvoreta, cerca-viva e como trepadeira, enfeitando com majestade pérgolas e caramanchões de estrutura forte.

Deve ser cultivadas em solo fértil, previamente preparado com adubos químicos ou orgânicos, sempre a pleno sol. Oriunda de sul do Brasil, de característica subtropical, ela suporta muito bem o frio e às geadas, vegetando bem em áreas de altitude também. Requer podas de formação e de manutenção anuais, para estimular o florescimento e renovar parte da folhagem. Multiplica-se por sementes, alporquia e estaquia.

Bougainville pode se referir a:

  • Louis Antoine de Bougainville (1729–1811) – navegador francês e comandante militar
  • Região Autônoma de Bougainville, também conhecida como Salomões do Norte – região autônoma da Papua Nova Guiné
  • Bougainville (ilha) – parte da Papua Nova Guiné, maior ilha do grupo das Ilhas Salomão
  • Bougainville (Somme) – comuna no departamento do Somme, na França
  • Estreito de Bougainville
  • Campanha de Bougainville – campanha da Segunda Guerra Mundial ocorrida na ilha de Bougainville e em suas cercanias

 

Buganvília é um gênero botânico da família Nyctaginaceae, de espécies geralmente designadas como buganvílias. Nativas da América do Sul, essas angiospermas recebem vários nomes populares, como primavera, três-marias, sempre-lustrosa, santa Rita, ceboleiro, roseiro, roseta, riso, pataguinha, pau-de-roseira e flor de papel. Também são encontradas em diversas cores como branca, roxa, rosa claro, rosa, vermelha, amarela, laranja e diversas outras, simples ou com duas cores. O maior exemplar conhecido de buganvília do mundo está localizado à beira do lago Guanabara, no município de Lambari, no sul de Minas Gerais; de tão grande, virou árvore frondosa de 18 metros de altura. Arbusto ótimo para bonsai.

A buganvília é uma planta tropical que pertence à família Nyctaginaceae. A planta é nativa da América do Sul e é comum no Brasil, Peru e Argentina. Diferentes tipos de buganvílias são usados ​​como plantas ornamentais em áreas com climas quentes. A planta é sensível a geada e tem uma boa tolerância à seca. Existem 14 tipos de buganvílias, que incluem ambas as variedades convencionais e híbridos.
Variedades padrão
Um dos tipos mais comuns de buganvílias padrão é buganvília glabra. Esta planta perene cresce na forma de um arbusto grande cascata. Mesmo que não se apega, a planta pode ser treinada em cercas. Bougainville glabra pode atingir alturas de 10 metros, mas geralmente tem uma altura de 3,00 a 5,00 metros. As plantas podem apresentar diferentes tipos de folhas, tal como elíptica, cordada e globular. As flores podem ter várias cores, incluindo o branco, roxo, rosa quente, vermelho e amarelo. Outra variedade comum é peruviana buganvílias, que é nativa do Peru e da Colômbia e é um arbusto trepador com folhas longas e estreitas. As flores têm uma aparência enrugada e suas cores são leves para magenta escuro. A planta pode florescer várias vezes ao ano.

Variedades híbridas

Um cruzamento entre glabra buganvílias e buganvílias peruviana, buganvílias x buttiana é uma planta perene que pode se espalhar horizontalmente ou subir para cima. As flores coloridas são folhas modificadas, em torno de pequenas flores brancas, que são em forma de trompete. Bougainville x buttiana podem ser cultivadas fora no verão, mas precisa ser trazido dentro de casa durante o inverno, para proteger do frio. Outro híbrido é buganvílias x spectoperuviana, que tem folhas verdes escuras sem pelos. As flores desta planta são de cor creme e as brácteas são cor de rosa ou magenta. Bougainville x spectoglabra é outra planta híbrida comum, com brácteas roxas e pequenas folhas verdes escuras.

Clima e solos

Buganvílias toleram bem quente sol e crescem melhor em plena luz. Quando estiver em áreas com sombra, as plantas podem cair suas brácteas. Buganvílias tolerar temperaturas acima de 37 graus. Algumas variedades, como buganvília glabra pode crescer bem em temperaturas de 14-17 graus. As plantas precisam de bem drenados, solos ácidos e não crescem bem quando estão molhadas constantemente. Buganvílias são resistente ao vento e à seca e sal tolerante.

Paisagem Usos
Ambas variedades buganvílias padrão e híbridos são plantas vistosas e, portanto, eles são amplamente utilizados em paisagismo e jardins. Eles podem ser utilizados como uma cobertura de solo para grandes áreas ou como arbustos ou arbustos. Algumas das buganvílias, como buganvília glabra, são adequados para serem usados ​​como plantas de acento ou em recipientes ou cestas de suspensão.

Algumas especies

Bougainvillea buttiana

Bougainvillea glabra

Bougainvillea peruviana

Bougainvillea spectabilis

Bougainvillea sanderiana

Bougainvillea variegata

Bougainvillea speciosa

Bougainvillea bracteata

Bougainvillea brasiliensis

   Grupos híbridos;

  1. x buttiana (glabra x peruviana)
  2. x spectoperuviana (spectabilis x peruviana)
  3. x spectoglabra (spectabilis x glabra)

 

Como Cultivar a Buganvília

 

A buganvília é uma planta tropical que fica cheia de flores coloridas quase o ano inteiro, se for plantada no clima certo. Ela é uma vinha parecida com um arbusto que escala paredes e treliças e floresce todos os anos, se não for exposta a temperaturas muito frias. Veja os passos a seguir para aprender como plantar e cuidar da buganvília.

 

Como Cultivar a Buganvília

2 Métodos: Como plantar a buganvília  e Como cuidar da buganvília

A buganvília é uma planta tropical que fica cheia de flores coloridas quase o ano inteiro, se for plantada no clima certo. Ela é uma vinha parecida com um arbusto que escala paredes e treliças e floresce todos os anos, se não for exposta a temperaturas muito frias. Veja os passos a seguir para aprender como plantar e cuidar da buganvília.

 

Método 1 de 2: Como plantar a buganvília

  1. Decida se quer plantar no chão ou no vaso. A buganvília prospera em lugares quentes e relativamente secos. Se você mora em uma região mais fria, é melhor plantar em um vaso e levar a planta para dentro de casa no inverno.

    • A buganvília se dá melhor quando a temperatura noturna não fica abaixo de 16 °C e a diurna não ultrapassa 38 °C.
    • Em invernos muito frios, a buganvília pode ser colocada para hibernar no porão ou em outro local com pouca luminosidade.
2
Encontre um local ensolarado no jardim. A buganvília adora a luz e cresce melhor quando fica posicionada para receber sol total, em espaços abertos e virada para Norte (no hemisfério sul) – se você mora no hemisfério norte, plante-a virada para o Sul. A buganvília precisa de pelo menos cinco horas de sol total todos os dias para sobreviver
3

Escolha um lugar com solo rico e bem drenado. A buganvília não se dá bem em solos que retenham muita água, então garanta uma boa drenagem. Ela precisa de um solo rico e ligeiramente ácido, com pH entre 5,5 e 6,0.

  • Acrescente cal ao solo, para aumentar o pH, ou enxofre, para diminuir o pH, conforme a necessidade.
  • Se for plantar a buganvília no vaso, escolha uma mistura de solo com o nível adequado de pH.
4

Plante a buganvília. Cave um buraco tão profundo quanto o torrão de raiz da buganvília. Coloque um fertilizante rico em fosfato no buraco, para promover o crescimento das raízes e ajudar as flores a abrirem. Pegue a buganvília e enfie o torrão no buraco. Pressione levemente o solo em torno da base da planta.

  • Se quiser que a buganvília escale uma treliça ou uma parede, certifique-se de plantá-la perto de tal estrutura. À medida que for crescendo, você terá que “treiná-la” para escalar a estrutura, enrolando-a gentilmente na base.
  • Se for plantar a buganvília em um vaso, certifique-se de escolher um que tenha muitos furos de drenagem, pois a buganvília odeia ficar com os “pés” molhados.

 

Método 2 de 2: Como cuidar da buganvília

 

1
Regue moderadamente. A buganvília enfraquece com o excesso de água, ficando sem nenhuma flor e apenas com folhas. Por outro lado, deixar que o solo resseque faz com que a planta fique estressada. Encontre um meio termo – regue o suficiente para manter o solo úmido, mas não tanto para deixar a planta encharcada.
2

Fertilize regularmente. Alimente a planta com um fertilizante rico em fosfato a cada poucos meses, para manter as flores exuberantes. Fertilizar com muita frequência faz com que a planta cresça vigorosamente, então, se achar que ela está ficando grande demais, reduza o fertilizante.

  • Certifique-se de fertilizar pelo menos uma vez ao ano, no início da primavera, para ajudar o crescimento da planta nessa estação.
3
Coloque a buganvília dentro de casa no inverno. Se você mora em um clima que fica frio no inverno, e plantou a buganvília em um vaso, leve-a para dentro. Se ela for deixada do lado de fora, não sobreviverá às intempéries.
4

Pode a buganvília. Essa planta cresce prolificamente e precisa ser bem podada, para forçar o florescimento e manter um formato bonito. Após o término da floração, corte-a em alguns centímetros. Isso promove o crescimento saudável na primavera.

  • Use luvas quando for podar a buganvília. Algumas pessoas ficam com uma irritação cutânea parecida com a causada pela hera-venenosa quando a podam.

 

5
Treine a buganvília. Essa planta precisa de apoio para cobrir paredes, cercas ou outras áreas. Se você quer que ela cresça em determinado local vertical, pode pendurar fileiras de arame ou barbante na superfície que pretende cobrir. Enfie os galhos da buganvília por trás desses suportes de orientação a intervalos regulares. Tome conta do crescimento e ajuste conforme a necessidade, até a buganvília começar a cobrir a parede ou outra superfície.

Dicas

Evite regar em excesso a buganvília, pois isso enfraquece as flores e, no pior dos casos,

causa o apodrecimento das raízes e a morte da planta.

No geral, a buganvília não sofre com pragas. Vermes, pulgões e mariposas talvez causem

problemas.

 

aula com Fernandao Fernando (primavera) – 26/03/2016

Categoria: Outros

Bougainville por Fernandao Fernando

 

Outro dia falando com Fernandão Fernando sobre a primavera (bougainville), tive a honra de ganhar uma aula gratuita de como trabalhar com esta planta e formar ramificação.onde o mesmo me mostrava como trabalhar uma planta minha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estilos Recomendados

             

0 Comentários

Deixe uma resposta

©2024 Mybonsai Paulo Schweitzer

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?