Carambola – Averrhoa carambola

Carambola

Nome Científico: Averrhoa carambola

Nomes Populares: Carambola, Camerunga, Caramboleira, Caramboleiro.

Família: Oxalidaceae

Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas.

Clima: Equatorial, oceânico, subtropical, tropical.

Origem: Ásia, Índia, Indonésia, Malásia.

Altura: 6,0 a 9,0 metros

Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno.

Ciclo de Vida: Perene

Averrhoa carambola é uma espécie de planta lenhosa da família OXALIDACEAE; ele tem uma série de nomes comuns, incluindo carambola e carambola. Esta árvore sempre viva é nativa do Sudeste da Ásia e do subcontinente indiano.  A. carambola é uma pequena árvore ou arbusto que cresce 5-12 metros de altura, com a rosa de flores vermelhas-roxo. As flores são pequenas e, com cinco pétalas com bordas esbranquiçadas em forma de sino. As flores são muitas vezes produzidas durante todo o ano em condições tropicais. A árvore é cultivada em regiões tropicais e subtropicais para seus frutos comestíveis e para usos medicinais.

Averrhoa carambola é uma árvore atraente, pequena, de crescimento lento, verde com um curto-tronco ou um arbusto. Os ramos são caídos e a madeira é branca e fica avermelhada. Tem uma forma arbustiva com muitos ramos produzindo uma ampla coroa, arredondada. As folhas compostas são macio, médio-verde, que estão dispostas em espiral em torno dos ramos de uma forma alternativa. As folhas pinadas ter um único folheto terminal e 5 a 11 folhetos quase opostas, cada folha é de 15-20 cm de comprimento, e as 3.8-9 cm de comprimento folheto ovate ou ovado-oblonga em forma. As laterais superiores das folhas são lisas e as partes inferiores são finamente peludas e esbranquiçadas. Os folhetos são reativos à luz e tendem a dobrar juntos à noite, eles também são sensíveis a choques abruptos e quando abalada tendem a fechar-se, também. O lilás ou roxo-listado, felpudo, as flores são produzidas nas axilas das folhas, no final de galhos. As flores são dispostas em grupos pequenos nas extremidades dos ramos ou, por vezes, nos maiores caules e tronco, cada grupo está ligado à árvore com talos vermelhos. A forma de sino, flores perfeitas, é produzida em panículas soltas que são muito ramificados com flores pediceladas; cada flor é de cerca de 6 mm de largura, com 5 pétalas com extremidades recurvadas. Os frutos são vistosos com uma forma oblonga: eles são longitudinalmente 5- a 6-angular e 6.35-15 cm de comprimento e até 9 cm de largura. Os frutos têm uma pele fina, cerosa que é amarelo-alaranjado colorido. As frutas suculentas estão dentro de amarelo quando maduro com uma textura crocante e quando cortado em secção transversal são em forma de estrela. Os frutos têm um odor ácido oxálico, que varia entre as plantas de forte a moderada, o sabor também varia de muito azedo para levemente adocicado. Cada fruta pode ter sementes longas até doze, 6-12,5 mm, que são planas, fina e marrom. Algumas formas cultivadas produzem frutos sem sementes.

Taxonomia

As espécies do gênero Averrhoa com as espécies no gênero Sarcotheca são as únicas lenhosas, plantas árvore-como pertencentes à família Oxalis Oxalidaceae. A família Oxalis tem cerca de 900 espécies, a maioria são plantas herbáceas perenes ou anuais nativas de regiões tropicais e subtropicais, embora um número também cresça em outras partes do mundo. Averrhoa por vezes tem sido colocado na família Averrhoaceae.  Averrhoa carambola é uma das duas espécies do gênero Averrhoa, ambos têm frutos comestíveis; as outras espécies bilimbi, sendo às vezes chamado de Bilimbi ou a árvore Pepino, é limitada às regiões tropicais. Os frutos de A. bilimbi são demasiado azedos para ser comido cru, enquanto a FORMAS DOCES A. CARAMBOLAS SÃO comidas cruas. Os frutos de A. bilimbi e as formas ácidas, com ALTA ÁCIDA OXÁLICA conteúdo, de A. carambola são decapados e transformado em geleia, doce, e suco. O gênero foi nomeado após Abu ‘l-Walid Bin Muhammad Ahmad Bin Rushd (mais conhecido simplesmente como Ibn Rushd), chamado Averroes na literatura europeia – um médico árabe famoso, astrônomo e filósofo. Do século XII

Sinônimos anteriores incluem:

  • Averrhoa pentandra Blanco, Fl. Filip., 392. 1837.
  • Averrhoa acutangula Stokes, Bot. Esteira. vol. 2, 543. 1812.
  • Connaropsis philippica Villar em Blanco, Fl. Filip. vol. 3, app. 33. 1880.

A árvore e as frutas têm muitos nomes diferentes, carambola é o nome vernáculo espanhol da árvore.  Em Inglês é chamado carambola, carambola e groselha chinesa, na Malásia e nas Filipinas com inúmeros nomes.  Na Indonésia é chamado Belimbing, em Tagalog é chamado balimbing. As RELACIONADAS bilimbi é chamado kamias em Tagalog.

Cultivo

Averrhoa carambola tem um número de diferentes formas em diferentes sabores de fruta, textura e forma, algumas são muito ácidas e os outros são doces. A planta é cultivada na Malásia e Taiwan, com concentrações menores na Tailândia, Israel, Florida, Brasil, Filipinas, China, Austrália, Indonésia e as partes mais quentes da Índia e outras áreas do mundo com o mesmo clima. Tornou-se uma colheita comercial em muitos destes locais, cultivadas por seus frutos comestíveis.  As flores precisam de polinização cruzada para produzir frutos, assim, plantas com sementes levantadas são variáveis. As plantas podem florescer e frutificar em cerca de um ano após a germinação das sementes. Plantas maiores podem florescer durante todo o ano em áreas tropicais, desde que as condições ambientais são adequadas, as plantas podem ter flores, frutos verdes e maduros, em simultâneo. Em outras condições climáticas e ambientais, as plantas tendem a florescer na primavera, e, em seguida, desligar e voltar durante o resto do ano. Muitos diferentes cultivares são cultivadas, a maioria são selecionados para aperfeiçoar sabor da fruta e máxima produção de frutas para áreas de cultivo específicos, com cada país ou região, tendo suas próprias seleções específicas.

Toxicologia

Como várias plantas da família Oxalidaceae, seus frutos são ricos em ácido oxálico, tóxico em altas concentrações. Há relatos de intoxicação em pacientes em diálise e urêmica causada por uma neurotoxina chamada caramboxin presente no fruto. Tal toxina é normalmente filtrada pelos rins, mas os pacientes em diálise ou que sofrem de deficiências renais podem mostrar sintomas graves, em alguns casos fatais, após o consumo do suco de fruta.

Modo de Cultivo

O regime de chuvas ideal para cultivo é de mais de 1000 mm anuais e precisa se muito sol e umidade em torno de 80%.

Solo e substrato

O solo de cultivo melhor para a cultura é o areno-argiloso com boa profundidade, bem drenado e com PH em torno de 6 a 6,5. Para cultivos de pomares comerciais, é necessária a análise de solos para realizar a correção de acidez.

Como plantar carambola

  1. Antes de tudo, é necessário saber se você está disposto a cultivar essa planta. O trabalho de cuidar da mesma não é simples e talvez não compense para você ter o esforço. De qualquer forma, você também precisa ter um espaço grande para cultivar a caramboleira: ela é uma árvore que pode chegar a 4,5 metros de altura.
  1. É interessante saber que a região em que você está é propícia para o plantio da carambola. A umidade do ar deve ser de 80% ou mais e deve chover aproximadamente 1000 mm anuais nesse local. A temperatura média deve ser de aproximadamente 25 °C e o local deve ser iluminado pelo sol, mas o índice UV não pode ser muito alto. O pé de carambola será saudável e dará frutos apenas em terrenos com PH entre 6 e 6,5 e também em terrenos secos. Se você vive em uma região onde o solo é úmido, o processo de plantar carambola pode não dar muito certo.
  1. Após encontrar o solo para plantar e as condições perfeitas para a carambola, você deve ter acesso às sementes. Elas podem ser compradas de qualquer produtor de carambolas ou também em zonas cerealistas e hortifruticulturas. Você também pode pegar as sementes de uma carambola saudável que você comprou em qualquer mercado.
  1. Faça sacos com uma mistura de barro, areia lavada e bastante esterco. Deve haver uma medida de terra, uma medida de areia e duas de esterco. Aconselha-se que seja usado um saco reforçado com dimensões 30 cm x 18 cm. Depois, adicione 2,5 kg de superfosfato, substância que deixa a terra mais fértil, assim como 1 kg de cloreto de potássio. Coloque 4 sementes de carambola por saco, com espaço de 5 centímetros e com a profundidade de 2 cm. Aguarde as mudas do pé de carambola crescer e selecione as mais fortes.
  1. Regue sua plantinha e quando ela chegar a ter cerca de 30 centímetros de altura, a transfira para o solo de barro, em um buraco de 40 cm x 40 cm x 40 cm (largura, profundidade, comprimento). Coloque bastante adubo natural e também calcário. Devemos aguardar constantemente e observar o seu crescimento. A cada ano deve-se renovar o adubo para mantê-la nutrida e saudável.
  1. Após quatro ou cinco anos, o pé de caramboleira estará pronto e dará frutos no mês de janeiro. Os benefícios da carambola são incontáveis, além de ser bastante saborosa, seja como doce de carambola ou como fruta. Agora que você já sabe como plantar a carambola, faça bom proveito dessa maravilhosa fruta.

Estilos

(observação é escolhida por mim do que já vi, isso não significa que não possa ser feito em outros estilos)

©2024 Mybonsai Paulo Schweitzer

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?