Taxodium distichum – Pinheiro do Brejo

Taxodium distichum

   

Família: Taxodiácea.

Nome científico: Taxodium distichum (L.) Rich.

Nomes populares: pinheiro-do-brejo

DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE

Árvore decídua, nativa dos Estados Unidos, sua altura atinge até 40 m, nativo de áreas pantanosas produz madeira de boa qualidade. Suas raízes captam o oxigênio da atmosfera os pneumatóforos.

Polinização: anemófila (pelo vento).

Dispersão: provavelmente por aves.

Sistema sexual: monoica, apresenta estróbilos masculinos e femininos na mesma planta.

Utilização: Produz madeira de boa qualidade.

Reino: Plantae

Divisão: Pinophyta

Classe: Pinopsida

Ordem: Pinales

Família: Cupressaceae

Subfamília: Taxodioideae

Gênero: Taxodium

Espécies

Taxodium ascendens – Pond cipreste

Taxodium distichum – cipreste calvo

Taxodium mucronatum – Montezuma Cypress

Taxodium dubium

 

 

Taxodium é um gênero de um a três espécies (dependendo taxonômica opinião) de extremamente inundar tolerantes coníferas na família cipreste, Cupressaceae. O nome genérico é derivado do latim Taxus palavra, que significa “teixo”, e o grego palavra (eidos), que significa “semelhante a.”  Dentro da família, Taxodium é mais estreitamente relacionada com cipreste pântano chinês (Glyptostrobus pensilis) e sugi (japonica do Cryptomeria).

 

Espécies de Taxodium ocorrer na parte sul da América do Norte continente e são de folha caduca no Norte e semi perenes para perene no sul. Eles são grandes árvores, chegando a 100-150 pés (30-46 m) de altura e 2-3 m (6.6-9.8 ft) (excepcionalmente 11 m ou 36 pés) de diâmetro do tronco. As agulhas como folhas, 0,5-2 cm (0.20-0.79 pol) de comprimento, são suportadas em espiral sobre os rebentos, torcido na base, de modo a aparecer em duas filas planas em ambos os lados da filmagem. Os cones são globosos, 2-3, 5 cm (0.79-1.38 in) diâmetro, com 10-25 escalas, cada escala com 1-2 sementes; eles são maduros em 7-9 meses após a polinização, quando eles se desintegram para liberar as sementes. Os masculinos (pólen) cones são produzidos em pendulous racemes, e derramou seu pólen no início da primavera espécies Taxodium crescer pneumatophores, ou raízes de cipreste, ao crescer dentro ou ao lado da água; estas são projeções lenhosas que se elevam acima da água e são ditas para ajudar a transportar oxigênio para os sistemas de raiz.

 

Espécies

 

Os três existentes taxam de Taxodium são tratados aqui como espécies distintas, embora alguns botânicos tratá-los em apenas uma ou duas espécies, com as outras consideradas variedades do primeiro descreveu. Os três são distintos em ecologia, crescendo em ambientes diferentes, mas hibridizam onde eles se encontram.

 

Taxodium ascendens Brongn. – Lagoa cipreste

A lagoa cipreste ocorre dentro do intervalo de cipreste calvo, mas apenas na planície costeira do sudeste da Carolina do Norte para Louisiana. Ocorrem ainda em águas negras rios, lagoas e pântanos sem lodo depósitos ricos em inundação.

 

Taxodium distichum (L.) rico. – Cipreste calvo

As espécies mais conhecidas do gênero é o cipreste calvo, nativa da maior parte do sudeste dos Estados Unidos, de Delaware para Texas, especialmente Louisiana e no interior até o rio Mississippi para o sul da Indiana. Ocorre principalmente ao longo dos rios com depósitos de inundação ricos em sedimentos.

 

Taxodium mucronatum Ten. – Montezuma cipreste, ahuehuete.

O cipreste Montezuma ocorre a partir da parte baixa do vale do Rio Grande do Sul para as terras altas da Guatemala, e diferem das outras duas espécies em ser substancialmente verde. Uma amostra em Santa Maria Del Tule, Oaxaca, o Árbol Del Tule, é de 43 m (141 pés) de altura e tem a maior espessura do tronco de todas as árvores, 11,42 m (37,5 pés) de diâmetro. É uma ciliar árvore, que ocorre nas margens de córregos e rios, e não em pântanos, como os ciprestes calvos e lagoa.

Bonsai

– Estilos: É adequado para todos os estilos verticais.

Luz: Sol pleno ou meia sombra

Temperaturas: Resiste à geada, embora seja mais bem protegido no inverno.

Irrigação: Evite que o substrato secar completamente. Recomenda-se a colocar durante a estação quente num recipiente com água debaixo da panela, de modo que as raízes têm em todos os momentos do líquido disponível. Lembre-se o seu nome “cipreste calvo” é porque na natureza cresce em água.

– Adubação: A cada 20-30 dias, da primavera ao outono e um período de descanso no verão.

Poda: No momento da transplantação, podar as raízes consideravelmente, de preferência no outono, enquanto é feita a redução seletiva da copa.

– Pinçar novos brotos (pontas curtas) com os dedos, a operação pode ser realizada durante todo o período de desenvolvimento antes de endurecer.

– Remover brotos desnecessários ao longo do tronco e galhos.

Aramação: Aramar na primavera e varão, cuidar para não deixar arames por muito tempo para não marcar.

-aramas só depois de 3 meses do transplante.

Transplante: A cada 2-3 anos, no outono ou primavera.

Doenças e Pragas mais comuns: uma planta muito resistente, mas raramente pode ocorrer ataques de pulgão e cochinilhas, estes podem ser tratados facilmente com inseticida para plantas ornamentais.

– Multiplicação: Ele multiplica por sementes, embora eles devam ser colocados na estratificação para uma boa germinação. Germinam em 3-4 semanas.

– Ele também é feito por estaquia.

 

Estilos

(observação é escolhida por mim do que já vi isso não significa que não possa ser feito em outros estilos)

 

©2024 Mybonsai Paulo Schweitzer

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?