Acer buergerianum -bordo Trident

Acer buergerianum -bordo Trident

Acer buergerianum -bordo Trident

NOME COMUM – Acer Tridente
NOME CIENTÍFICO – Acer buergerianum
CARACTERIZAÇÃO – Oriundo da China e Coreá, pertence à família das Aceráceas.
Árvore de folha pequena, caduca, com três lóbulos (tridente), muito apreciado pela sua coloração Outonal e diferenças do tom de casca (a casca cai em escamas).
Sendo muito resistente, é clássico produzi-lo no estilo “Agarrado à Rocha” (Sekijojo), ainda que se adapte a muito outro estilo.
LOCALIZAÇÃO: No exterior, devendo ser ligeiramente protegido no pico do Verão, a fim de que as pontas das folhas não fiquem muito queimadas.

REGA: Deixar secar bem entre regas, na altura da brotação tem um elevado consumo de água.

Adubo: De Fevereiro a Outubro, com Fertilbonsai (quinzenal) e Biobonsai (Quinzenal). Aprecia o uso consociado de adubos completos, entre “FertilBonsai” e “Biogold”.

PODA : Faz-se acima de uma folha, é usual deixar-se crescer 2 a 3 folhas e cortar pela primeira. Em plantas fortes podemos defoliar no Verão, para disfrutarmos melhor da coloração Outonal.

TRANSPLANTE: Com “TerraBonsai-Folhosas” e “RhizaBonsai” em Fevereiro/Março , antes do início da brotação.

Aramação : Normalmente no final do Inverno antes da brotação, ou no Verão com defoliação total.

Acer buergerianum (bordo Trident; chinês: ?? ? san jiao feng) é uma espécie de nativo de bordo para o leste da China (a partir de Shandong oeste para sudeste Gansu, ao sul de Guangdong e Taiwan, e ao sudoeste de Sichuan) e no Japão.

É uma pequena árvore de folha caduca para médias atingindo uma altura de 5-20 m com um tronco até 50 cm de diâmetro. As folhas são em pares opostos, 2.5-8 cm de comprimento (excluindo o 2-5 cm pecíolo) e 3.5-6.5 cm largo, duro, brilhante verde escuro acima, mais pálido abaixo, geralmente com três lobos; em árvores maduros lobos forward-apontando e com margens lisas, em árvores jovens com mais lobos se espalhando e margens serrilhadas. As flores são produzidas na primavera, verde-amarelo, em corimbos pendentes; eles são pequenos, com cinco sépalas esverdeadas e cinco pétalas amarelas-branco de cerca de 2 mm de comprimento e oito estames. O fruto é uma Samara com duas sementes aladas, cada semente de 4-7 mm de diâmetro, com uma asa de 15 mm; as asas são para frente apontando e muitas vezes sobrepostas uns aos outros.
A espécie é variável, e um número de variedades foi descritos:

Acer buergerianum var. buergerianum. Hubei, Hunan, Jiangsu, Jiangxi, Shandong, Zhejiang. Acer buergerianum var. Jiujiang Z.X.Yu. Jiangxi.

Acer buergerianum var. horizontale F.P.Metcalf. Southern Zhejiang.

Acer buergerianum var. formosanum (Hayata ex Koidzumi) Sasaki. Taiwan (endêmica).

Acer buergerianum var. kaiscianense (Pampanini) W.P.Fang. Gansu, Hubei, Shaanxi. Acer buergerianum var. yentangense W.P.Fang & M.Y.Fang. Zhejiang.

Algumas árvores têm folhas de forma consistente,estes foram descritos pela primeira vez como um variedade A. trifidium. Integrifolium Makino (A. trifidium é um antigo sinônimo de A. buergerianum), mas agora não se distinguem das espécies. [6] unlobed Occasional folhas também ocorrem na maioria das árvores com folhas de outra forma normais de três lóbulos.

Seguem as mesmas regradas do

Acer Palmatum

Principais estilos

 

 

©2024 Mybonsai Paulo Schweitzer

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?