FLAMBOYANT – DELONIX REGIA

FLAMBOYANT – DELONIX REGIA

Nome Científico: Delonix regia

Nomes Populares: Flamboyant, Acácia-rubra, Árvore-flamejante, Flamboiant, Flor-do-paraíso, Pau-rosa.

Família: Fabaceae

Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais.

Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical.

Origem: África, Madagascar.

Altura: 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros.

Luminosidade: Sol Pleno

Ciclo de Vida: Perene

O flamboyant é considerado uma das árvores mais belas do mundo, devido ao colorido intenso de suas flores. Frondosa, ela possui tronco forte e um pouco retorcido, podendo alcançar cerca de 12 metros de altura. Sua copa é muito ampla, em forma de guarda-chuva, e pode ser mais larga do que a própria altura da árvore. As folhas são bipinadas (recompostas) formadas por 10 a 15 pares de folíolos, cada um dos quais contém 12-20 pares de folíolos oblongos e sésseis.

As inflorescências, em rácemos, surgem quando a árvore perde as folhas e são compostas por flores grandes, vermelhas ou alaranjadas. Cada flor apresenta cálice com 5 sépalas e corola de 5 pétalas, com longos estames. Os frutos são do tipo vagem, planos, lenhosos e grandes, com cerca de 45 cm de comprimento, e ficam marrons quando maduros. A floração ocorre na primavera e verão. Ocorre ainda uma variedade de flamboyant chamada “Flavida”, que possui as flores completamente amarelas.

As raízes do flamboyant são bastante agressivas, com parte delas acima da superfície, tornando-a imprópria para a ornamentação de calçadas, ruas ou próximo à tubulações de água, esgoto, paredes e até mesmo fiação elétrica. Sua beleza se destaca quando plantada isolada ou em pequenos grupos em áreas extensas, como parques, praças e jardins extensos de residências, indústrias e sítios. Como é tolerante a salinidade do solo pode ser utilizada no litoral também.

Seu crescimento é bastante rápido, chegando a 1,5 metros por ano até a idade adulta em regiões de clima quente. Dependendo da região onde é plantado, o flamboyant pode apresentar-se como árvore decídua ou semi decídua. Ela perde toda sua folhagem em locais com estações bem marcadas e inverno preferencialmente seco. Em regiões de alta umidade ou onde não há muita diferença entre o inverno e o verão ela geralmente é semi-decídua.

Deve ser cultivado sob pleno sol, em solo fértil, com irrigações periódicas no primeiro ano. Tolerante a estiagem, porém não tolera frio intenso, sendo apropriada a regiões de clima tropical, subtropical e equatorial. Multiplica-se por estacas sem lenhosas ou sementes. As sementes de flamboyant apresentam leve dormência tegumentar que pode ser quebrada com escarificarão de uma das extremidades ou imersão em água quente (80ºC) por 5 a 10 minutos. A germinação ocorre em cerca de duas semanas após o plantio.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Lembre-se que está é uma planta externa, agressiva e de rápido crescimento, assim sendo, evite plantá-la próximo a construções, uma vez que suas raízes poderão quebrar calçadas, paredes e canos d’água. Após escolhido um local apropriado, prepare a cova apropriadamente e transplante a planta, regando mais nos primeiros dias até ela se recuperar da operação. Outra limitação do flamboyant são as variações extremas de clima, não é uma boa ideia possuir está árvore em locais de inverno muito rigoroso, uma vez que geadas podem matá-la, principalmente nos seus primeiros anos de vida.

Tipo de Solo

O substrato ideal para o plantio é o típico solo tropical rico em nutrientes, para obtê-lo misture à terra de seu jardim uma boa dose de fertilizante orgânico. De tempos em tempos reforce a dose de adubo orgânico e adicione também NPK rico em fósforo, que auxilia a floração da planta.

Como Cuidar

Irrigue diariamente nos primeiros anos da planta, em especial nas épocas de clima mais quente e seco. Após isso você pode esparsar mais as regas, uma vez que o flamboaiã resiste bem a pequenas secas. Lembre-se de evitar encharcar a planta, pois o excesso d’água sempre trás o inconveniente dos fungos.

No começo da primavera costuma ser a melhor época para reforçar a fertilidade do solo, uma vez que durante a primavera e o verão a planta produzirá muitas flores, o que demanda muita energia. Um truque para não precisar de muito adubo é nunca remover as folhas que caírem da árvore, pois elas virão a se tornar adubo com o tempo.

O Flamboyanzinho, Caesalpinia pulcherrima, pode ser plantado por estaquia e por sementes.

Conhecido popularmente como flamboyanzinho, mini flamboyant, flamboyant-de-jardim, flor-do-paraíso, flor-de-pavão e diversos outros nomes, a planta traz maravilhosos visitantes como beija-flores e borboletas. Muitas vezes, confundido com o Flamboyant (com suas raízes agressivas, pode chegar até 12 metros de altura), o Flamboyanzinho é uma árvore de pequeno porte, que chega a 4 ou 5 metros de altura

Como plantar flamboyant
As sementes do flamboyanzinho possuem um truque para germinar:
É necessário quebrar a dormência das sementes: coloque as sementes em água fervente por uns 4 minutos.
É realmente necessário colocar na água fervente?
Eu consegui germinar duas sementes do mini flamboyant sem quebrar a dormência, porém, elas se mantiveram sem crescimento por 3 meses, até morrerem.
Como plantar flamboyant
As sementes do flamboyant possuem um truque para germinar:
É necessário quebrar a dormência das sementes: coloque as sementes em água fervente por uns 4 minutos.
É realmente necessário colocar na água fervente?
Eu consegui germinar duas sementes do mini flamboyant sem quebrar a dormência, porém, elas se mantiveram sem crescimento por 3 meses, até morrerem.
 
Como cuidar do mini flamboyant
É uma planta bem rústica, precisa e adora o sol pleno.
Gosta de solo com boa drenagem. Deve ser regada 2 a 3 vezes na semana, até pegar força.
Quando estiver adulta, molhar apenas 1 vez na semana.
 
Eu molho os meus flamboyanzinhos apenas quando percebo que eles precisam, pois tenho medo de apodrecer as raízes.
Ah, é necessário ter cuidado ao manusear o mini flamboyant, devido aos seus espinhos.
Como usar meu mini flamboyant
Devido ao seu pequeno porte, valor ornamental e suas raízes não agressivas é muito utilizado no paisagismo e na arborização urbana.
Por aqui, é normal vê-los espalhados pelas ruas com todas suas variações de cores.
Pode ser usado como:
Cerca viva – Plante as mudas em uma distância de 1 metro.
Arbusto – Evite a poda, deixe-o crescer naturalmente, retirando apenas galhos secos.
Pequena árvore – Deve-se podar os galhos laterais, mantendo o tronco principal.
 
Por que plantar um flamboyanzinho
– Exibe suas belas flores durante todo o ano, mas principalmente, no verão e primavera.
– Suas flores são alvos constantes de beija-flores, borboletas e abelhas, trazendo beleza, agradáveis visitantes e trazendo agentes polinizadores para seu jardim.
– O mini flamboaiã é belíssimo e tolera secas e leves geadas.
– É de fácil cultivo e manutenção.
 
Delonix regia
A Delonix regia (Hook.) Raf., chamada em português flamboiã, flamboaiã ou acácia-rubra, é uma árvore da família das leguminosas (Fabaceae). É nativa da ilha de Madagascar, tendo-se em seguida espalhado pela zona tropical da África continental, sendo posteriormente, por sua beleza, levada a outros continentes, como a Europa e as Américas. Por sua beleza, é uma das plantas mais usadas com fins ornamentais em regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo.
Etimologia
Os nomes em português flamboiã e flamboaiã derivam do nome francês flamboaiã, por sua vez oriundo do latim flammare, incendiar. Recebeu esse nome devido ao vermelho vivo característico de suas flores. A planta foi descoberta na ilha de Madagascar por um botânico francês em 1824. Antes de receber a atual nomenclatura científica de Delonix regia, havia sido classificada como Poinciana regia.
Descrição
Embora esteja ameaçada de extinção no estado selvagem, é muito cultivada pelo seu valor ornamental.
Adaptou-se muito bem em toda a América tropical, sendo muito popularizada nas ilhas do Caribe. No Brasil, é usada na arborização de ruas e praças.
Apesar de ser muito ornamental devido às suas belíssimas flores, seu uso na arborização urbana fica recomendado apenas a parques e grandes espaços, devido à sua altura média de 7 a 10 m e a suas raízes muito superficiais e danosas, que destroem as calçadas ao seu redor. Uma boa opção é plantar a Caesalpinia pulcherrima, que é semelhante ao flamboaiã, porém com porte menor e sem o problema das raízes.
Suas folhas são caducifólias, medem em média 30 a 60 cm de comprimento, são pecioladas (haste) e revestidas por pelos finos e curtos, recompostas com folíolos pequenos medindo de 1 a 1,5 cm de comprimento e caducos (decíduos). A sua copa tem um formato largo (oblongo) e seu crescimento é relativamente rápido. Suas flores são majestosas e de cor vermelha-a laranjada ou amarelas. Cada flor possui 5 pétalas, sendo uma delas maior, com face superior rajada de vermelho ou alaranjando sobre um fundo branco com bordas avermelhadas, e 5 sépalas. A época de floração é de outubro a dezembro. O seu fruto é do tipo vagem, conhecido também como legume. De coloração castanho-escuro, possui tamanho avantajado e permanece na árvore por mais de seis meses. A semente é dura, alongada, com 1,70 cm de comprimento em média (nunca mais de 2 cm) e sua coloração é castanho-claro.
 
Para germinar as sementes, basta lixar as laterais da semente alguns milímetros com uma lixa número 150 encontrada em depósitos de Material para construção (jamais lixe as pontas), após o lixamento deixe as sementes na água limpa por 24 horas, as sementes dobram de tamanho. Plante as sementes em terra ou areia, e regue todos os dias até germinarem.
Raiz
As raízes do Flamboyant são bastante agressivas, com parte delas acima da superfície, tornando-a impropria para a ornamentação de calçada, ruas ou próximo às tubulações de água, esgoto, paredes e até mesmo fiação elétrica.
 
Bonsai

1) escolha um recipiente amplo e raso para plantar, o vaso tem que ter várias saídas de água.
2) Incorporar quantidades iguais de areia grossa, caco e terra vegetal, manter bem molhado.
3) cubra os furo de vaso com tela importante isso
4) regar com abundância, lembrando que o solo deve ser bem drenante para não ficar encharcado e promover o apodrecimento das raízes.
6) adubar o seu bonsai Poinciana no início da primavera, assim como no inicio da estaçao de crescimento. Use um adubo bem equilibrado, de liberação lenta, tais como um 8-8-8 ou
10-10-10. Alimente o bonsai novamente no meio do verão. Evitar adubação pesada ou ele irá reduzir o número menor de flores, a fim de produzir folhagem mais pesado.  Leva ate cinco anos para produzir seu primeiro botoes
7) podar entes do início da época de crescimento, dopemos podar ele durante todo o ano, galhos finos, galhos internos que impedem a entrada de luz,
8) replante anualmente, retire 1/3 das raízes, remover raízes mortas e replantar em solo novo, limpar o vaso com água e escova também é recomendado ·.
 
 
Estilos possíveis
(estes estilos são escolhidos por mim, é uma questão de gosto pessoal)

©2024 Mybonsai Paulo Schweitzer

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?