Nomes Populares: Flamboyant, Acácia-rubra, Árvore-flamejante, Flamboiant, Flor-do-paraíso, Pau-rosa.
Família: Fabaceae
Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais.
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical.
Origem: África, Madagascar.
Altura: 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros.
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
O flamboyant é considerado uma das árvores mais belas do mundo, devido ao colorido intenso de suas flores. Frondosa, ela possui tronco forte e um pouco retorcido, podendo alcançar cerca de 12 metros de altura. Sua copa é muito ampla, em forma de guarda-chuva, e pode ser mais larga do que a própria altura da árvore. As folhas são bipinadas (recompostas) formadas por 10 a 15 pares de folíolos, cada um dos quais contém 12-20 pares de folíolos oblongos e sésseis.
As inflorescências, em rácemos, surgem quando a árvore perde as folhas e são compostas por flores grandes, vermelhas ou alaranjadas. Cada flor apresenta cálice com 5 sépalas e corola de 5 pétalas, com longos estames. Os frutos são do tipo vagem, planos, lenhosos e grandes, com cerca de 45 cm de comprimento, e ficam marrons quando maduros. A floração ocorre na primavera e verão. Ocorre ainda uma variedade de flamboyant chamada “Flavida”, que possui as flores completamente amarelas.
As raízes do flamboyant são bastante agressivas, com parte delas acima da superfície, tornando-a imprópria para a ornamentação de calçadas, ruas ou próximo à tubulações de água, esgoto, paredes e até mesmo fiação elétrica. Sua beleza se destaca quando plantada isolada ou em pequenos grupos em áreas extensas, como parques, praças e jardins extensos de residências, indústrias e sítios. Como é tolerante a salinidade do solo pode ser utilizada no litoral também.
Seu crescimento é bastante rápido, chegando a 1,5 metros por ano até a idade adulta em regiões de clima quente. Dependendo da região onde é plantado, o flamboyant pode apresentar-se como árvore decídua ou semi decídua. Ela perde toda sua folhagem em locais com estações bem marcadas e inverno preferencialmente seco. Em regiões de alta umidade ou onde não há muita diferença entre o inverno e o verão ela geralmente é semi-decídua.
Deve ser cultivado sob pleno sol, em solo fértil, com irrigações periódicas no primeiro ano. Tolerante a estiagem, porém não tolera frio intenso, sendo apropriada a regiões de clima tropical, subtropical e equatorial. Multiplica-se por estacas sem lenhosas ou sementes. As sementes de flamboyant apresentam leve dormência tegumentar que pode ser quebrada com escarificarão de uma das extremidades ou imersão em água quente (80ºC) por 5 a 10 minutos. A germinação ocorre em cerca de duas semanas após o plantio.
Cultivo
Onde e Como Plantar
Lembre-se que está é uma planta externa, agressiva e de rápido crescimento, assim sendo, evite plantá-la próximo a construções, uma vez que suas raízes poderão quebrar calçadas, paredes e canos d’água. Após escolhido um local apropriado, prepare a cova apropriadamente e transplante a planta, regando mais nos primeiros dias até ela se recuperar da operação. Outra limitação do flamboyant são as variações extremas de clima, não é uma boa ideia possuir está árvore em locais de inverno muito rigoroso, uma vez que geadas podem matá-la, principalmente nos seus primeiros anos de vida.
Tipo de Solo
O substrato ideal para o plantio é o típico solo tropical rico em nutrientes, para obtê-lo misture à terra de seu jardim uma boa dose de fertilizante orgânico. De tempos em tempos reforce a dose de adubo orgânico e adicione também NPK rico em fósforo, que auxilia a floração da planta.
Como Cuidar
Irrigue diariamente nos primeiros anos da planta, em especial nas épocas de clima mais quente e seco. Após isso você pode esparsar mais as regas, uma vez que o flamboaiã resiste bem a pequenas secas. Lembre-se de evitar encharcar a planta, pois o excesso d’água sempre trás o inconveniente dos fungos.
No começo da primavera costuma ser a melhor época para reforçar a fertilidade do solo, uma vez que durante a primavera e o verão a planta produzirá muitas flores, o que demanda muita energia. Um truque para não precisar de muito adubo é nunca remover as folhas que caírem da árvore, pois elas virão a se tornar adubo com o tempo.
O Flamboyanzinho, Caesalpinia pulcherrima, pode ser plantado por estaquia e por sementes.
Conhecido popularmente como flamboyanzinho, mini flamboyant, flamboyant-de-jardim, flor-do-paraíso, flor-de-pavão e diversos outros nomes, a planta traz maravilhosos visitantes como beija-flores e borboletas. Muitas vezes, confundido com o Flamboyant (com suas raízes agressivas, pode chegar até 12 metros de altura), o Flamboyanzinho é uma árvore de pequeno porte, que chega a 4 ou 5 metros de altura
Pachypodium Cactipes Família: Apocynaceae Nome científico: Pachypodium rosulatum Baker Origem: Madagascar. Pachypodium rosulatum foi a primeira das espécies...