Nome comum – Fícus
Nome Cientifico – Fícus retusa
Característica – Pertence à família das Moráceas e é originária da China e da Índia., temos muitas espécies de fícus , os cuidados básicos são praticamente os mesmo para todos
Local para cultivo : pode ser cultivado dentro de casa, desde que esteja perto de uma janela e que pegue de 2 a 3 horas de sol por dia, estando na rua pode ficar o dia todo em sol pleno
Rega: Deixar secar entre regas, tem um consumo de água moderado.
Adubo: pode adubar o ano todo, gosta de adubos com uma quantidade maior de ferro
Poda: É sem sobra de duvidas uma das melhores plantas para se trabalhar, pois podemos fazer ao mesmo tempo desfolha, troca de substrato aramação e podas drásticas.
Para podar os brotos é necessário esperar que desenvolvam 5 ou 6 pares desfolhas, deixando apenas 2 ou 3 pares. Os galhos devem ser podados para corrigir a forma e para os galhos mais grossos.
Transplante: a cada 2 anos dando preferencia ao inicio da primavera
Aramação: a qualquer momento, pois como já foi falado responde muito rápido.
Dicas:Para reduzir o tamanho das folhas do Fícus, deve-se fazer a desfolha no mês de Janeiro.Preferencialmente. Com esta operação, é necessário cortar todas as pontas dos brotos para evitar o excessivo crescimento dos galhos. Lembre-se que esta operação somente deverá ser feita em plantas sadias e com um crescimento vigoroso.
Minha Opinião
É um pouco complicado de se achar algo que fale do fícus retusa, pois a literatura se limita ao básico, contudo vou tentar expor as minhas experiências, pois já tenho alguns com 37 anos de cultivo efetivamente. O fícus é sem sombra de duvidas uma das melhores plantas para iniciante, pois requer poucos cuidados e responde extremamente rápido a todas as intervenções. Notei também que ela gosta de uma mistura de substrato composta por 1 parte de areia, 1 parte de terra vegetal e 1 parte de caco de telha, quanto às regas, se molharmos com mais frequência o numero de raízes aéreas é menor e se restringirmos de forma moderada as regas, a mesma lança um numero maior de raízes aéreas, outro detalhe interessante é que se fizermos um corte (com uma faca) em torno do caule cerca de ½ circunferência a mesma lança um numero enorme de raízes naquele local, aramação pode ser feita a qualquer momento sem o menor medo, tomando extremo cuidado com o tempo que se deixa o arame, pois a mesma cresces muito rápido, sendo afim o arame acaba deixando marcas que demoram muito a sumirem, quanto à desfolha eu particularmente as faço desde final do inverno ate o meio do outono, ao cortarmos as folhas devemos apenas cortar o pecíolo (nada mais é que aquele pedacinho prendendo a folha ao tronco), também devemos cortar a ponta do galho, pois sem isso toda a energia da planta vai para lá, sendo assim o aparecimento de novos galhos onde tiramos as folhas seja menor ou ate inexistente (teoricamente cada folha costada é um broto novo que nasce), quanto aos estilos se adapta a todos, sendo que para termos madeira morta é um pouco mais complicado, pois requer mais cuidado e proteção à mesma tem uma madeira fraca ao apodrecimento, ao meu ponto de vista é uma das melhores se não for a melhor para fazermos trabalhos sobre rocha, pois suas raízes crescem muito rápidas e se aderem muito bem à superfície onde esta fixada a planta, eu na maioria das vezes costumo fixar a planta e enrolar tudo com plástico. Como falei no inicio é um pouco complicado de fazer comentários sobre o fícus, pois o mesmo é muito simples de ser cuidado.
Estilos possíveis