Selaginella tamariscina
Reino: Plantae
Divisão: Lycopodiophyta
Classe: Isoetopsida
Ordem: Selaginellales
Família: Selaginellaceae
Gênero: Selaginella
Espécies: S. tamariscina
Nome binomial
Selaginella tamariscina
(P. Beauv.) Primavera
Sinônimos
Lycopodioides tamariscina (P. Beauv.) HSKung
Lycopodium parede caulescens. Ex Hook. & Grev.
Lycopodium involvens Sw.
Lycopodium tamariscinum (P. Beauv.) Desv. Ex Poir.
Caulescens Selaginella (Wall. Ex Hook. & Grev.) Primavera
Involvens Selaginella (Sw.) Primavera
Selaginella tamariscina var. Tamariscina
Selaginella veitchii WRMcNab
Stachygynandrum tamariscinum P. Beauv.
Outros nomes: planta de ressurreição, Iwa matsu, Iwa hiba ou pinheiro da pedra
Selaginella tamariscina é um mosslummerväxtart primeiramente descrita por Ambroise Marie François Joseph Palisot de Beauvois, e tem o seu nome atual de Antoine Frédéric Primavera. Selaginella tamariscina incluído no gênero Selaginellaceae e familiares spikemosses. Não há subespécies.
A maioria das quase 700 espécies conhecidas de selaginellas cresce no crepúsculo úmido de florestas subtropicais e tropicais. Encontram-se, naturalmente, nas florestas da Europa Central e algumas espécies apresentam comportamento bastante atípico: no sul dos Estados Unidos da América e no México, por exemplo, em altitudes mais elevadas (acima de 1.000 a 1.500 m) podemos encontrar Selaginella lepidophyl-la (planta de ressurreição), que cresce em locais ensolarados parcialmente sombreados, bem como onde os períodos de seca com duração de vários meses são bastante comuns. A planta enrola-se eficazmente em uma esfera apertada e “ganha vida” com as primeiras chuvas (isto é sabido como o hydrochasia).
O S. tamariscina é nativo às florestas de China, onde cresce em lugares úmidos. Só raramente é encontrada sendo cultivada, embora seja uma das espécies mais bonitas e não seja mais difícil de crescer do que as outras.
Deve ser plantada em pratos contendo uma mistura de turfa, argila e areia. Devido às suas altas exigências de umidade, selaginellas são particularmente bem adaptados para o cultivo em garrafões, aquários, aquários e plantas de vidro, onde eles vivem bem mesmo em locais com pouca luz. Não há necessidade de se preocupar que outras plantas irão sofrer de sua presença, pois eles têm um sistema radicular muito raso e de baixo crescimento. A espécie, por exemplo, atinge uma altura de 5 a 15 cm.
Em casa selaginellas podem ser propagadas apenas por meios vegetativos. Muita espécie tem ramos que repousam sobre a superfície do solo e das raízes ao longo de todo o seu comprimento. Tudo o que precisa ser feito é cortar tal porção enraizada e fazer crescer separadamente. Outro método possível é por estacas – quebrado ramos que são inseridos em turfa.
A Selaginella tamariscina é uma planta bem legal para de ter, pois pode ser usada ao lado dos bonsais, pois caso você note que a mesma esta enrolada é porque está faltando água no vaso, basta molhar que a mesma ficara novamente verde a se abrira.
Cultivo:
Planta simples de se cultivar, requer poucos cuidados, gosta de um substrato com mais matéria orgânica, se formos retirando as folhas da parte mais de baixo é possível se criar um pequeno tronco. Não requer muita rega, mas se mantem com uma cor de um verde mais intenso.