Glicínia – Wisteria sp
(jardineiro.net)
- Nome Científico: Wisteria sp
- Nomes Populares: Glicínia, Wistéria-chinesa, Wistéria-japonesa
- Família: Grabaface
- Categoria: Arbustos, Trepadeiras
- Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado
- Origem: Ásia, China, Japão
- Altura: 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros
- Luminosidade: Sol Pleno
- Ciclo de Vida: Perene
A glicínia é uma trepadeira volúvel, lenhosa e decídua, de florescimento muito decorativo. Suas folhas são pinadas, alternas e compostas por 9 a 19 folíolos, de coloração avermelhada e pubescentes quando novas, tornando-se glabras e verde brilhantes com o tempo. As inflorescências são longas, pendulares e carregadas de numerosas flores azuis, róseas, brancas ou roxas.
Das espécies de Glicínias, as mais frequentes no paisagismo são a Wisteria floribunda, nativa do Japão e a Wisteria sinensis, nativa da China. A espécie chinesa apresenta inflorescências mais curtas, porém mais numerosas que as espécie japonesa. Os frutos são vagens compridas e marrons com sementes de 1 cm. Ocorrem também variedades de porte diferente e de folhas variegadas.
Seu crescimento é lento a moderado e pode levar anos para que se torne adulta e inicie o florescimento, porém é muito longeva, vivendo até 100 anos. É muito adequada para cobrir arcos, pérgulas, portões e caramanchões conferindo um ar romântico e nobre à paisagem. Por ser vigorosa não é indicada para estruturas de apoio frágeis. Também pode ser conduzida como arvoreta, que se caracteriza por um tronco ondulado e uma copa aplainada. É comumente utilizada para o plantio em vasos e formação de bonsai. A época de florescimento varia de acordo com o clima e a região onde está estabelecida.
Devem ser cultivadas sob pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica e com regas regulares. Necessita tutoramento, adubação e podas anuais. Aprecia o frio, sendo indicada para locais de clima subtropical ou mediterrâneo. Em regiões quentes pode ser cultivada sem problemas, mas não terá o mesmo desempenho.
Já em regiões de clima temperado, pode sofrer com as geadas adiantadas durante o período de formação das flores. Vegeta sob a sombra parcial, mas com florescimentos menores ou ausentes. Cuidado, a glicínia é uma planta tóxica e deve ficar fora do alcance de crianças pequenas e animais domésticos. Multiplica-se por estaquia e por sementes.
Como Cultivar a Glicínia
fonte ( https://pt.wikihow.com)
A glicínia é uma planta trepadeira muito comum em várias partes da América do Norte e da Ásia, sendo reconhecida pelos seus belos conjuntos de flores dependurados. No entanto, a planta em si pode crescer e ficar muito grande, sobrevivendo até às mais adversas condições climáticas, como geadas e neve. A glicínia precisa de muito sol, água e suporte físico para se desenvolver; quando ela tem tais apoios, ela cresce em várias localizações pelo mundo. É possível cultivar a glicínia a partir de sementes ou mudas, mas as cultivadas a partir de semente provavelmente levarão mais tempo para florescerem.
Cultivando a glicínia a partir de sementes
Germine as sementes. Ao criar a planta a partir de uma semente, uma boa ideia é germinar a semente primeiro, porque isso aumenta a chance de que ela se enraíze no chão.
- Coloque a semente em uma pequena tigela e encha-a de água quente. Deixe-as repousando na água por 24 horas.
- Depois de 24 horas, retire a água. Em cada semente, use a unha para tirar uma pequena parte da casca da semente.
- Saiba que a glicínia deve ser plantada em ambientes externos, no outono ou primavera. O processo de germinação deve ser iniciado cerca de seis semanas antes de transplantá-la para fora.
- Coloque as tigelas com os tubetes em cômodos quentes e com muita luz. Adicione um pouco de água ao solo e mantenha-o úmido enquanto as sementes estiverem brotando.
- Antes de transplantar os brotos, verifique se possuem ao menos de 10 a 12 cm, além de algumas folhas em cada caule.
Cultivando a planta a partir de uma muda
- Com uma tesoura afiada ou tesouras para jardinagem, corte a parte apical perto da base. Pegue uma muda de cerca de 15 cm.
- A maior chance de conseguir cultivar a glicínia através deste método é plantando-a no fim da primavera ou começo do verão.
- Para melhores resultados, mergulhe a ponta da muda em um hormônio de crescimento de raiz antes de plantá-la.
- Substitua o solo e cubra a parte debaixo da muda, onde as raízes crescerão.
- Coloque o vaso em um local onde a planta receberá muita luz indireta.
- Como a glicínia é melhor plantada na primavera ou outono, não a plante logo que enraizar. Espere até o outono para levá-la a um ambiente externo ou continue cultivando a planta dentro de vasos até a próxima primavera.
Transplantando mudas e brotos
- A planta poderá ficar bem grande. Ela pode desenvolver ramos e crescer sobre uma pérgola ou mirante, mas acabará atrapalhando se você não quiser subir em uma escada para podar a árvore.
- Como a glicínia é uma trepadeira, evite plantá-la perto da sua casa ou em construções, já que os ramos dela podem acabar penetrando por baixo do solo e estragar venezianas ou estruturas.
- Ao se desenvolver rapidamente e de maneira tão farta, plante-a longe de outras plantas ou ela poderá sufoca-las.
- A glicínia precisa de muita luz do sol para crescer e florescer; escolha um local onde a planta obterá total exposição ao sol. O tipo de solo pouco importa, mas é necessário que ele esteja sempre úmido.
- Ao plantar mais de uma glicínia, verifique se os buracos estão separados por ao menos 3 a 4,5 m.
- Quando as raízes deslizarem para fora da cápsula, coloque-as cuidadosamente de volta no buraco.
- Deposite mais terra e adubo para cobrir as raízes e regue a planta. Deixe que a água penetre e preencha o buraco com terra e adubo.
- Use as mãos para pressionar a terra em volta da planta, regando-a um pouco mais.
- A cada primavera, adicione uma camada de adubo e outra de cobertura morta na parte superior do solo onde a glicínia está.
- Quando a glicínia se estabelecer, insira uma estaca de madeira de 15 a 30 cm no chão, com distância de cerca de 4 cm do caule.
- Usando um barbante, prenda o caule da planta à estaca a cada 20 cm.
- Mesmo quando estiver chovendo e a glicínia receber essa quantidade, regue-a uma vez por semana.
Dicas
- Apesar da glicina geralmente não necessitar de um fertilizante, evite os que possuem muito nitrogênio ao tentar enriquecer o solo. Isso fará com que a planta cresça sem flores; em vez disso, escolha um fertilizante rico em fósforo.
Como Fazer com que Glicínias Floresçam
fonte (http://pt.wikihow.com)
Com os devidos cuidados e poda frequente, glicínias produzirão flores brilhantes de cor lilás ano após ano. No entanto, glicínias podem relutar a florescer por muitas razões, incluindo poda e adubação inadequada, ou elas simplesmente podem ainda não ter idade o suficiente para florescer. Pode levar vários anos para que suas glicínias comecem a florescer, mas uma vez que ela o faça, ela pode produzir flores por 40 anos ou mais. Este artigo explica como fazer com que glicínias floresçam
- Considere podar galhos danificados no final do inverno. Na mesma época, você também pode cortar as raízes, com uma pá ou um machado para induzir a floração da planta.
Dicas
- Glicínias respondem melhor sob stress. Use fertilizante com moderação e não exagere na rega.
- Planeje dar as glicínias uma grande poda a cada 3 anos ou mais para ajudá-la a manter sua forma.
- Glicínias precisam de sol pleno e solo úmido e bem drenado para florescer. Eles também preferem um local abrigado, como uma parede de tijolos para protegê-los dos ventos mais severos de inverno.
- Quando abandonadas, glicínias podem crescer em um emaranhado de galhos em uma única temporada, invadindo plantas próximas e colocando uma pressão excessiva sobre sua treliça ou outra estrutura de apoio. Pode a planta fortemente no tamanho e forma desejada, afinando caules muito volumosos. Novos brotos vão começar a crescer rapidamente. Selecione o mais vigoroso dos novos caules e comece a treiná-los para crescer ao longo de fios, treliça ou árvore.
- Force glicínias a crescer horizontalmente, fazendo cortes de poda em gomos virados para baixo.
Como bonsai
sempre sugiro fazer plantas com mais de 80 cm , pois suas flores dão em caxos assim você evita que que a mesmas arrastem no vaso , outro detalhe importante é que é uma planta sem copa apenas um tronco principal e alguns galhos , pois seus brotos crescem de forma descomunal chegando em bem pouco tempo atingir 3 ou 4 metros , impossibilitando assim a formaçao de uma copa , as podas são anuais para manter o tamanho e a floração
melhores estilos