- Nome Científico: Rhododendron simsii
- Nomes Populares: Azaléia, Azaléia-belga.
- Família: Ericaceae
- Categoria: Arbustos, Cercas Vivas, Flores Perenes.
- Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado.
- Origem: Ásia, China.
- Altura: 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros.
- Luminosidade: Sol Pleno
- Ciclo de Vida: Perene
As azaleias são arbustos de folhagem verde-escura e floração abundante. Suas flores simples ou dobradas podem ter cores diferentes, como branco, rosa, vermelho ou mesclado. Há muitas variedades com portes diferentes também, uns menores para plantio em vasos e para formação de maciços e outras maiores capazes de formar cercas vivas. É uma planta muito utilizada também para a técnica milenar do bonsai.
Devem ser cultivadas em pleno sol, em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, com regas regulares, não é necessária a calagem já que os rododendros e azaleias apreciam solos ácidos. As azaléias ainda apreciam o frio e podem ser podadas com cuidado e sempre no final da floração. Multiplica-se por estaquia.
Substrato
5 Parte terra vegetal
2 Partes areia de 3 a 5 mm
1 Parte tijolo moído de 3 a 5 mm
Podas
A poda deve ser feita depois da floração, cortando a ponta dos galhos fazendo assim nascerem novos brotos, o bom é que ela reage muito bem a este tipo de tratamento a brotação é intensa, sendo assim devemos constantemente escolher quais galhos que vão ficar ou sair, outro detalhe interessante é que ao podar os brotos podem surgir em qualquer lugar do tronco , não se restringindo apenas a bainha da folha como estamos acostumados
Estilos possíveis
A azaleia aceita todos os estilos, mas vou postar dos que eu creio ser os mais bonitos.
Artigo muito legal sobre plantio
(http://pt.wikihow.com)
Como Plantar Azaleias
Parte 1 de 3: Se preparando para plantar
Azaleias rosas choque, vermelhas e brancas dão vida a vários jardins na primavera. Plantá-las é fácil e, se você cuidar direito delas, será recompensado, todos os anos, com flores fenomenais. As variedades perenifólias deixam o jardim cheio de vida até mesmo nos invernos mais frios. Veja o passo 1 para aprender a plantar azaleias e mantê-las saudáveis por anos a fio.
Escolha o tipo certo de azaleia para o seu jardim. Elas se dão melhor em áreas com invernos brandos e verões longos. São também resistentes e não precisam de muitas adaptações. Cada tipo tem necessidades diferentes e, portanto, deve-se fazer a escolha com atenção para obter resultados satisfatórios.
- Existem dois tipos principais de azaleias: as nativas, que crescem como videiras e não precisam ser podadas, e as asiáticas, que crescem como arbustos.
- Existem dois subtipos de azaleias asiáticas, ambas perenifólias:
- Híbridas kurume. Estas são de um vermelho forte e podem ser bem contidas em uma área. Elas não crescem mais do que 90 cm ou 1,20 m e podem ser plantadas em recipientes, canteiros ou diretamente na terra. Também não precisam de muitos cuidados.
- Híbridas do sul da Índia. Estas, por sua vez, são bem grandes e altas. Existem em diversas cores, sendo notórias as rosa choque e as brancas. Estas podem facilmente ficar altas o bastante para encobrir uma janela ou uma porta. Ela poderá ser uma boa escolha se você tiver bastante espaço, mas será necessário podá-la de vez em quando.
- Um associação de floricultores ou a floricultura do lugar onde você mora podem dar recomendações quanto ao tipo de azaleia a ser plantado. Há, na internet e em lojas de jardinagem e paisagismo, descrições das híbridas e alguns exemplares. Você poderá escolher apenas um tipo ou combinar variedades e cores em seu jardim para ter um pouco de diversidade.
Plante em um lugar com sombra. Encontre um ponto no jardim ou no quintal que tenha um pouco de sombra, onde idealmente haja uma espécie de “iluminação peneirada”, que combina sol e sombra. Se você plantar em áreas completamente cobertas pelo sol, elas não irão se desenvolver muito bem. De acordo com a Associação Americana de Azaleias, elas se desenvolvem bem se forem plantadas em áreas com sombras de árvores.
- Há variedades caducifólias que se dão bem em áreas totalmente cobertas pela luz do sol. Procure saber sobre elas se você não puder encontrar uma área com sombra o bastante.
O solo não deverá reter muita água. As azaleias precisam de uma terra na qual a água se infiltra bem. Para saber se a retenção de água da terra onde a azaleia for plantada é boa, faça nela um buraco antes de uma chuva. Analise-o, então, quando ela parar. Se o buraco estiver cheio de água parada, a retenção não é boa e a terra é, provavelmente, bem argilosa. Se não houver água, o solo deverá ser bom o suficiente para as azaleias.
- Se a retenção não for muito boa, você poderá colocar compostagem ou outra matéria orgânica no solo para que ele fique um pouco mais solto. Cavuque-o até vários decímetros de profundidade para desprendê-lo e misture-o com algum material com boa retenção. Outra opção seria plantar a azaleia em um vaso ou em um canteiro, nos quais o controla da retenção de água do solo é mais fácil.
Descubra qual a acidez do solo. As azaleias preferem solos ligeiramente ácidos que tenham, por exemplo, um pH de 5,5 ou 6. Se o seu solo for alcalino, coloque um pouco de enxofre nele antes do plantio para diminuir pH.
Parte 2 de 3: Plantando a azaleia
-
Cave um buraco e plante a azaleia. Use uma pá de jardim para fazer um buraco fundo o suficiente para encobrir as raízes e a parte de baixo da planta. Ele também deverá ser um pouco mais largo que o torrão da raiz. Coloque nele, então, a azaleia na posição vertical, de forma que a parte de cima do torrão fique ligeiramente acima da superfície do solo. Tampe então com terra o buraco ao redor da planta, espalhando-a ao redor e abaixo da azaleia. Aperte então a terra, suavemente, com a ponta dos seus dedos.
- Molhe a azaleia antes de plantar. Mergulhe o torrão em um balde com água ou umedeça-o um pouco com uma mangueira antes de colocar a planta no buraco.[2]
- Se for plantar mais de uma azaleia, faça os buracos a vários decímetros de distância uns dos outros.
-
2Regue a azaleia. Regue bem e vagarosamente, tanto a quanto a terra. Regue novamente no dia seguinte ao plantio. As plantas devem ser regadas pelo menos uma vez por semana, a não ser que estejam diretamente expostas ao sol. Se for o caso, elas deverão ser regadas com mais frequência. Cuide para que a azaleia não se resseque, pois senão irá murchar.
-
3Coloque uma cobertura morta em torno das azaleias quando suas flores sumirem. Coloque, entre os arbustos, serragem, folhas de pinheiro, lascas de madeira ou de casca de pinheiro. Dessa forma, o solo ficará úmido e a temperatura dele, regulada. Essa cobertura também ajudará a evitar o aparecimento de ervas daninhas.
-
4
Se for necessário, aplique fertilizante na azaleia. Não será necessário fazê-lo com frequência se o solo for ácido e rico em nutrientes. Se você quiser colocar fertilizante, faça-o na primavera, logo após o aparecimento das flores. Aplique um produto que provoca a formação de ácidos, como a farinha de algodão, ou escolha um fertilizante específico para azaleias.
- Uma aplicação inadequada de fertilizante pode fazer com que a planta gere flores na hora errada. Aplique, portanto, apenas se for necessário.
Parte 3 de 3: Podando a azaleia
-
1
Remova os ramos mortos na primavera. Uma poda precoce irá fazer com que a energia da planta seja direcionada à geração de novos ramos. Analise a azaleia para encontrar ramos mortos e outros pontos que precisem ser cortados. Utilize alicates de poda para tirar volume das azaleias e retire todos os ramos mortos.
- Não exagere nessa poda de começo de primavera. Cada ramo saudável removido poderia ter gerado lindas flores nessa estação. Se você quiser mudar o formato da planta, espere até o verão.
-
2
Faça uma poda leve depois que as flores sumirem. Se você quiser mudar o formato da azaleia, essa é a hora. Para manter a forma natural dela, Arranque pedaços longos e irregulares perto dos galhos mais lenhosos. Para melhorar a aparência do arbusto e facilitar a passagem do ar, pode em áreas que parecerem muito densas. Corte sempre com bastante cuidado, sem para podar a esmo com as ferramentas.
- Não deixe para podar muito tarde. A poda só deve ser feita até 3 semanas depois que as flores se forem – caso contrário, a floração da planta será prejudicada nas estações seguintes.
-
3Faça um corte drástico, se necessário. Se sua azaleia ficou desproporcionadamente grande e você estiver pronto para cortá-la, é seguro cortar seu caule, a 30 cm do solo. Isso irá fazê-la crescer novamente, bela e frondosa. Corte depois que as flores da primavera tiverem muchado para que a planta se recupere antes da próxima fase de crescimento.
muito top, parabéns
obrigado meu amigo