Pingo de ouro – Duranta Erecta Áurea

Resultado de imagem para duranta Resultado de imagem para pingo de ouro  flor

 

Pingo-de-ouro – Duranta erecta aurea

Nomes Populares: Pingo-de-ouro, Duranta, Violeteira, Violeteira-dourada

Família: Verbenaceae

Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Bonsai, Cercas Vivas

Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical

Origem: América do Sul, Brasil

Altura: 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros

Luminosidade: Sol Pleno

Ciclo de Vida: Perene

Detalhes

Este arbusto de folhas douradas surgiu através de uma mutação da violeteira. Sua popularização foi um verdadeiro fenômeno no paisagismo brasileiro. O pingo-de-ouro, ao contrário de outros arbustos tradicionais, tem um crescimento muito rápido, o que aliado à sua cor amarelo vibrante, foram os grandes responsáveis pela sua larga utilização. É uma planta excelente para topiaria, principalmente para os iniciantes. Além disso, presta-se como bordadura, cerca viva, renque e até mesmo para a formação de bonsai.

Não é indicada para jardins de baixa manutenção, pois exige podas mais frequentes que outros arbustos. Quando não podado produz pequenas flores arroxeadas, róseas ou brancas e frutos esféricos, pequenos e amarelos, além disso, suas folhas perdem um pouco a tonalidade dourada.

Devem ser cultivadas à pleno sol, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não é tolerante à seca. Tolera o frio e as geadas. Multiplica-se por estaquia e mais raramente por sementes, já que estas podem originar pingos-de-ouro e violeteiras. Requer podas de formação e manutenção frequentes, utilize sempre luvas para manipular esta planta, pois os ramos podem ser espinhentos.

 

BONSAI

Poda: pode ser feita do inicio da primavera ate quase ao fim do verão, sem medo. A poda nesta espécie incentiva o aparecimento de novos botos mesmo sem a desfolha.

 

Desfolha: Por se tratar de uma planta que brota muito, a forma mais simples de  se fazer isso é pegar no galho a ser desfolhado , na parte não baixa e ir puxando para cima(patê mais fina ) as folas saem facilmente , é quase que 100% onde sai uma folha nasce um novo galho

 

Rega: quando esta na terra suporta bem a falta de agua, mas em vaso o ideal é manter úmido. Molhando pelo menos uma vez a cada dia, se notar o substrato seco molhe novamente.

 

Adubação: todo mundo fala em adubar com isso ou aquilo é algo muito complicado para se falar, o importante é saber para que você quer usar o adubo, O nitrogênio tem ação na parte verde da planta, as folhas. O fósforo atua principalmente na floração e na maturação e formação de frutos, no crescimento das raízes e na multiplicação das células, O potássio é essencial para o crescimento e responsável pelo equilíbrio de água nas plantas. Atua no tamanho e na qualidade dos frutos e na resistência a doenças e falta de água. Crescimento lento, raízes pouco desenvolvidas.

 

Aramação: quanto a aramação desta planta eu não vejo uma época pode ser feita a qualquer momento, contudo temos que tomar muito cuidado pois quebrar os galhos é algo bem simples, sua madeira não é muito flexível , os galhos melhores para aramar são os de espessura inferior a uma caneta.

 

Propagação: A multiplicação do pingo de ouro geralmente é feito por meio de estacas. Retirar estacas com 10 a 15 centímetros de comprimento. De preferência, (na hora das podas), para os galhos dos ponteiros. Esses são os que apresentam as maiores facilidades para o enraizamento. Na maioria das vezes, as podas ocorrem no outono-inverno, logo após a fase de frutificação da planta. (Época de fazer as mudas).

 

Transplante: primavera

 

Melhores estilos

0 Comentários

Deixe uma resposta

©2024 Mybonsai Paulo Schweitzer

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?