Pasta cicatrizante
Como o nome já diz é para tapar feridas impostas por nós a uma planta. E o que seria esta pasta, bem é um produto com uma textura de pomada ou um pouco mais dura, que é passada onde foi feito um corte, uma retirada de galho ou outo ferimento qualquer, a finalidade básica é impedir o contato da área afetada com o ambiente externo (agua, poeira, ou qualquer outro agente que venha a prejudicar a planta). Isso é o básico, não há o que falar mais sobre o assunto, não adianta entrar em devaneios e dar mais explicações é redundância.
Receitas Pasta cicatrizante
Vou deixar aqui algumas coisas que lemos na internet como indicação
– pasta de dentes
– graxa de sapato
– cola de madeira
– pasta cicatrizante em forma comercial
Algumas receitas
01
– misturar vaselina em pomada com pó de canela
02
– graxa de sapato uma lata
– cola de madeira um tubo de 205 ml
– creme dental um tubo
Aquecer a graxa de sapato, para toma-la mais pastosa ou liquida , por todo os ingredientes em uma vasilha e misturar.
03
– creme dental misturada com pó de canela
Tentei encontrar outras formulas, mas ficou só nisso, tentei também encontrar formulas de produtos vendidos comercialmente, mas nada encontrei falando sobre o assunto, é algo meio que secreto pelo visto.
Minha opinião
Eu particularmente nunca usei e pretendo nunca usar, e tenho os meus motivos é claro, baseado no que li e encontrei e também testei. Se buscarmos por receitas encontramos muita diversidade de comentários e quando buscamos nas profissionais não encontramos algo que seja claro, é tudo muito na surdina (posso não ter buscado certo é claro ), mas a finalidade é proteger ok , mas depois de um tempo esta massa acaba ressecando e dica quebradiça, cheia de trincas , abrindo assim caminho para tudo aquilo que ele foi projetada para evitar e isso para mim não faz sentido, contudo repito são opiniões minhas não quer dizer com isso que condeno que use a tal pasta, outa coisa que me leva a não usar eu imagino que se o local esta protegido a planta não tem motivos para querer curar aquela área ou então a cura se tona mais lenta, tá mas Paulo a madeira apodrece, sim apodrece e quem passa pasta nas arvores que estão na natureza quando um galho quebra, posso ficar horas aqui entrando em devaneios de meus motivos, seguem algumas fotos de plantas minhas onde nada coloquei e o resultado disso
Técnica que eu uso
Note que estou usando neste exemplo uma jabuticaba que foi cortada há uns quatro meses, ela já criou aquela beirada de cicatrização (como diz um amigo, tem uma beiçola).
Com o alicio de uma escovinha de aço limpo ate causar um ferimento, fazendo assim a planta agir naquele local criando uma nova camada de proteção (a beiçola fica maior) e vou fazendo assim sucessivamente ate chegar onde eu quero que pode ser o fechamento total ou ate chegar a um ponto para se fazer um uro (buraco).
Resultados da aplicação desta técnica
(deixo bem claro não sou contra o uso, apenas estou demonstrando o que eu tenho o abito de fazer)