OPERCULICARYA – DECARYI OPERCULICARYA /Arvore elefante
Taxonomia
Reino: Plantae
Sub-reino: Tracheobionta
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Subclasse: Rosidae
Ordem: Sapindales
Família: Anacardiaceae
Género: Operculicarya H. Perrier
NOME COMUM: Operculicarya
NOME CIENTÍFICO: Operculicarya Decaryi
CARACTERIZAÇÃO: Oriunda de Madagáscar faz parte da família das Rutáceas.
Outros nomes: Falsa pimenta japonesa, pimenteiros japoneses.
Árvore de médio porte, com folhas caducas, composta, verdes brilhantes, que ao serem podadas emanam um cheiro cítrico. Também é chamada de Zantoxilium (ou pimenteira chinesa) floresce, com plantas macho e plantas fêmea. É raro em Bonsai dar fruto, mas para o conseguir temos de ter uma planta de cada. É chamada também de árvore elefante por seu brilho acinzentado e tronco nodoso
LOCALIZAÇÃO: Pode viver todo o ano no exterior, sendo caduca. Se cultivada no interior, é provável que a meio do verão queira renovar a folha. Não deve estar muito protegida em ambientes climatizados e quer muito sol.
REGA: Deixar secar bem entre regas a camada superficial do solo, mas não deixando à planta passar sede, pois o excesso de água e a falta de luz ira sofrer de apodrecimento radicular.
NUTRIÇÃO: De fevereiro a novembro com Biobonsai e Fertilbonsai quinzenalmente ambos, se localizada no Interior fazer Biobonsai todo o ano. O “P/KBonsai” é uma excelente arma para ajudar a prevenir os fungos radiculares, que podem ocorrer por erros de rega.
PODA: Faz-se sempre acima da axila de uma folha composta. Quando cultivada no interior, é usual no verão dar-se uma poda forte de formação para rebrotar com folha nova.
TRANSPLANTE: Com “Terra Bonsai-Folhosas” e “RhizaBonsai” em fevereiro/março, antes do início da brotação e com poda forte.
ARAMAMENTO: Pode ser aramada todo o ano.
Espécies
- Operculicarya borealis
- Operculicarya decaryi
- Operculicarya gummifera
- Operculicarya hirsutissima
- Operculicarya hyphaenoides
- Operculicarya monstruosa
- Operculicarya pachypus
Operculicarya gênero pertence à família das Rutaceae (Rutaceae) e é representado por algumas espécies, agora só foram descritos 5, todos originários de Madagáscar. O decaryi operculicarya às vezes é confundido com Zanthoxylum piperitum também da família Rutaceae, porque em lojas e viveiros é referida tanto como pimenta japonesa árvore, de modo que você tem que olhar bem sobre as características dos operculicarya decaryi, e são eles:
- Árvore nativa a Madagascar, tamanho de pequeno a médio, de folhas caducas durante a estação fria, mas quando cultivadas fora são perenes se o inverno é leve ou está em uma estufa.
Pimenta japonesa (decaryi operculicarya) pimenta japonesa (decaryi operculicarya) pimenta japonesa (decaryi operculicarya)
- Tronco claro com casca áspera, tem pequenos espinhos nos ramos, geralmente na base do nascimento das folhas.
- Folhas compostas (pinadas) com um número ímpar de pequenas folhas oposto ovais (7 a 11) alternados, cor intensa de um verde escuro lustroso na parte dianteira e mais clara e sem brilho na pimenta japonesa (decaryi operculicarya) para trás, muito aromático, e que ficam amarelas no outono.
- Flores muito pequenas, amarelo esverdeado, muito aromático, odor frutado, localizadas nas áreas axilares de novos ramos que aparecem na primavera. Há árvores do sexo masculino, ou seja, com estames em flores e árvores do sexo feminino, ou seja, com pistilos em flores, por isso se queremos que de frutos, temos que ter arvores macho e fêmea.
- Seus frutos são redondos e de cor e rosa ou vermelho, sabor picante e muito aromático.
Também não deve ser confundido com as árvores osteomeles do gênero da família Rosaceae, como suas folhas e aspecto geral têm certa semelhança com o gênero operculicarya, embora suas flores sejam completamente diferentes. Embora este género seja usado como bonsai muito recentemente, pelo menos na Europa, mas pode se espalhar rapidamente, pelo menos entre os iniciantes, devido à sua força, fácil adaptação e tendência a desenvolver uma boa base de tronco e nebari de forma relativamente rápida. O pequeno tamanho de suas folhas pinadas, o brilho de suas folhas e o aroma de suas flores a tornam um verdadeiro deleite.
Local: Devem ser cultivadas ao ar livre durante todo o ano, mas evitar a luz solar direta, especialmente no verão e, pelo menos durante as horas de calor máximo, porque suas folhas queimam facilmente no sol ou vento seco pimenta japonesa (decaryi operculicarya). O lugar ideal poderia ser um local fresco sem sombra muito claro para que você possa manter as raízes com o solo fresco. Um local externo assegura o seu cultivo apropriado, vai nos ajudar a reduzir o tamanho de suas folhas. Embora suporte bem o frio, é aconselhável proteger do frio intenso, especialmente de geadas e ventos secos. A estufa pode ser uma boa solução para áreas de invernos mais difíceis, colocando novamente para fora quando as condições o permitirem. Nessa situação, você poderia manter todas ou quase todas as folhas. Uma vez encontrada a sua localização mais adequada, não deve ser movida porque ele se ressente de transferências, especialmente se eles são frequentes.
Irrigação e fertilizantes: devemos molhar sempre que notarmos a superfície do vaso seca e molharmos bem, evitando o encharcamento permanente de terra para evitar a umidade excessiva apodrece assim às raízes. Ele prefere assim – solo drenado. Pimenta japonesa (decaryi operculicarya) No entanto, ele não suporta a seca e suas raízes precisam de umidade regular e permanente, de modo que você não permita que o solo fique completamente seco e é muito sensível ao ar seco, que vai rapidamente provoca a murchidão das folhas .Você deve usar um regador com buracos finos quanto possível, para a água a penetrar melhor no chão e fazê-lo com cuidado. (Compre chuveiro)
Não há necessidade de pulverizar as folhas ou manter a umidade excessiva artificialmente, provocamos o aparecimento de fungos. Em qualquer caso, se você decidir por pulverizar, fazê-lo com cautela.
Aplicar um adubo orgânico de qualidade, especialmente durante o período de crescimento vigoroso, ou seja, da primavera ao outono. Durante o inverno e o tempo mais quente do verão a quantidade de fertilizante deve ser reduzida porque são períodos com pouco ou nenhum crescimento. (Compre adubo orgânico)
Nós podemos ajudar a reduzir o tamanho das folhas, em adição a uma boa exposição ao ar livre em pleno sol com o fornecimento mais rico de fósforo de fertilizantes (P) e potássio (K) do que o azoto (N) também incentivar a frutificação.
Não devemos esquecer que não pode:
- Não adubar após o transplante.
- Não molhar a planta se estiver fora correndo o risco de geadas.
Transplante:
Durante o início da primavera, a cada 2 ou 3 anos por causa do grande número de raízes que se desenvolve, um pouco antes de começar brotando do ano, quando os botões estão inchados, embora as mais velhas podem ser transplantadas a cada 3 anos e as jovens podem ser anualmente. Pimenta japonesa (decaryi operculicarya) durante o transplante devemos limpar qualquer parte de raízes apodrecidas, e podar galhos indesejados para reduzir sua copa. Podar raízes é muito grande, devemos remover as folhas na mesma proporção que as raízes removidas. Em caso de dúvida sobre o quanto você tem que podar as raízes, um truque seguro para evitar danificar a árvore é deixar 1/3 do volume raízes que está no vaso, apesar de que é sempre melhor perguntar a um especialista, não podar nenhuma raiz até ter certeza. Usar um enraizador facilita o sucesso do transplante para estimular o desenvolvimento radicular. Você deve ser tão rápido quanto possível durante o transplante e prevenir que as raízes sequem por ficar muito tempo em contato com o ar.
O Operculicarya tolerar qualquer tipo de solo, mas não solos muito alcalinos (pH maior que 7,5). Uma boa mistura de substrato para um operculicarya pode ser uma mistura de solo com 35% de partículas grossas – areia granulados ou material equivalente (solo vulcânico, etc.) e 65% de terra vegetal, ou qualquer uma das misturas que podem ser encontradas em lojas especializadas, tais como o bidama. Em qualquer caso, tem que ser uma mistura com uma excelente drenagem.
Não se esqueça de que a terra usada deve ser sempre nova e limpa e nunca reutilizadas em outras culturas para evitar a contaminação (fungos, doenças, pragas, etc.) que podem afetar outras árvores. Após o transplante, colocando -o em uma luz muito boa, mas evitar a luz solar direta.
Poda:
A época mais adequada para a poda ramos é depois da queda das folhas no outono ou inverno. (Compre tesouras)
Com seu rápido crescimento pode 2 ou 3 (ou mais) vezes durante o verão, tornando a podar novos brotos, reduzindo-os a 2-3 folhas, e desde que tenham amadurecido, nunca antes, a fim de equilibrar a seu vigor.
Pimenta japonesa (decaryi operculicarya) se você quiser que apenas manter a sua forma, você deve eliminar de imediato novos brotos assim que eles aparecem. Qualquer mamilo (haste da base) deve ser removido imediatamente. Usar a poda como técnica de modelagem, dependendo da direção desejada, portanto devemos olhar a direção que desejamos para o novo ramo (esquerdo ou direito) e eliminar ramos indesejados, o ideal é o cultivo ao ar livre com uma boa luz sem exposição direta do sol. Folhas murchas devem ser removidas para evitar o aparecimento de fungos e ramos mortos ou indesejados podem ser removidos a qualquer momento. Nunca podar drasticamente, se a árvore não é saudável e vigorosa.
Em geral, precisamos remover:
- Todos os brotos da base do tronco,
- Os ramos opostos,
- Ramos que crescem muito na vertical.
Aramação: A aramação da operculicarya deve ser preferencialmente na primavera e outono.
Embora seus ramos sejam relativamente flexíveis, devemos proteger a casca do tronco e ramos, porque são facilmente danificadas. É necessário monitorar marcas de arame na casca devido à rapidez com que engordam e crescem normalmente o fio tem de ser removido no momento começar a marcar a casca. é aconselhável não regar no dia anterior da aramação.
Doenças comuns e parasitas:
A operculicarya é bastante resistente e difícil deter pragas e doenças, mas em qualquer caso, devemos lembrar que, se precisamos usar qualquer tratamento fitossanitário, deve ser específico para a praga ou doença.
Lembre-se que usar produtos químicos pode causar:
- Riscos para a nossa saúde.
- Um gasto desnecessário
- Poluição ambiental.
Reprodução:
Em geral pode ser por:
- Sementes no outono.
- Estacas de raiz no final do inverno. Corte pedaços de cerca de 10 centímetros de raiz. Grossura de mais de 10 mm de diâmetro, colocado na horizontal sobre o chão e cobrir ligeiramente. Usar homônimo enraizaste ajuda
Estilos (os estilos são escolhidos por mim, mas isso não significa que só estes podem ser usados)