https://pt.wikihow.com/Cultivar-Jasmim
Família: Rubiaceae
Nome botânico: Gardenia jasminoides ‘Radicans’
Nome Comum: Gardenia anão, Gardenia, jasmim anao
Descrição geral
Gardenia anão possui as flores branca perfumada famosa da gardênia comum,tem, folhas menores finamente texturizados. É nativo a China tem pequenas flores brancas duplas no verão.
Substrato:Ácidos, solos úmidos com boa drenagem com a matéria orgânica incorporada são as necessidades desta planta. Ele também deve ser fornecido com completo para parte sol e boa circulação de ar. Esta cultivar deve ser dado um pouco mais proteção contra temperaturas frias e ventos de inverno. Em solos argilosos, parece ser bastante tolerante à seca, quando estabelecido e não de uma exposição cheia de sol. ‘Radicans Variegata’ difere apenas em que as folhas pequenas são mais leves de cor verde com manchas brancas. Se usado como uma planta de amostra, ou uma groundcover varrer, em recipientes ou na frente de uma fronteira arbusto, gardênia anão é certamente uma planta para incluir no jardim.
Características
Insolação: Pleno sol, sol parcial
Altura: 15,2 centímetros – 30,5 centímetros
Plantando jasmins 01
1 Escolha uma variedade para cultivar. Há mais de 200 espécies de jasmim, cada uma com características diferentes. Algumas são persistentes e outras decíduas. Parte delas toma a forma de vinhas, enquanto outras são arbustos. Umas são tão delicadas que precisam ser cultivadas em locais fechados, e outras resistem à geada. Compre uma variedade adequada às suas necessidades. Você encontrará essas plantas disponíveis em vasos nos viveiros ou pode comprar as sementes online. Essas são as mais fáceis de encontrar em viveiros:
Variedade | Requerimentos para o cultivo | Características |
---|---|---|
Jasminum officinale (jasmim comum) | Sol total a sombra parcial; cresce ao ar livre em climas amenos; nos outros casos, deve ser cultivado em locais fechados | Flores brancas e estreladas; a vinha resistente à geada é popular em muitas regiões. |
Jasminum nudiflorum (jasmim amarelo) | Sol total a sombra parcial; cresce ao ar livre na maioria das regiões | Flores amarelas; baixa manutenção; forma uma boa cobertura para o chão |
Jasminum parkeri | Sol total a sombra parcial; cresce ao ar livre em climas amenos; nos outros casos, deve ser cultivado em locais fechados | Flores amarelas; toma a forma de arbusto. |
Jasminum fruticans | Sol total a sombra parcial; cresce ao ar livre em climas amenos; nos outros casos, deve ser cultivado em locais fechados | Flores amarelas e tubulares; arbusto persistente. |
Jasminum sambac | Sol total a sombra parcial; cresce em locais fechados, a menos que esteja em clima tropical | As flores aromáticas fazem um chá delicioso; requer um ambiente fechado e controlado na maioria das regiões. |
2 Encontre um local adequado para sua planta. Cada cultivar de jasmim tem necessidades ambientais diferentes, portanto pesquise um pouco para descobrir o que precisa fornecer para o seu. É necessário prover a exposição ao sol e a temperatura corretas para que seu jasmim cresça, por isso, quando estiver decidindo onde plantá-lo, leve em conta as seguintes variáveis:
- De quanto sol ele precisa? A maioria das plantas de jasmim requer sol parcial a total, embora algumas variedades aceitem sombra total.
- Ele resiste ao clima da sua região? Determine se o jasmim que escolheu viverá bem ao ar livre ou se seria melhor plantá-lo em um vaso, num ambiente onde você possa controlar a temperatura e a umidade. Se for plantá-lo do lado de fora, escolha o local mais quente que puder encontrar.
- De quanto espaço sua planta precisa? Alguns cultivares são vinhas que sobem paredes e cercas, e outros crescem ao longo do chão e fornecem uma boa cobertura. Outros ainda se tornam arbustos contidos. Escolha um local de plantio adequado ao tipo que você tem.
3 Prepare o solo para o plantio. A maioria das variedades de jasmim se dá melhor em solo rico e de boa drenagem. Não importa se está plantando no jardim ou em um vaso, prepare o solo misturando a ele uma camada de 5 cm de compostagem. Isso garantirá que a planta produza flores saudáveis ao longo da estação de crescimento.
- Caso esteja plantando ao ar livre, cheque o ponto que escolheu para ver se ele tem uma boa drenagem. Cave um buraco e encha-o com água: se a água for absorvida rapidamente e deixá-lo vazio, o solo drena bem. Caso o líquido demore para ser absorvido, escolha um local de plantio diferente.
Plante o jasmim. Retire a planta com gentileza de seu recipiente e sature a bola das raízes. Depois, cave um buraco do tamanho dessa bola e insira a planta dentro dele. Compacte levemente o solo ao redor da base do jasmim para segurar a planta no lugar. Regue bem o solo ao redor dessa base para ajudar a planta a assentar e adicione mais solo, se necessário, para manter o jasmim de pé.
- Embora a maneira mais comum de plantar jasmim seja comprando uma planta jovem, também é possível cultivar a partir da semente. As sementes de jasmim têm uma taxa de germinação baixa e requerem cuidado especial de acordo com a variedade. Na maioria dos casos, você pode começar o plantio em um local fechado, usando vasos preenchidos com uma mistura para sementes, e depois plantar os brotos ao ar livre assim que a última geada passar.
- Outra maneira de plantar jasmim é usando cortes frescos de uma planta madura. No meio do verão ou no outono, corte caules saudáveis de 15 cm de um jasmim. Prepare um vaso com uma mistura de solo e compostagem e empurre os caules para dentro dela. Coloque o vaso em uma janela ensolarada, mantendo-o bem irrigado, e transplante a planta na primavera.
Cuidando do jasmim 01
1 Dê suportes aos jasmins de vinha. Muitas variedades dessa planta requerem apoios para crescerem fortes e saudáveis. Coloque um poste alto ou uma treliça a alguns centímetros da base do jasmim e enrole a planta gentilmente ao redor do suporte conforme ela crescer. Eventualmente, ela começará a subir por conta própria. Caso tenha plantado o jasmim perto de uma parede ou de uma cerca, treine-o para crescer para cima até que ele comece a se sustentar sozinho.
- Para garantir que o jasmim se estabeleça na treliça ou no poste, você pode usar barbante ou corda para amarrar frouxamente a planta ao suporte. Remova as amarras quando a vinha estiver estabelecida.
2 Mantenha o ambiente úmido. Regue o solo ao redor do jasmim durante a estação de crescimento para mantê-lo molhado, mas não encharcado. Uma regra de ouro é regar o solo quando ele parecer um pouco seco. Se a planta estiver num vaso, veja se ele está drenando bem e regue uma vez por dia.
- Regue o jasmim de baixo para evitar que as folhas fiquem molhadas, pois se sobrarem gotas d’água nelas, o sol as queimará durante as horas mais quentes.[5]
- Caso esteja cultivando a planta dentro de casa, preste atenção ao nível de umidade do ar, bem como na umidade do solo. As variedades mais delicadas precisam de um nível de umidade entre 30 e 45. Use um umidificador ou borrife água na planta frequentemente
4 Pode o jasmim. Durante a estação de crescimento, remova as folhas, flores e caules mortos com as mãos ou usando tesouras de poda para fazer um corte rente ao caule principal da planta. Arrume a planta cortando os caules fora de lugar. Removendo estrategicamente alguns caules aqui e ali, você pode controlar o formato da vinha. O jasmim de arbusto e as variedades que crescem em ambientes fechados precisarão de menos poda para manterem seu formato.
- Não pode antes ou durante o período de floração, pois assim pode inibir o surgimento das flores. Espere até que a planta tenha terminado de florescer.
- Para melhorar o aspecto dos arbustos, pode-se cortar os caules em um terço depois do florescimento. A planta voltará na próxima estação com um formato mais cheio.
5 Cubra o jasmim no outono. Para proteger as plantas durante o inverno, adicione alguns centímetros de palha de pinheiro, esterco ou composto de jardinagem ao redor da base delas. Isso garantirá que o sistema radicular não congele, e a planta deverá começar a crescer de novo quando o tempo ficar mais quente.
- Se estiver cultivando seu jasmim num vaso ao ar livre, pode levá-lo para dentro durante o inverno em vez de adicionar a cobertura.
- As plantas que crescem em ambientes fechados durante o ano todo não precisam de cobertura. No entanto, é importante mantê-las em um cômodo ensolarado com uma temperatura constante entre 15,5 e 23 ºC
- Pulgões
- Cochonilha farinhenta
- Ácaro vermelho
- Insetos escama