Jabuticaba – Myrciaria Cauliflora

    

Nome Científico: Myrciaria cauliflora

Nomes Populares: Jabuticaba, Fruita, Jaboticaba, Jaboticabeira, Jabuticaba-açu, Jabuticaba-do-mato, Jabuticaba-paulista, Jabuticaba-preta, Jabuticaba-Sabará, Jabuticabeira.

Família: Myrtaceae

Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas, Árvores Ornamentais.

Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical.

Origem: América do Sul, Brasil.

Altura: 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros, acima de 12 metros

Luminosidade: Sol Pleno

Ciclo de Vida: Perene

 

Bonsai de Jabuticabeira (Myrciaria Cauliflora, Jabuticaba Bonsai)

(bonsaiempire.com.br)

Posição: O bonsai de Jabuticabeira deve ficar num local onde suas folhas recebam sol diretamente, indispensável para sua floração e frutificação. A Jabuticabeira  é uma planta sensível ao frio, seu crescimento normalmente é lento em temperaturas baixas. Quando a temperatura estiver abaixo de 10 °C, devemos protegê-la, colocando-a em um local onde o vento frio não a atinja. Na primavera, quando a temperatura normalmente já é superior, devemos colocá-la num local ensolarado, mas sol não muito forte (antes das 10:00h e depois das 16:00h), como em uma sacada coberta, embaixo de outras árvores ou mesmo dentro de casa, mas próximo de uma janela, em ambiente arejado.

 

Rega: A Jabuticabeira tem um crescimento muito intenso da primavera ao outono, com elevado consumo de água neste período. Já no inverno, o consumo é moderado. No verão, a rega da Jabuticabeira deve ser generosa, pois ela gosta de solo encharcado. A umidade constante no tronco e nas raízes, no entanto, favorece o surgimento de fungos, o que pode até provocar a morte da árvore, se não forem eliminados. À exceção do verão, é aconselhável molhar o solo da Jabuticabeira somente quando ele já estiver com a superfície seca, para evitar problemas com a umidade excessiva.

 

Alimentação: Durante as estações de crescimento — primavera e verão, quando a brotação é intensa —, o bonsai de Jabuticabeira exige adubação. Os adubos mais indicados são os orgânicos ricos em Fósforo (P). Como sugestão, use adubo de N-P-K  04-14-08. Lembre-se de que, no mínimo uma vez por ano, é necessária a adubação com micronutrientes. Após um transplante, espere um mês para adubar seu bonsai. A primavera é a melhor época para a adubação de sua Jabuticabeira. Árvores doentes ou recém-transplantadas, não devem ser adubadas.

 

Poda: Para fazer a poda de manutenção, corte os pequenos galhos que nascem do tronco ou na copa que não se encaixem no desenho predefinido por você. Manter a copa numa forma triangular, é uma boa ideia. Deixe para fazer as podas mais drásticas no final do inverno. Graças à sua brotação intensa, mesmo na madeira velha, a Jabuticabeira suporta muito bem podas drásticas. A limpeza, com a retirada das folhas ressecadas, é muito importante para a manutenção de sua árvore. Retire os brotos novos que surgirem perto das raízes, e elimine também os galhos novos que entrem em competição com galhos maiores já existentes. As podas devem ser feitas várias vezes durante o ano, com exceção do inverno, para manter a forma original de sua árvore.

 

Transplante: O transplante da Jabuticabeira deve ser feito uma vez por ano ou a cada dois anos, de preferência no inicio da primavera, quando sua brotação intensa se inicia. A Jabuticabeira necessita um solo com boa drenagem. A  mistura de solo aconselhada é de 40% de areia peneirada, 40% de condicionador de solo e 20% de argila refratária, de boa procedência e peneirada (entre 2 a 5 mm). Durante o transplante, as raízes devem ser podadas em até 50%, no máximo. E lembre-se: Nunca adube plantas doentes ou recém-transplantadas. Espere 01 (um) mês para fazer a adubação.

 

Propagação: A propagação da Jabuticabeira pode ser feita através de sementes, mas, por ser uma planta que demora a produzir frutos, é recomendável que se obtenha um bonsai feito por alporquia, preferencialmente de um galho que já esteja frutificando. A época ideal para a alporquia é o final do inverno. Detalhes por se tratar de uma Myrtaceae a técnica de alporque pode levar anos, pois não responde bem, mas funciona uma da técnicas que já vi e funciona bem é a da lata. A técnica é bem simples

Material:

1 galho de jabuticaba

1 recipiente plástico para por água

1 pedaço de mangueira de jardim (+-50 cm)

1 lata de tinta 18 litros

1 vaso de plástico

 Como fazer

No tronco da jabuticaba raspe +- 15 cm da parte inferior, pois é esta pare que vai ficar dentro do recipiente plástico, pegue o vaso plástico faça um furo na sua parte inferior (bom no meio) da espessura do galho que você raspou, agora passe o galho pelo furo, como se estivesse plantando uma muda normal, encha o vaso de substrato, pronto já estamos com a primeira parte feita, a lata de 18 litros (aquelas de tinta) abra uma das laterais fazendo um tipo de janela, isso será importante, no recipiente plástico faça um furo do mesmo diâmetro da mangueira que você tem  e coloque a mangueira nele, bem já temos a jabuticaba no vaso com uma ponta atravessando por ele , já temos a lata com a janela e já temos o recipiente com a mangueira adaptada , agora vamos juntar tudo. Dentro da lata ponha o recipiente com água, sobre a lata encaixe o vaso, sendo que a ponta do galho que esta descascada fique submerso na agua que esta dentro do recipiente plástico, a mangueira que esta encaixada neste recipiente serve para por mais água caso a mesma baixe , sendo assim você não mexera no conjunto, como funciona como a ponta do galho fica sempre submersa, mantêm a planta hidratada, e a parte onde esta dentro da terra lançara raízes, quando estiver bem enraizado é só desmontar o conjunto e cortar a parte inferior do galho que ficou dentro da água. De todas as técnicas que vi esta foi a que mais me convenceu principalmente pelo numero de exemplos bem sucedidos.

 

 

 

 

Melhores estilos

0 Comentários

Deixe uma resposta

©2024 Mybonsai Paulo Schweitzer

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?