Gardênia – Gardênia jasminoides

Gardênia – Gardênia jasminoides

  • Nome Científico: Gardênia jasminoides
  • Nomes Populares: Gardênia, Jasmim-do-cabo.
  • Família: Rubiaceae
  • Categoria: Arbustos, Cercas Vivas, Flores Perenes.
  • Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical.
  • Origem: Ásia, China.
  • Altura: 1.8 a 2.4 metros
  • Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno.
  • Ciclo de Vida: Perene

A gardênia é uma planta arbustiva, de textura semi lenhosa, com ramos eretos, ramificados e folhas perenes. Sua altura média é de 1,5 a 2 metros de altura. Suas folhas são brilhantes, coriáceas, opostas, ovaladas e de coloração verde-escura. As flores são brancas, cerosas, grandes e muito perfumadas. Com o tempo adquirem uma coloração creme com tons amarelados. A floração ocorre em meados da primavera e início do verão. Os frutos, oriundos das variedades férteis, têm a polpa amarela, de onde se extraem corantes para o artesanato e indústria. Ocorrem variedades de flores simples ou dobradas, pequenas e grandes, assim como há variedades de ramagem prostrada e pequeno porte. A gardênia é uma planta de rica fragrância e sua utilização deve aproveitar esta sua qualidade. Ela pode ser cultivada isolada em pátios ou próximo às portas e janelas, onde há trânsito de pessoas. Sendo conduzida sem podas de adensamento, apenas de limpeza, ela cresce com maior ventilação e é menos suscetível às doenças. Contudo, pode ser plantada em grupos e, sendo cuidada com zelo, pode formar belas cercas-vivas com textura mais compacta. O momento ideal para a poda das gardênias é após a floração. Presta-se para o plantio em vasos e é ótima para bonsai. Deve ser cultivada sobre sol pleno, em solo fértil, levemente ácido, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares. Suplementações com quelatos de ferro e adubações na primavera e verão estimulam um crescimento vigoroso e florações intensas. A gardênia aprecia a temperatura amena, mas não tolera baixa umidade do ar. Ela se adapta bem ao clima subtropical e tropical de altitude, com noites frias. Multiplica-se por estaquia dos ramos sem lenhosos após a floração.

Gardênia jasminoides, (gardênia, jasmim de cabo, cape Jessamine, Danh-DANH ou jasmim, é uma planta com flores vivas da família Rubiaceae. Originou-se na Ásia e é mais comumente encontrada crescendo de forma selvagem no Vietnã, sul da China, Taiwan, Japão, Myanmar, e na Índia. Com suas folhas verdes brilhantes e fortemente perfumadas flores brancas de verão, são amplamente utilizadas em jardins em climas temperados e subtropicais quentes e, como uma planta de casa em regiões temperadas. É cultivada na China há pelo menos mil anos, e foi introduzida para jardins ingleses em meados do século 18. Muitas variedades foram criadas para a horticultura, com baixo crescimento, e as formas grandes e longas-floração.

Taxonomia e nomenclatura
Gardênia jasminoides foi descrito pelo Inglês botânico John Ellis em 1761, depois de ter sido transportado para a Inglaterra na década de 1750. Ele ganhou a sua associação com o jasmim nome como o botânico e artista Georg Dionysius Ehret tinha representado e perguntou se era de um jasmim como as flores se assemelhava a última planta. O nome pegou e viveu-se em nome tão comum e epíteto científico. O nome G. augusto de Linnaeus foi considerado inválido. Os nomes comuns de jasmim capam e jasmim cape derivam da crença anterior de que a flor se originou no Cabo da Boa Esperança, Sul.

Descrição: Gardênia jasminoides é um arbusto com casca acinzentada e escura sempre viva brilhante folhas verdes com veias proeminentes. As flores brancas florescem na primavera e no verão e são altamente perfumadas. Eles são seguidos por pequenos frutos ovais.

História: (1880 desenho botânico) Evidência de Gardênia jasminoides no cultivo na China remonta a dinastia Song (960-1279 d.C.), onde ambas as formas selvagens e dupla de flor foram retratados em pinturas, como os da Canção imperador Huizong, e do século X artista Xu Xi.  A dinastia Yuan (1271-1368) viu-o em laca, e a dinastia Ming em porcelana (1368-1644). Gardênias foram vistos em viveiros em Guangzhou em 1794 pelo Inglês estadista Sir John Barro. Enquanto isso, ele foi propagado pela primeira vez na Inglaterra em agosto 1757 por um James Gordon de Mile End, e vendeu bem depois disso. Foi primeiramente cultivada nos Estados Unidos em 1762, no jardim Charleston de Alexander Garden, que tinha se mudado há dez anos.
G. jasminoides ganhou Prêmio da Royal Horticultural Society of Merit Garden.

Cultivo: É amplamente utilizado como uma planta de jardim em jardins temperados e subtropicais quentes. Ele pode ser usado como cerca viva. Ela exige boa drenagem e um local ensolarado, e prefere um solo ácido com um PH entre 5 e 6,5.  Gardênia jasminoides é geralmente considerada difícil de cultivar. Como uma planta subtropical, prospera melhor em temperaturas quentes em ambientes úmidos. Aproveitar essas condições é bastante difícil em latitudes temperadas, à razão pela qual gardênias são normalmente cultivadas como plantas de interior ou em estufas. Em lugares quentes, porém, podem ser cultivadas ao ar livre. De qualquer maneira, ele prefere luz solar indireta ou sombra parcial.
Além das dificuldades na criação de condições adequadas para a planta viver, gardênias precisam ser plantadas em um solo ácido (é uma calcifuge). Se o solo não é suficientemente ácido, muitos dos seus nutrientes (especialmente os compostos de ferro) não estarão disponíveis para a planta, uma vez que não irá diluir na água e, portanto, não vai ser absorvido através das raízes. Se isso acontecer, a gardênias começa a desenvolver clorose, cujo principal sintoma é um amarelecimento das folhas. Por esta razão, não é aconselhável para a água gardénias com água muito dura. Ao ter que regar com água dura, é possível adicionar um pouco de vinagre ou suco de limão a ele antes de fazer isso, isso vai diminuir o PH da água. Ou use um modificador de PH eficaz, como o ácido fosfórico ou nítrico. Quelato de ferro podem ser adicionados ao solo, a fim de baixar o PH, mas deve ser tomado cuidado uma vez que uma sobre dosagem pode matar a planta, tal como com qualquer outra alteração do solo inorgânico. Alguns jardineiros vão derramar vinagre sobre o solo para efetivamente manter o PH baixo e evitar a clorose. Isto pode ser realizado regularmente ou quando os primeiros sintomas de clorose foram vistos.

Cultivo: Muitos cultivos foram desenvolvidos, das quais as formas duplas de flor são mais populares. G. ‘Radicans’ é um groundcover baixo crescimento que atinge 15-45 cm (6-18 in) e se espalha até um metro de largura, enquanto G. ‘Fortuniana’ e G. ‘Mistério’ são cultivares duplas de flor. O primeiro foi enviado pelo botânico escocês Robert Fortune em 1844 para o Royal Horticultural Society, em Londres.  Este último tem um grande porte ereto e tem sido uma variedade popular boa para fins de cobertura. Atinge 1,8 a 2,5 m (6-8 pés) de altura e largura. G. ‘Aimee’ é uma forma primitiva de floração (primavera). Cultivares como G. ‘estrela cadente’ e G. ‘Chuck Hayes’ são mais resistentes ao frio, aproximadamente à zona 7. A cultivar chamado ‘Snow Verão’ distingue-se por suas grandes flores e cresce em USDA zonas 6-10.  “Crown Jewel ‘é uma variedade espalhando anã que sobreviveu várias semanas abaixo de zero na Zona 6”. Ao contrário de outras variedades, G. ‘Golden Magic’ tem flores que mudam para um amarelo dourado relativamente cedo após a abertura branco. Ela cresce a 1,5 m de altura e 1 m de largura.

Usos: O fruto é utilizado como um corante amarelo, que é utilizado para a roupa e comida. Povos polinésios nas ilhas do Pacífico usar estas flores perfumadas em seus colares de flores, que são chamados Ei nas Ilhas Cook, Hei na Polinésia Francesa e Lei no Havaí.

Usos tradicionais: fructus Gardenia jasminoides (fruto) são usados na medicina tradicional chinesa para “drenar fogo” e, assim, tratar certas condições febris.
Composição química da fruta. Os iridóides genipina e ácido geniposidic podem ser encontrados em G. jasminoides. Crocetina (um composto químico geralmente obtido a partir de Crocus sativus) também pode ser obtido a partir do fruto da G. jasminoides.

Composição química da fruta: Os iridóides genipina e ácido geniposidic podem ser encontrados em G. jasminoides. Crocetina (um composto químico geralmente obtido a partir de Crocus sativus) também pode ser obtido a partir do fruto da G. jasminoides.

Como Plantar uma Gardênia

fonte (https://pt.wikihow.com/Plantar-uma-Gardenia)

Gardênias são sempre-vivas com flores onduladas brancas e um doce perfume, intenso, que permeia o ar nos jardins da primavera ao verão. Elas ficam melhor em locais com alta umidade e podem ser plantadas no solo ou em vasos. Consulte a Etapa 1 para aprender a plantar uma gardênia.

Escolhendo uma Variedade e Preparando-se para Plantar

Escolha uma variedade de gardênia adequada ao seu clima. A maioria das variedades de gardênia se desenvolve em locais com alta umidade e abundância de chuvas, como o Sudeste dos EUA. Certas variedades resistentes podem se desenvolver durante o inverno com alguma proteção, e outras são adequadas para o cultivo em vasos que devem ser trazidos para dentro de casa quando a temperatura cair.

  • Variedades adequadas para o plantio ao ar livre em climas úmidos incluem Golden Magic, Aimee, August Beauty, Miami Supreme, e Mystery.
  • Variedades resistentes o suficiente para resistir a temperaturas mais frias incluem Chuck Hayes, Klein’s Hardy, Grif’s Select, e Shooting Star.
  • Variedades que ficam bem em vasos que são levados para dentro de casa durante o inverno incluem White Gem, Veitchii, Radicans e Kimura Shikazaki .

Escolha um lugar para plantar sua gardênia. As gardênias precisam de sol pleno a pouca sombra. Escolha um local que fique alto no quintal e não muito perto de outros arbustos e árvores, de modo que as raízes não fiquem cheias. Se você puder, plante a gardênia em uma faixa estreita de uma janela ou varanda, de modo que você seja capaz de desfrutar de seu perfume doce quando ela florescer.

Teste o solo para a acidez. Gardênias requerem solo ácido com um pH entre 5 e 6 . Se você não tem certeza sobre o nível de pH do solo, adquira um kit de análise de solo e descubra. O solo que fica próxima de caminhos e bordas de concreto tende a ser mais ácida do que a terra em outros pontos. Se o pH do solo é superior a 6 , você precisará alterá-lo antes de plantar a sua gardênia.

Altere o solo, se necessário. Se o seu solo tem um pH alto e baixo teor de nutrientes, altere-o através da mistura de enxofre e adubo. Use um rastelo ou uma enxada de jardim para lavrar o solo a uma profundidade de 30 cm e trabalhar nos materiais para distribuí-los de forma uniforme. Teste o solo novamente para garantir que o nível de pH esteja correto antes do plantio.

Plante na primavera ou no outono. Se você vive em um clima quente, você pode plantar a gardênia tanto na primavera ou no outono, ambos são bons para a planta. Se você vive em um clima mais frio, plante na primavera para que a gardênia tenha tempo para estabilizar antes do frio chegar. A gardênia produzirá flores quando o tempo aquecer.

Plantando e Cuidando das Gardênias ao Ar Livre

Regue o local onde você está plantando a gardênia. O solo deve ser úmido e rico para fornecer o ambiente certo para a gardênia.

Faça um buraco que seja tão profundo como a bola de raízes da gardênia e duas vezes mais largo. Isto dará às raízes da gardênia muito espaço para se espalhar.

Coloque a gardênia no buraco. Retire o vaso ou qualquer estopa ou outro material nas raízes da planta gardênia e coloque-a no buraco que você cavou. Volte a encher o buraco com a terra que você tirou. Regue a gardênia bem para umidificar o solo.

Coloque palha em torno da base da gardênia. Use aparas de madeira de pinho ou de palha para cobrir a área em volta da base da gardênia. Isto irá proteger as raízes de temperaturas frias.

Mantenha a gardênia regada. Gardênias precisam de água regularmente durante todo o verão. Pelo menos uma polegada de chuva ou água por semana. Durante períodos de chuvas fortes, não há necessidade de regar. Monitore o solo e a água da gardênia sempre que o solo parecer que está um pouco seco.

  • Evite molhar as folhas quando você regar a gardênia. Regue perto das raízes, de modo que o sol não queime a planta.

Fertilize duas vezes por ano. Para manter a gardênia saudável, use um fertilizante ácido ou farinha de sangue por uma vez, no início da primavera e novamente no início do verão.

aça a poda da gardênia. Pode uma vez no início da primavera para moldar o arbusto e deixá-lo pronto para a estação de crescimento. Após as flores terminarem de florescer, pode a gardênia mais uma vez para remover flores e galhos mortos.

Procure por sinais de infestação de pragas. Gardênias são propensas a ficarem infestadas de diversos tipos diferentes de insetos, moscas brancas especialmente, parasitas e cochonilhas. Se você verificar sinais de infestação, use um óleo hortícola ou sabão inseticida para cuidar do problema.

Plantando e Cuidando dos Vasos de Gardênias

Escolha um vaso com boa drenagem. Procure um que seja apenas um pouco maior e mais profundo do que a bola de raízes da planta que você vai plantas no vaso. Certifique-se de usar uma variedade de gardênia adequada para se desenvolver no vaso para que a gardênia não saia do vaso.

Encha o vaso com substrato. Escolha um bom substrato para plantas caseiras sem acrescentar adubo para encher o vaso. Certifique-se de que a mistura tenha o pH é inferior a 6. Coloque uma quantidade suficiente do substrato no vaso de modo que a parte superior da bola de raízes fique cerca de 1 1/2 polegada abaixo da borda.

Adicione água quente ao substrato até que ele fique úmido. Misture bem para que não haja blocos secos.

Centralize a gardênia no novo vaso. Preencha ao redor da gardênia com substrato até a parte parte superior da porção da raiz.

Adicione fertilizante. Misture um fertilizante ácido, solúvel em água formulado para gardênias, conforme indicado na embalagem plantas de vasos. Regue o vaso com a solução fertilizante até drenar a água no fundo.

Adicione mais substrato se o mix estiver abaixo da bola de raízes. Deve haver cerca de 2.5 centímetros de espaço entre a borda do vaso e a parte superior do meio da planta no vaso.

Coloque o vaso em um local ensolarado. Gardênias em vasos são perfeitas para varandas ou pátios ensolarados. Certifique-se que o vaso não esteja em um local muito sombreado, ou a gardênia não vai florescer.

Regue a gardênia, na mesma hora, a cada semana. Gardênias em vasos só precisam ser regadas uma vez por semana. Dê à gardênia uma boa quantidade de água no mesmo período da manhã, toda semana. Regue as raízes, e não as folhas, para evitar que o sol queime a planta.

Leve o vaso para dentro de casa no inverno. Se você mora em um lugar frio, você vai precisar “hibernar” a gardênia dentro de casa. Antes da primeira geada no outono, traga o vaso para dentro e coloque-o em um quarto ensolarado e úmido. Se o ar em sua casa é seco, coloque um umidificador no quarto com a gardênia para manter a umidade alta o suficiente para a planta.

Replante as gardênias a cada 2 anos, na primavera. As gardênias lentamente vão crescer excessivamente em seus vasos após cerca de 2 anos. Compre um vaso maior e replante a sua gardênia para mantê-la saudável. .

Dicas

  • Se você não conseguir encontrar um fertilizante para gardênias um fertilizante para azaleias ou mirtilos vai funcionar.
  • Se o seu solo não for naturalmente ácido, pode ser necessário fertilizar as gardênias com fertilizante ácidos, por várias vezes ao ano, mesmo se você alterar o solo antes do plantio.
  • Gardênias gostam de temperaturas baixas, (cerca de 18.3ᵒ C) no inverno, mas gostam de um verão longo e quente.
  • Use variedades menores de gardênia para plantas de interior plantadas em vasos.
  • Gardênias que ficam dentro de casa se desenvolvem melhor se elas têm um período de férias de verão na parte externa da casa.

Avisos

  • As gardênias exigem alta umidade e o meio do seu vaso deve estar sempre úmido, quando mantido dentro de casa.
  • Mantenha as gardênias bem regadas no exterior.

Materiais Necessários

  • Fertilizante ácido
  • Substrato para plantas de interior
  • Vasos com boa drenagem

Bonsai

Temperatura: Gardênia é uma planta tropical, e, como tal, requerem que seu ambiente é quente e úmido. Durante o dia, a Gardenia vai preferir temperaturas mais quentes, com uma baixa à noite.

Iluminação: Gardênias devem ser mantidas ao ar livre, uma vez que deve ser exposta à luz solar durante pelo menos 3 a 4 horas cada dia e quando mantidos dentro de casa ele deve ser colocado num local adequadamente exposta à luz solar, tais como uma janela virada para nascer do sol.

Rega: É preferível manter a Gardênia regada regularmente para garantir que o solo não seque. Desde que sejam expostas ao sol por pelo menos metade do dia ele vai exigir rega mais frequente em comparação com algumas outras variedades de bonsai, o que é um fator importante a considerar para quem viaja longe de casa regularmente. Sendo uma planta tropical significa que eles precisam viver no solo úmido, bem drenado garantindo que o solo nunca seca, pois isso seria prejudicial para o Bonsai levando o mesmo a morte, ou apodrecimento das gemas. Certifique-se de não sobre a água, gostando de condições úmidas não significa que eles prosperam em pântanos. Gardênias gostaria de ser mantido uniformemente úmido.

Adubo: Gardênias são plantas que gostam de substrato ácido e apreciar a ser fertilizado com um fertilizante ácido de qualidade a cada 4-6 semanas com início na primavera depois que as folhas novas começam a aparecer, continue adubando até o outono e início do inverno.

Poda / Formação: A poda da Gardênia deve ser realizada para dar à planta uma forma e tamanho adequado. É aconselhável fazer a poda depois que o período de floração.
Assegurar a remoção de todas as folhas mortas e flores para promover o novo crescimento da Gardênia. A aramação deve ser realizada durante o final do inverno ou primavera. Lentamente aplique uma pequena quantidade de pressão com os polegares, dobrando gradualmente, repetir em vários locais ao invés de arriscar demais em um só lugar. Repetir o processo durante vários dias seguidos. Seja sensível a qualquer aumento ou diminuição da resistência; A aramação deve ser realizada com atenção e paciência, garantindo que o fio sobre a casca não é apertado com tanta força que o fio deixa marcas sobre ele ou quebra os ramos sob o stress de aramação descuidada. A Gardênia é bem adequada para uma variedade de estilos de formação.

Insetos / Pragas: Se você descobrir que seu Bonsai encontrou o stress de insetos ou doenças, isolar a planta imediatamente para evitar a propagação a outras plantas e Bonsai. Uma das maiores pragas da Gardênia são os pulgões. Estes insetos têm pequenos corpos macios e são em forma lágrima. Eles ficam geralmente abaixo de folhas e em torno de um novo crescimento na planta. Os pulgões sugam o fluido da planta, é por isso que eles gostam do novo crescimento, porque ele tende a ser mais exuberante e úmido. Esses insetos do jardim podem espalhar vírus também. Um remédio eficaz para assumir o controle de pulgões é fazer uma solução de água e sabão diluída. Pulverizar as folhas limpe cuidadosamente as folhas com uma esponja macia, enxaguando depois de cada passagem para assegurar a remoção de pulgões. Dê uma lavagem final com água pura e mantenha os olhos abertos nos dias seguintes para outros ataques!
Outra praga gardênia é a cochonilha. Cochonilhas são as mais comuns pragas da gardênia você vai ver. Eles são brancos e encontrados em massas ao longo das folhas da gardénia. Eles tendem a esconder-se ao longo das áreas protegidas da planta. Um bom remédio é pulverizar seu Bonsai com óleo de Neem. Existem algumas outras doenças na gardênia a considerar. Uma das piores doenças Gardênia é fumagina. Fumagina é uma doença folhagem que transforma as

Folhas em preto, não ferir a planta, mas ele impede a luz solar de chegar à planta através das folhas, sendo assim a planta não executa a fotossíntese. Fumagina prospera com o orvalho do mel criado por pragas como pulgões. Se você controlar os pulgões, você também será capaz de controlar fumagina.

Propagação: Estaquia basta cortar cerca de um pequeno pedaço de 20 cm a partir de uma planta mãe saudável e colocá-lo em uma jarra de água. Muito rapidamente você começará a ver o aparecimento de raízes. Quando há uma abundância de raízes, você pode colocar a sua nova muda em um bom solo orgânico rico manter húmido para garantir.

Transplante: O transplante da sua Gardênia deve ser realizado a cada 2 anos, durante o final do inverno ou durante a primavera. Quando ao transplante lembre-se de podar as raízes cuidadosamente muitas podas de raízes seria prejudicial para a planta; por conseguinte, apenas cerca de 10% das raízes deve ser podada. O solo utilizado durante o processo de ré envasamento deve ter um elevado teor de matéria orgânica.

 Comentários adicionais: a gardênia não é um bonsai fácil de ser feito, mas o resultado é gratificante pois sua floração abundante e seu perfume são sem sombra de dúvidas sensacionais.

 

Estilos

(observação é escolhida por mim do que já vi isso não significa que seja a única forma de se fazer )

 

©2024 Mybonsai Paulo Schweitzer

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?