Forsythia x intermedia – Sino-dourado

Nome Científico: Forsythia x intermedia

Nomes Populares: Sino-dourado, Forsítia.

Família: Oleácea

Categoria: Arbustos, Cercas Vivas.

Clima: Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical.

Origem: Europa

Altura: 2.4 a 3.0 metros

Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno.

Ciclo de Vida: Perene

O sino-dourado é um arbusto lenhoso, decíduo e muito florífero. Ele é um híbrido europeu, resultante do cruzamento entre duas espécies chinesas, a Forsythia suspensa e a F. viridissima. Seu porte é pequeno, alcançado de 1 a 3 metros de altura e até 5 metros de largura. A ramagem é ereta a arqueada, com múltiplos caules delgados. As folhas são opostas, glabras, elípticas a lanceoladas, simples ou trifoliadas e com bordos serrilhados. As flores surgem no início da primavera, em grupos de duas a seis, enchendo os ramos em todo seu comprimento, quando estes ainda estão despidos de folhas. Elas apresentam corola com quatro pétalas de cor amarelo ouro, afuniladas na base. O fruto é uma cápsula seca e marrom, contendo numerosas sementes aladas. Este arbusto vigoroso, de crescimento rápido a moderado, torna-se um grande destaque no jardim, por ocasião de seu florescimento exuberante. O conjunto de flores e ramos dá a planta um aspecto de massa dourada. Além disso, sua folhagem adquire belas tonalidades amarelas e avermelhadas no outono. O sino-dourado é uma planta que muda a cada estação do ano, e nela podemos observar o ciclo da vida sempre em renovação. Pode ser utilizada isolada, como destaque em pequenos jardins ou pátios, mas seu efeito tem maior impacto em maciços e renques livres, ao longo de extensos jardins. Há muitas cultivares para diversas aplicações, entre estas podemos destacar: ‘Arnold Dwarf’, variedade anã, ‘Spectabilis’, rústica e florífera, ‘Fiesta’, de folhas variegadas de creme e ‘Spring Glory’, adaptada a climas mais quentes. Deve ser cultivado sobre sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Planta própria para clima temperado e subtropical aprecia o frio do inverno. As podas devem ser realizadas após o florescimento. O formato natural da planta é bonito, mas é possível lhe imprimir outra forma ou estimular o seu adensamento. As plantas velhas se beneficiam com podas de rejuvenescimento também. Por tolerar a meia-sombra, os sinos-dourados podem ser plantados em interiores, próximo a janelas, mas sua floração não será tão abundante quanto à das plantas que estarão ao ar livre. Multiplica-se por estaquia de ramos lenhosos e semi lenhosa, alporquia e mergulhia, realizadas na primavera e verão.

Forsythia

Forsythia é um género de plantas de florescência na família Oleácea (família de oliva). Há cerca de 11 espécies, a maioria nativa a Ásia oriental, mas um nativo do sudeste da Europa. O nome comum é também forsythia; o gênero é nomeado após William Forsyth.

Descrição

Forsythia são arbustos decíduos geralmente crescem a uma altura de 1-3 m e, raramente, até 6 m com casca castanho-acinzentada áspero. As folhas são opostas e são geralmente simples, embora às vezes tri foliolada com um par basal de pequenos folhetos; eles variam entre 2 e 10 cm de comprimento e, raramente, até 15 cm com uma margem que é serrilhada ou a totalidade (liso). As flores são produzidas no início da primavera antes das folhas, amarelo brilhante, com uma flor profundamente quatro lóbulos, as pétalas se juntaram apenas na base. Estes pingentes de se tornar no tempo chuvoso protegendo assim as partes reprodutivas. É amplamente afirmado que Forsythia flores são capazes de produzir lactose (açúcar de leite). Lactose é muito raramente estabelecida em outras fontes naturais, exceto o leite. No entanto, a presença de lactose não pôde ser confirmada. O fruto real é uma cápsula seca, contendo várias sementes aladas. O gênero é nomeado após William Forsyth (1737-1804), um botânico escocês que era jardineiro-chefe real e um dos membros fundadores da Royal Horticultural Society.

Espécies

    Forsythia europaea Degen e careca. Bálcãs na Albânia e Sérvia.

    Forsythia giraldiana Lingelsh. Northwest China.

    Forsythia × intermedia. Híbrido jardim entre F. suspensa e F. viridissima.

    Forsythia japônica Makino. Japão.

    Forsythia koreana (Nakai) TBLee. Coreia.

    Forsythia likiangensis Ching e Feng ex PYBai. Sudoeste da China.

    Forsythia × mandschurica Uyeki. Nordeste da China.

    Forsythia mira MCChang. North China central.

    Forsythia ovata Nakai. Coréia.

    Forsythia saxatilis (Nakai) Nakai. Coréia.

    Suspensa Forsythia (Thunb.). Vahl. Oriental e Central China.

    Forsythia togashii H.Hara. Japão (Shodoshima).

    Forsythia velutina Nakai. Coréia.

    Forsythia viridissima Lindley. Leste da China.

Um estudo de genética não corresponde totalmente às espécies tradicionalmente admitidas listadas acima, e agrupa as espécies em quatro subtipos: (1) F. suspensa; (2) F. europaea – F. giraldiana; (3) F. ovata – F. japônica – F. viridissima; e (4) F. koreana – F. mandschurica – F. saxatilis. Das espécies adicionais, F. koreana é geralmente citado como uma variedade de F. viridissima, e F. Saxatilis como uma variedade de F. japônica; a evidência genética sugere que eles podem ser mais bem tratados como espécies distintas. Forsythias são usadas como plantas de alimento pelas larvas de algumas Lepidópteras espécies, incluindo Brown-tail e The Gothic.

História

Duas espécies de forsythia estão no centro das formas selecionadas, para ambas as espécies são variáveis.

híbridos: Forsythia suspensa e F. viridissima. “Essas duas espécies são, por assim dizer, o fundador-membros da família forsythia”, escreve Alice Coats; eles foram às primeiras espécies postas em jardins ocidentais do Extremo Oriente e eles têm cada um desempenhou um papel nos arbustos do jardim modernos. Suspensa Forsythia, o primeiro a ser notado por um ocidental, foi visto em um jardim japonês pelo botânico-cirurgião Carl Peter Thunberg, que incluiu (como um lilás), em sua Flora Japônica 1784. Conexões profissionais de Thunberg se deitou com a Companhia Holandesa das Índias Orientais, e F. suspensa alcançado Holland em primeiro lugar, por 1833. Na Inglaterra, quando estava sendo oferecido por Veitch Viveiros em Exeter em meados do século, ele ainda era considerado uma raridade. Nem todas as variedades de suspensa são splaying carregada e arqueada, melhor visto pendurado sobre um muro de contenção; uma forma ereta encontrada por Fortune perto de Pequim, em 1861, foi durante algum tempo classificado como um F. de espécies fortunei. Forsythia viridissma, enquanto isso tinha ultrapassamo-lo em jardins europeus. The Scottish planta caçador de Robert Fortune “descoberto” ele- no jardim de uma mandarina da cidade costeira de Chusan (Zhoushan) – antes que ele já viu que cresce selvagem nas montanhas da província de Chusan, Zhejiang. Forsythia × intermedia, como o próprio nome sugere, é um híbrido de F. suspensa e F. viridissima, introduzido na Europa continental sobre 1880. Cruzas repetida dos mesmos dois pais fizeram reiterações de F. × intermedia bastante variável. “Uma planta de uma forma particularmente vistosa (spectabilis) é amplamente comercializada como F. × intermedia ‘Lynwood Variety”. [13] Esta cultivar ganhou a Royal Horticultural Society’s Award of Merit Garden, assim Como F. × intermedia Week End ‘Courtalyn “e F. Maree D’OR’ Courtasol ‘. Sobre o tempo das outras espécies na Primeira Guerra Mundial foram descobertos por caçadores de plantas na China: F. giraldian (encontrado em Gansu, 1910) e F. ovata (recolhidos a partir de sementes na Coréia por EH “chinês” Wilson) têm sido particularmente úteis como pais de sementes em cruzamentos americanos do século 20.

Cultivo e usos

O híbrido Forsythia x intermedia (F. suspensa × F. viridissima) e Forsythia × variabilis (F. ovata × F. suspensa) foram produzidos no cultivo.  Forsythia intermedia é um híbrido entre F. suspensa e F. viridissima. Muitas cultivares foram selecionados a partir desta cruz incluindo anão e formas compactas. Forsythias são populares arbustos início da primavera com flores em jardins e parques. Dois são comumente cultivadas para ornamento, Forsythia × intermedia e Forsythia suspensa. Eles são ambos primavera arbustos floridos, com flores amarelas. Elas são cultivadas e valorizada por ser, plantas de jardim confiáveis difíceis. Forsythia × intermedia é a mais comumente cultivada, é menor, tem um hábito na posição vertical, e produz flores fortemente coradas. Forsythia suspensa é um grande a muito grande arbusto, pode ser cultivada como um arbusto chorando sobre os bancos, e tem flores mais pálidas. Muitas cultivares de jardim nomeados também podem ser encontradas.  Forsythia é frequentemente forçada dentro de casa no início da primavera. Comercial propagação geralmente é por estacas, retiradas de madeira verde após a floração no final da primavera ao início do verão; alternativamente, as estacas podem ser tomadas entre novembro e fevereiro.  ramos de baixo pendurado, muitas vezes criar raízes, e podem ser removidos para transplante. Uma prática comum (conhecida como estratificação) é colocar um peso sobre um ramo de mantê-lo no chão e, depois de ter enraizado, para desenterrar as raízes e cortar a parte enraizada do ramo principal; esta pode então ser plantada. Suspensa Forsythia é considerada uma das 50 ervas fundamentais na fitoterapia chinesa. Varas Forsythia são usados para curvar um instrumento de corda coreano chamado ajaeng.

Espécies

Composto por 24 espécies:

  • Forsythia densiflora
  • Forsythia europaea
  • Forsythia fortunei
  • Forsythia fortuni
  • Forsythia giraldiana
  • Forsythia intermedia
  • Forsythia japonica
  • Forsythia koreana
  • Forsythia likiangensis
  • Forsythia lynwood
  • Forsythia mala
  • Forsythia mandschurica
  • Forsythia mira
  • Forsythia nana
  • Forsythia ovata
  • Forsythia saxatilis
  • Forsythia scandens
  • Forsythia sieboldii
  • Forsythia sieholdi
  • Forsythia suspensa
  • Forsythia togashii
  • Forsythia velutina
  • Forsythia viridissima
  • Forsythia Hybriden

POSIÇÃO: Pleno sol ou luz sombra manchada. Totalmente resiste até -10 ° C.

Adubo: A cada duas semanas durante todo o período vegetativo.

Transplante: A cada um ou dois anos na Primavera após a floração.

PODA: Após a floração, podar ramos duro e continuar a podar fora de crescimento até meados do verão.

PROPAGAÇÃO: Enraizamento de estacas semi maduros no verão.

Pragas e doenças: pássaros podem comer botões de flores no início da Primavera.

Estilos (observação é escolhida por mim do que já vi isso não significa que não possa ser feito em outros estilos)

©2024 Mybonsai Paulo Schweitzer

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?