ALICATE COMUM PARA CORTAR ARAME
SERROTE
CANIVETE
Tesouras – Procurem as lojas do tipo cirúrgicas; lá os amigos encontrarão uma infinidade de tesouras (bem afiadas e com cortes bem precisos, passíveis de amolar depois), alicates usados principalmente na área Ortopédica, hastes de aço para substituir hashis. Tudo em aço inox! Tesoura utilizada para poda de ramos finos e folhas; tem excelente corte tamanho adequado e não enferruja… Custo só 6 reais. Esta é chamada de Tesoura de Metzenbaum reta. Existem as tesouras do tipo Mayo que são mais robustas.
ALICATE CÔNCAVO OU LATERAL – Este alicate em forma de proa de navio reta é utilizado para cortar galhos de diâmetro médio. É importante para escavar a madeira e produzir uma bela cicatrização. Sua forma permite trabalhar sem a necessidade de se posicionar no prolongamento do ramo para cortá-lo. Muito importante, pois retiramos o galho, quando necessário, rente ao tronco ou galho de onde ele sai.
ALICATE ESFÉRICO OU OVAL Para fazer cortes redondos e profundos, sua lâmina esférica assegura uma cicatrização sem aquele calo alto. É utilizado para cortar galhos de diâmetro médio. Importante para escavar a madeira e fazer cicatrizes bonitas.
ALICATE PARA JIN Para puxar as fibras de madeira, segurar o arame ou fixá-lo. Para torcer o arame ou retirá-lo. Utiliza-se principalmente para criar um jin. Pode-se usá-lo para torcer dois arames sobre eles mesmos, para fixar a árvore após o reenvase. Apenas as pontas das pinças se tocam.
ALICATE PARA ARAMES Obrigatório para cortar os arames, sejam de cobre ou de alumínio. As extremidades arredondadas de suas lâminas permitem cortar os arames sem machucar a casca e o tronco. Seus braços longos fazem alavanca e permitem cortar arames de grande diâmetro sem esforço.
ALICATE TRONCÃO Para abrir troncos ou galhos ao meio Para cortar a raiz pivotante e rachar galhos. Esse alicate permite fazer um corte limpo nas raízes, sem amassá-las.
TESOURA PARA ARAMES Para os arames de pequeno diâmetro. De manuseio simples, permite aramar mantendo-a na mão.
TESOURA PODA Trabalhos finos: folhas, ramos, raízes finas. Tesoura para poda de pequenos galhos ou de folhas. São indispensáveis para alcançar o interior da ramagem sem fazer estragos.
TESOURA PARA RAÍZES Tesoura para a poda de galhos e de raízes. Uma das primeiras ferramentas para iniciar no cultivo do bonsai. Muito potentes, têm uma boa empunhadura; sua forma ergonômica concentra toda a força da sua mão na linha de corte. Tem lâminas sólidas.
TESOURAS As Tesouras de Poda. Três modelos interessantes para as podas de formação da ramagem.
DESFOLIADORES
ALICATE CÔNCAVO E OVAL Espetacular. Esse alicate em forma de proa de navio, porém arredondado, é utilizado para cortar galhos de diâmetro médio. Faz um corte peculiar, ao mesmo tempo côncavo e escavado. Assim, permite que a ferida se feche no nível do tronco, deixando as cicatrizes praticamente invisíveis. Da mesma forma que o anterior, permite trabalhar sem a necessidade de se posicionar no prolongamento do ramo para cortá-lo. Segundo um representante da empresa Masakuni, quando se usa o alicate côncavo para cortar madeira morta, não se deve utilizar mais do que uma terça parte da lâmina. Essa precaução permite evitar todos os riscos de ruptura dos bicos (as extremidades pontudas) das lâminas desse alicate côncavo
RASTELO Para limpar o solo e as raízes. O gancho serve para desenredar o bolo de raízes, e pode ter uma, duas ou três pontas. A ponta com espátula pode servir de alavanca para soltar o torrão do vaso.
GANCHO De certa forma tem o mesmo uso do rastelo.
COPOS PARA MEDIÇÃO
Muito práticas para colocar o substrato nos vasos, respeitando as diferentes granulometrias. Facilitam também a dosagem dos materiais utilizados.
VASSOURAS Frequentemente considerada, de modo errado, como um objeto de pouca utilidade. Essa ferramenta, feita com fibras, tem função estética e utilitária. Serve para emparelhar a superfície do substrato e livrá-la das folhas mortas e dos restos das podas. Com isso, evitam-se doenças do solo. A outra extremidade da vassoura pode ser utilizada para limpar a casca da árvore.
ESCOVAS Existem escovas metálicas ou de nylon, para retirar, da casca e dos jin, o musgo e os liquens, ou limpar o nebari.
PINÇAS Sempre útil para eliminar as folhas mortas e as ervas daninhas ou retirar as agulhas dos pinheiros. Algumas são feitas com uma espátula na extremidade, podendo servir de alavanca para soltar o torrão. Outras têm um gancho na extremidade.
RASHI E PALITOS DE BAMBU Muito práticos para acomodar o substrato entre as raízes, nos reenviasses. Os palitos de restaurantes asiáticos servem maravilhosamente.
FIOS DE ARAME Há três tipos de arames disponíveis. O Fio de Cobre, em rolos de 1 kg. Disponível nos diâmetros de 0,7mm, 0,9mm, 1,2mm, 1,6mm, 2mm, 2,6mm, 3,2mm, 4mm e 5mm. Há arames de diâmetro mais grosso, mas muito raramente são usados; não tenho informações sobre esses diâmetros. O Arame de Alumínio Anodizado, em rolos de 80g, 500g e 1kg. Disponível em 1mm, 1,5mm, 2mm, 3mm, 3,5mm, 4mm, 4,5mm e 5mm (6mm e 7mm, também) O Arame de Alumínio Comum: ainda não temos as informações sobre os pesos de rolos e os diâmetros disponíveis.
MESA GIRATÓRIA Muito útil permite uma visão e um acesso rápido a todos os lados da árvore. Há modelos no mercado em PVC, em alumínio fundido ou em asbesto.
Cuidados
Como manter suas ferramentas por longo tempo:
1- Nunca guarde suas ferramentas após um dia de trabalho sem limpar.
2- Limpar não é tirar a terra grossa que fica aparente nas ferramentas.
3- O maior inimigo é invisível, são as suas digitais com gordura. O aço carbono oxida em contato com o nosso suor e com a gordura contida nos dedos.
4- Liquido desingripante como WD pode ser utilizado, mas deve ser retirado imediatamente com pano seco.
5- Deve-se passar e deixar uma camada fina de óleo mineral para evitar oxidação.
6- Não use, pela praticidade de estar na mão, à ferramenta para uma função para a qual ela não foi destinada.
Exemplos:
- a) Algumas sentei basami (tesoura de poda) de bonsai podem cortar arames grossos como manteiga, mas isso cega e cria micro dentes nas tesouras.
- b) Deixar uma tesoura apenas para poda de raízes mantem o gume das outras tesouras de poda afiadas por muito mais tempo. As diferenças nas texturas das raízes cegam muito as tesouras. Elas têm que ser constantemente afiadas.
- c) Use o alicate especializado de arame apenas para retiradas de amarrações nos galhos e troncos. Para fazer travas de tela e cortar no tamanho de trabalho, use um alicate de corte convencional.
7- Guarde as ferramentas em uma caixa com tampa com feltro ou borracha no fundo. Isto diminui a umidade.
8- Cubra as ferramentas com outro feltro ou pano grosso.
9- Não coloque ferramentas uma sobre as outras.
10- Guarde em lugares sem ou com pouca umidade.
Caixa de ferramentas especializadas para Bonsai e Penjing. Quando a caixa é fechada as ferramentas são cobertas com outro feltro para diminuir a humidade.