Estilos de bonsai
Bonsai é uma forma de arte japonesa usando árvores em miniatura cultivadas em recipientes. Existem práticas semelhantes em outras culturas, incluindo a tradição chinesa de penjing a partir do qual a arte se originou, e as paisagens de vida em miniatura de vietnamitas não b? Hòn, mas este artigo descreve a tradição japonesa.
A arte japonesa de bonsai remonta mais de mil anos, e evoluíram suas próprias estéticas únicas e terminologia. A prática de design fundamental no bonsai é um conjunto de comumente entendido, nomeado estilos que descrevem canônicas da árvore e ajuste desenhos. Estes estilos bem conhecidos fornecer uma abreviação conveniente meio para comunicar sobre o bonsai existentes e para a criação de novos.
Conceito de estilos
Estilos podem ser agrupados de acordo com critérios diferentes, tais como a orientação do tronco ou o número de troncos. Alguns dos principais grupos estilo incluem.
Orientação do tronco: Um conjunto usado com frequência de estilos descreverem a orientação do tronco principal da árvore. Diferentes termos são usados para uma árvore com seu ápice diretamente sobre o centro da entrada do tronco no solo (estes são os estilos verticais, incluindo Chokkan e Moyogi), ligeiramente para o lado de que o centro (por exemplo, sho-Shakan), profundamente. Inclinado para um lado (por exemplo, Chu-Shakan e dai-Shakan), e inclinado abaixo do ponto em que o tronco do bonsai entra no solo (a cascata ou estilos Kengai).
Tronco e da superfície da casca: Um número de estilos descreverem a forma do tronco e acabamento casca. Por exemplo, um bonsai com um tronco torcido é nebikan (também nejikan (???)), e um com uma divisão vertical ou cavidades é sabakan. Os estilos madeira morta de bonsai identificar árvores com galhos mortos proeminentes ou cicatrizes tronco.
Tronco e colocação de raiz: Embora a maioria dos bonsai sejam plantados diretamente no solo, há estilos que descrevem árvores plantadas na rocha. Por exemplo, o estilo raiz sobre a rocha é deshojo (???), e o estilo em que as árvores estão enraizadas totalmente dentro (no topo ou nas laterais de) uma grande rocha é Ishizuki.
Vários troncos: Enquanto a maioria dos espécimes de bonsai apresenta uma única árvore, não estão bem estabelecidas categorias de estilo para os espécimes com vários troncos. Dentro desses estilos, um bonsai pode ser classificado pelo número de troncos (por exemplo, Sokan para um tronco duplo a partir de uma única raiz, soju por duas árvores separadas, Sambon-yose de três árvores, e assim por diante). A configuração dos troncos também pode ser descrito por estilos específicos, incluindo jangada (ikadabuji ou ikadabuki) e sinuosas (netsunagari) estilos para várias árvores que crescem a partir de uma raiz conectada, e o termo geral yose-ue para várias árvores desconexas em grande número. Estes termos não são mutuamente exclusivas, e um único espécime de bonsai pode apresentar mais do que um estilo característico. Quando uma amostra bonsai cai em várias categorias de estilo, a prática comum é para descrevê-lo pela característica dominante ou mais marcante. Por exemplo, uma árvore vertical informal com áreas proeminentes de falta de casca do tronco e cicatrizes irá ser descrito como um sharimiki em vez de um Moyogi.
Fins
Estilos pré-definidos também ajudam o designer a fazer um plano de desenvolvimento para um pré-bonsai. Os espécimes não treinados podem ter características que sugerem ou excluem determinados estilos. Por exemplo, um tronco curvado é uma árvore inadequada para o estilo ereto formal, e sugere para o designer que a árvore pode ser treinada melhor como uma posição vertical informal ou um estilo inclinado em vez disso. Uma árvore danificada ou altamente assimétrica podem não aparecer adequado para o desenvolvimento de bonsai, ainda que possa ser adaptada a um estilo incomum como vento ou jangada, que tanto trabalho para árvores que têm ramificações apenas de um lado do tronco. Algumas espécies de árvores não são adequadas para alguns estilos: um artista de bonsai que trabalha com uma árvore de folha caduca não irá produzir bonsai no estilo em cascata por exemplo. O designer pode avaliar pela espécie qual o melhor estilo.
Embora o estilo vá guiar um designer de bonsai, eles não são completamente deterministas. Uma revisão de bonsai real a partir de catálogos da concorrência irá revelar que as amostras ainda altamente consideradas raramente se encontram todas as regras estabelecidas para o seu estilo. Outros fatores que influem a idade da árvore quando ele começou a treinar como bonsai, pré-existente a forma da árvore e estrutura, formação ou mesmo preferências mesmo do artista, afetam fortemente a forma do bonsai resultante. Estas influências concorrentes afetam também os estilos
Catálogo de estilos
Orientação tronca
Chokkan /formal na posição vertical: A árvore tem um, tronco vertical, afinando em linha reta. Ramos progridem regularmente do mais grosso e mais largo na parte inferior para o melhor e mais curto na parte superior. Isto dá os ramos de uma forma triangular e simétrico, que é procurada por um estilo vertical formal. Deve haver raízes superficiais fortes e visíveis, movendo-se a partir da base do tronco para baixo no solo, e irradiando uniformemente ao redor do tronco (preferencialmente com nenhum apontando diretamente para o espectador).
Moyogi, takichi /informal vertical: O tronco e os galhos incorporar curvas visíveis, mas o ápice, ou a ponta, da árvore situa-se acima a entrada do tronco na linha do solo. Semelhante ao modelo vertical formal, ramos progridem regularmente do maior na parte inferior para o menor no topo, embora esta progressão possa ser quebrada em que a forma irregular do tronco faria um ramo proeminente anormalmente ou obscura.
Shakan /inclinado: O tronco é reto como o de um bonsai crescido no estilo ereto formal. No entanto, o tronco do estilo inclinação emerge do solo a um ângulo, e o vértice do bonsai vai ser localizado para a esquerda ou para a direita da base da raiz. O Ramos é geralmente paralelo ao solo, não cressem em ângulos retos para o tronco inclinado.
Kengai /Cascata: Modelado após as árvores caírem de barrancos sobre a água ou para o lado de uma montanha. O ápice de um estilo em cascata (cheio) cai abaixo da base do vaso. Para dar espaço para a forma de cascata, este estilo muitas vezes aparece em um recipiente alto, magro não usado em outras partes bonsai.
Han-Kengai /Seme cascata: O vértice da árvore estende-se apenas ao nível do, ou abaixo da beirada do vaso de bonsai. Ele não deve cair mais que o fundo do vaso.
Takan-Kengai /cascata Multe tronco: Este estilo aplica-se a qualquer estilo em cascata em que dois ou mais troncos em cascata para baixo.
Tronco e casca de superfície
Sabamiki /Split-tronco/ tronco oco: Este estilo retrata o efeito visual de um relâmpago ou outros danos tronco grave e profunda, que tem sido resistido ao longo do tempo. É aplicável a espécies de folha caduca, coníferas, e sempre-vivas larga. O tronco oco geralmente é cinzelado, fazendo um buraco que pode variar em tamanho de uma cicatriz superficial para quase toda a profundidade do tronco.
Sharimiki /Driftwood:
Este estilo retrata uma árvore com uma parte significativa do seu tronco nu da casca. Na natureza, as árvores no estilo sharimiki são criadas por doença, danos físicos no o tronco, intemperismo e idade. Pelo menos uma tira de casca viva da árvore deve conectar as folhas e galhos que vivem com o sistema de raízes para o transporte de água e nutrientes. As áreas de troncos nus da uma forte impressão de idade, independentemente da conformação da árvore.
Colocação de tronco e raiz
Neagari /Expostos-root: As raízes da árvore são expostas como extensões do tronco, livre do solo. As raízes podem estender-se até metade a dois terços da altura total da árvore.
Sekijoju /Root-over-rock: As raízes da árvore são enroladas em torno de uma rocha. A rocha é na base do tronco, com as raízes expostas a diferentes graus, enquanto atravessam a rocha e, em seguida, descer para o solo abaixo.
Ishizuke, ishitsuki /Agarrando-se a rocha: As raízes da árvore crescem no solo contido dentro das rachaduras e buracos da rocha. A rocha pode servir como um suporte simples. E os galhos seguindo o seu contorno.
Vários troncos de uma única raiz
Sokan: Dois troncos sobem a partir de um único conjunto de raízes. A base dos troncos geralmente se toca e podem ser unidos uns aos outros até uma curta distância acima do solo. Um tronco é mais alto e mais grosso do que o outro, e ambos são claramente visíveis da frente do bonsai. Os ramos dos dois troncos se estendem à esquerda e a direita, e para trás, mas não diretamente para o outro.
Sankan /Três troncos: Três troncos sobem em conjuntos separados de raízes. Os tamanhos de tronco são variados, com um tronco dominante sendo mais grosso e geralmente o mais alto. Os três troncos são colocados de modo que uma linha reta não podem se cruzar entre eles, para minimizar a simetria.
Gokan/Cinco troncos: Modificando as limitações estilísticas do estilo de “três troncos”, o estilo de cinco tronco permite uma segunda árvore dominante. Esta árvore é subordinada ao maior tamanho da principal. Grupos com maior de número podem ser feitos (sete tronco, nove troncos, florestas, etc.) também permitem que uma segunda ou terceira árvore domine no grupo.
Kabudachi/ kabubuki/moita: No estilo touceira, três ou mais (deve ser um número ímpar) troncos que crescessem a partir de um único ponto. O equivalente natural pode ser um grupo de árvores que surgiram a partir de um único tronco, ou um conjunto de galhos maduros surgindo a partir da base de uma única árvore.
Korabuki /Turtle: Este estilo é semelhante ao estilo touceira, mas os troncos não sobem a partir de um sistema radicular superficial bastante plano. Ao invés disso a raiz ao nível do solo tem uma forma de cúpula ou tartaruga, e os vários troncos sobem a partir dele.
Ikadabuki/Raft, em linha reta: Esse estilo imita um fenómeno natural que ocorre quando uma árvore tomba para o lado, por exemplo, a partir do solo erodindo debaixo da árvore. Ramos ao longo da parte superior do tronco continuar a crescer como um grupo de novos troncos. Às vezes as raízes se desenvolverão a partir porções enterradas do tronco. O bonsai deste estilo pode ter troncos sinuosos ou em linha reta, todos dando a ilusão de que eles são um grupo de árvores separadas, enquanto na verdade, sendo os ramos de uma árvore só. O estilo linear tem todas as árvores em uma única linha.
Netsunagari/ netsuranari /Jangada, sinuosa: Este estilo é como a balsa em linha reta, mas o tronco subjacente tem várias curvas nele. As árvores que crescem a partir dele não aparecem em uma linha reta.
Vários troncos sobre próprias raízes
Soju/Duas árvore: Em todos os estilos de vários troncos, usamos os mesmos espécimes. Tal como acontece com o estilo de duplo-tronco, o modelo de duas árvores tem uma árvore maior dominante, e um menor. As duas árvores podem ser colocados muito perto uma da outra, como no estilo duplo-tronco. Eles também podem ser separados, pois eles não compartilham uma única raiz.
Sambon-yose /Três árvores: As três árvores através assim como o estilo estilos de nove árvores são considerados “configurações de grupo” em vez de florestas. Podem ser aplicados a estes estilo. Árvores em configurações de grupos variam em largura e altura do tronco, mas geralmente semelhantes entre si em proporções, a densidade da folhagem, e em outras características visuais. No estilo de três árvores, uma árvore será a dominante. As outras duas serão menores e geralmente diferem em tamanho entre si.
Gohon-yose/Cinco árvores: igual ao estilo “três árvore”, mas pode haver duas árvores dominantes. Um será maior que a outra, e as três restantes serão visivelmente menor.
Yose-ue /Floresta: Este estilo descreve um plantio de muitas árvores, tipicamente em número ímpar, que de para contar facilmente, em um vaso de bonsai baixos dos lados, para enfatizar a altura das plantas, e pode ser substituído por uma placa plana de rocha. As árvores são geralmente da mesma espécie, com a variedade de alturas um aspecto visual e para refletir as diferenças de idade encontradas em florestas maduras. (Para plantio de espécies diferentes, ver saikei). O objetivo é retratar a vista para uma floresta e efeitos de perspectiva, colocar arvores na parte traseira é importante para este estilo (perspectiva).
Outros estilos
Bunjingi /Literato: Este estilo tem uma linha tronco geralmente nua, com filiais reduzidas a um mínimo, e normalmente colocados perto do ápice de um longo, tronco muitas vezes contorcido. Este estilo deriva da escrita chinesa, como as encontrados nos antigos textos. No Japão, o estilo literatos é conhecido como bunjin-gi (???). (Bunjin é uma tradução da frase wenren chineses que significam “estudiosos praticados nas artes” e gi é um derivado da palavra japonesa, ki, por “árvore”).
Hokidachi/Vassoura: Este estilo é empregado para árvores com extensa ramificação, muitas vezes em espécies como olmos. O tronco é reto e vertical. Ramifica-se em todas as direções cerca de ? da maneira acima de toda a altura da árvore. Os ramos e folhas formam uma coroa em forma de bola, o que também pode ser muito bonito durante os meses de inverno.
Takozukuri/Polvo: Um estilo incomum, esses bonsai é relativamente curto de tronco, com boa espessura, preenchido por vários ramos longos que são contorcidos em formas curvas, fantasiosamente assemelhando-se tentáculos de polvo.
Fukinagashi/exposto ao vento: Este modelo descreve uma árvore que parece ser afetado pelos ventos fortes que sopram continuamente a partir de uma direção, como em uma árvore no topo de uma serra ou em uma linha de costa exposta. A característica varrido pelo vento pode ser aplicado a uma série dos estilos básicos, incluindo na vertical informal, inclinando, e seme cascata. Bonsai Multe troncos.