Buxinho – Buxus sempervirens

Buxinho – Buxus sempervirens

Nome Científico: Buxus sempervirens

Nomes Populares: Buxinho, Árvore-da-caixa, Buxo

Família: Buxaceae

Categoria: Arbustos, Bonsai, Cercas Vivas

Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical

Origem: Ásia, Europa, Mediterrâneo

Altura: 1.8 a 2.4 metros

Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno

Ciclo de Vida: Perene

O buxinho é uma planta arbusto e lenhosa, muito utilizada para a topiaria, por suas inúmeras qualidades. Sua folhagem verde escura é resistente e regenera-se bem das podas semestrais. Se você quer um autêntico jardim francês não pode dispensar o buxinho em cercas vivas, bordaduras e topiarias, porém deve ter paciência, pois seu crescimento é relativamente lento se comparado às outros arbustos. Com o tempo e boas podas de formação, torna-se bastante compacto e denso.

Tem grande durabilidade e rusticidade com os cuidados básicos, exigindo pouca manutenção. Perfeito para compor desenhos, cercas e esculturas vivas, também é muito utilizado para Bonsai. Adapta-se muito bem ao cultivo em vasos.

Devem ser sempre cultivados a pleno sol ou meia sombra, com solo fértil e regas regulares. Tolerante ao frio. Não tolera sombreamento por longo período, apresentando ramos mortos com áreas amareladas. Multiplica-se por estaquia.

 

Modo de Cultivo:

É uma planta que aprecia locais ensolarados, mas que tolera a sombra durante uma parte do dia. Aprecia solos argilosos, com bom teor de matéria orgânica.

Para plantas cultivadas no chão, abrir uma cova o dobro do torrão. Colocar no fundo uma camada de areia de construção para garantir a frenagem. Acrescentar uma mistura feita de adubo animal de curral bem curtido, cerca de 1 litro com composto orgânico de folhas, mais 100 gramas de farinha de ossos, misturando bem. Colocar o torrão, completar as laterais com a mistura e por último adicionar a terra que retirou-se do buraco. Regar. Pelos próximos 10 dias regar todos os dias em que não houver chuvas para garantir que a muda sobreviva.
Em geral já se adquire a muda topiada quase sempre na forma arredondada.
Para manter o visual compacto, a poda dos ramos de ponteiro deverá ser frequente, propiciando mais brotações laterais para tornar o arbusto bem ramificado ficando com a copa bem fechada.

As podas dos ramos para o interior da copa devem ser feitas com cuidado. Ao cortar, deixar as gemas da parte externa na ponta, assim os novos raminhos crescerão para fora. Se a planta for mantida topiada, a poda deverá ser frequente para que não perca a forma.

Adubação:

A cada 3 meses realizar adubação com adubo granulado NPK formulação 10-10-10, misturado ao solo do canteiro, regando a seguir para que o adubo se dissolva e atinja as raízes.

Pragas comuns:

A planta costuma ser atacada por tripes, ficar atento às folhas, se aparecerem enrugadas junto às nervuras e enrolarem procurar os insetos, que são escuros e minúsculos. Para tratamento aplicar um defensivo verde feito de chá de alamanda ( Allamanda) ou óleo de nim diluído em água conforme as instruções da embalagem.

As folhas do buxinho são tóxicas, ao manusear e podar a plantar é conveniente usar luvas.

Paisagismo:

Poda estilo Topiaria

Uma das plantas mais utilizadas em paisagismo, desde os tempos antigos. Nos jardins estilo francês e italiano, o buxinho sempre está presente, na forma de cercas-vivas em sebes aparadas formando desenhos geométricos perfeitos, em topiarias lembrando formas animais e humanas e na tradicional forma de bola, muito usada no paisagismo brasileiro. É uma planta que resiste bem ao clima frio mas também pode ser cultivada em climas mais quentes com sucesso.

Devemos cuidar, no entanto, ao projetar um jardim, em não usar em excesso plantas topiadas. Chama bastante a atenção uma planta topiada, mas focar a atenção do jardim em somente suas formas é um erro frequente.

Ela faz parte do jardim num conjunto harmônico, elaborado e estudado para ser único e com foco de interesse em uma planta estrutural, colorida ou mesmo verde e que será a estrela do espaço.

Produção comercial do Buxus:

É uma planta de fácil propagação. Usar ramos novos de ponteiro, retirando-se parcialmente as folhas da base, deixando de 3 a 5 nós. Colocar em substrato do tipo casca de arroz carbnizada, areia misturada com composto orgânico ou vermiculita, mantendo-se umidade para facilitar o enraizamento. Pode-se cobrir com plástico transparente e deixar à sombra em cultivo protegido. Quando notar emissão de folhas a estaca estará enraizada.

Colocar em recipiente para cultivo, podendo ser saco plástico, vasinho ou balde mole. O substrato de cultivo deverá ser uma mistura de composto orgânico de folhas ou turfa, adubo animal de curral bem curtido e areia, em partes iguais. Após o plantio regar e por uma semana regar todos os dias para garantir que a muda sobreviva. Manter em cultivo protegido com sombremento de 50% por pelo menos 6 meses

 

Buxus e sua poda

Os buxos são plantas muito legais sem sobra de duvidas, mas temos que tomar alguns cuidados quando o podamos, pois uma poda errada faz o galho morrer. Vou tentar explicar como podar um galho do mesmo

 

Na foto observamos um galho comum da planta, mas queremos fazer a sua redução então marquei dois possíveis lugares para ser cortados, a marca vermelha seria uma morte quase que certa ao galho, pois o mesmo fica sem nem uma parte verde(folhas) e isso normalmente provoca um ressecamento do galho, contudo se cortamos na marca verde , manteremos o fluxo de seiva no mesmo incentivando assim o aparecimento de novos brotos, ok mas eu quero um novo galho bem na junção tronco/galho , pode no lugar certo espere brotar , ter uma massa verde e repita o processo.

 

 

Nesta imagem notamos o que falei a enorme quantidade de brotos que surgem provenientes de uma poda correta.

 

Apenas um detalhe dos brotos

 

Apenas um detalhe de um galho onde cortei sem deixar uma parte verde.

Vídeos relativos a podas

Primeira Poda

Segunda poda

Terceira poda

Quinta Poda

 

 

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

©2024 Mybonsai Paulo Schweitzer

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?