Cercis – Cercis siliquastrum

Cercis – Cercis siliquastrum

Espécie: Cercis siliquastrum

Género:Cercis

Família: Fabaceae

Ordem: abales

Sub-classe:Rosidae

Classe:Magnoliopsida

Sub-divisão:Magnoliophytina (Angiospermae)

Divisão:Spermatophyta

Tipo Fisionómico:Mesofanerófito

Distribuição Geral: Região Mediterrânica (até França)

Nome(s) comum: Árvore-de-Judas, Olaia

Uso: Ornamental

Sinonimias:Cercis siliquastrum L. var. alba Weston

Siliquastrum orbicularis Moench

Época Floração: primavera

Outras Cercis

    Velho Mundo:

Cercis chinensis – (Médio Oriente; inclui C. glabra e C. japônica)

Cercis gigantea – (China)

Cercis griffithii – (centro sul da Ásia)

Cercis racemosa – (China ocidental)

Cercis siliquastrum – Olaia (região mediterrânica)

    Novo Mundo:

Cercis canadensis – (leste da América do Norte)

Cercis mexicana – (México; por vezes classificada como variante da C. canadensis)

Cercis occidentalis – (Califórnia)

Cercis reniformis – (Oklahoma ; por vezes classificada como variante da C. canadensis)

Cercis texensis – (Texas; por vezes classificada como variante da C. canadensis)

Como Plantar a Cercis

As árvores Cercis são conhecidas por suas flores rosa arroxeadas, produzidas em ramos delicados, no início da primavera. Algumas árvores Cercis também têm flores roxas, lavandas, rosas ou brancas, embora as de cor rosa sejam as mais comuns. Estas árvores são bastante fáceis de plantar se isto for feito enquanto ainda são jovens, e são ainda mais fáceis de manter.

 

Plantação Inicial

Escolha um bom local. A Cercis prefere sombra parcial, principalmente no verão. Porém, a árvore é razoavelmente adaptável, podendo tolerar até o sol intenso. Na verdade, quanto mais luz solar receber durante os meses frios do inverno, melhor. O único local que precisa ser evitado é aquele de sombra total.

Melhore o solo apenas se quiser. As Cercis preferem solo solto, bem drenado, mas são muito resistentes e podem prosperar na maioria dos tipos de solo. Caso decida melhorar o solo, pode simplesmente passar um ancinho ou uma pá para soltá-lo. Se for muito denso como argila, você pode até misturar um pouco de areia grossa para melhorar a capacidade de drenagem. Não precisa adicionar fertilizantes, uma vez que a Cercis é capaz de absorver nitrogênio do ar.

Obtenha uma Cercis jovem em um recipiente, em uma loja de jardinagem ou em um viveiro de plantas. Lojas de jardinagem têm variedades que provavelmente podem suportar o clima da sua região. A árvore pode dar trabalho pra ser transplantada quando for velha, então você deve comprar uma árvore o mais jovem possível.

Cave um buraco que tenha quatro vezes a largura das raízes. As raízes precisam ter abundância de espaço para espalharem-se dentro do buraco. O buraco também deve ter a profundidade igual à altura das raízes.

Remova a Cercis do recipiente. Coloque a árvore de lado e gire cuidadosamente o recipiente, removendo-a.

Coloque a árvore no buraco. Mantenha-a o mais vertical possível, contando com a ajuda de outra pessoa, se for o caso. Adicione um pouco de terra para ajudar a manter a planta reta e em pé.

Encha o buraco com água e com o resto da terra. Use uma mangueira para encher o buraco com água. Espere até que as raízes e o solo circundante absorvam a água antes de colocar a terra de volta, cobrindo as raízes completamente. Molhe mais o solo para ajudar a terra assentar.

Adicione húmus na área. Use pedaços de casca ou outro tipo de húmus para reter a umidade. Espalhe o húmus em uma fina camada ao redor da base da árvore, sobre a região das raízes.

Cultivo

Certifique-se de que a árvore receba quantias moderadas de água. Uma vez plantada, a árvore pode resistir a curtos períodos de seca, mas sempre prefere ser mantida úmida. Quando ainda for jovem, nas primeiras duas estações após o plantio, você deve dar a árvore água abundante, se houver um período de seca maior que duas semanas.

Mantenha os galhos podados. Você pode podá-los no final do outono ou em um dia menos frio, no inverno, quando as temperaturas estiverem acima do ponto de congelamento. Você também pode podar no final da primavera, depois que as flores caírem. Primeiramente remova os galhos doentes. Em seguida, corte galhos antigos e mais baixos, perto do tronco, bem como quaisquer ramos que se entrelacem e cresçam na direção errada. Nunca remova mais do que 1/4 da árvore de uma só vez.

Pule a fertilização. Cercis crescem por conta própria o suficiente, sem uso de fertilizantes. Além disso, uma vez que as árvores têm a capacidade de absorver nitrogênio por si só, a adição de um fertilizante rico em nitrogênio poderá resultar em uma overdose. Se quiser adicionar fertilizantes, selecione um fertilizante de liberação lenta, com maior concentração de fósforo e potássio do que de nitrogênio e só aplique uma vez, no início da temporada de crescimento.

Cuidado com as pragas e doenças. Antracnose foliar, Cancro de Botryosphaeria, e a murcha de verticillium são as três doenças que afetam as Cercis, na maioria das vezes. A broca da madeira é conhecida por atacar a madeira macia desta árvore, e insetos como a fascista cercerisella, a funeralis desmia e gorgulho japonês são conhecidos por comer suas folhas. Uma árvore saudável é menos propensa a sucumbir a essas ameaças do que uma árvore danificada, por isso a prevenção é o melhor remédio. A árvore infectada deve ser primeiramente tratada, antes de que se aplique um inseticida ou fungicida adequado.

 

Cuidados como bonsai

Rega: diariamente, mas não gosta de solo encharcado ou muito húmido

Adubação: pouco nitrogênio pois a mesma retira este elemento do ar, fósforo e potássio são importantes, para um bom desenvolvimento de tronco e raízes e para a floração que é intensa

Substrato: aceita bem um substrato 1x1x1 sendo uma parte de areia media lavada, uma parte de caco de telha e uma parte de terra vegetal

Podas: as podas de formação devem ser feitas no inverno durante a dormência, podas de galhos que não vão fazer parte do projeto a qualquer momento

Aramação: deve ser feita nos galhos ainda jovens pois são muito quebradiços

 

melhores estilos

 

©2024 Mybonsai Paulo Schweitzer

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?