LIMÃO-GALEGO – (Citrus aurantifolia)
NOME CIENTÍFICO: Citrus aurantifolia.
NOME POPULAR: Limão-galego.
FAMÍLIA: Rutaceae.
CICLO DE VIDA: Perene.
ORIGEM: Ásia.
PORTE: Até 6 metros de altura.
FOLHAS: Persistentes, de coloração verde clara quando novas, à medida que envelhece vão ficando verde-escura.
Flores: As flores branco-amareladas e fortemente perfumadas, com 2-3 cm de diâmetro, são dispostas em inflorescências axilares em grupos de até 7-8 flores. Caracterizam-se pela corola de cinco pétalas, com um fino traço avermelhado através das bordas e estames salientes.
TRONCO: Quando novo tem coloração verde, passando depois para castanho-claro, ramificados e com muitos espinhos. Sua madeira de coloração amarela é bastante dura.
RAIZ: São do tipo pivotante (se enterra perpendicularmente, como prolongamento natural do caule). Tem em média 60 cm de profundidade e 2 metros na horizontal.
LUMINOSIDADE: Sol pleno.
ÁGUA: Enquanto a muda for jovem, regue a cada 2 dias, uma vez a planta estabelecida, só em épocas de estiagens prolongadas.
CLIMA: Aprecia regiões que tenham clima com alta umidade do ar e temperaturas que variem entre 20 a 30º C.
PODA: Não necessária, realize durante o inverno, a retirada dos ramos ladrões, doentes e secos.
CULTIVO: Bastante rústica, aprecia solos férteis e arejados. Depois de 2 a 3 anos do plantio começa a produzir, não gosta de ventos fortes.
FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio da muda, incorpore a terra retirada cerca de 10 litros de esterco de gado bem curtido. Depois de 60 dias volte a adubar.
UTILIZAÇÃO: Não pode faltar no pomar, ou mesmo no quintal de sua casa, além de não atingir grandes dimensões é garantia de uma boa produção. O limão tem inúmeras aplicações, seu extrato é usado em bebidas, sorvetes, doces, molhos para saladas, temperos, produtos de limpeza, cosméticos, etc.
PROPAGAÇÃO: Por semente e enxertia. Para quem deseja ter apenas 1 ou 2 exemplares, o ideal é comprar mudas prontas de produtor idôneo. Outra maneira muito eficaz é o alporque
PLANTA MEDICINAL: Podemos considerar o limão o campeão das frutas, com poderes medicinais, sendo utilizado no tratamento de diversas moléstias.
Citrus aurantifolia vulgarmente conhecido como limoeiro, é uma árvore frutífera pertencente à família Rutaceae, cujo fruto é chamado de limão. É um híbrido entre Citrus micrantha × Citrus medica, nativo do sudeste da Ásia, atualmente cultivado em regiões quentes do mundo.
O limoeiro é uma árvore de porte baixo, amplamente ramificada e com uma folhagem densa de cor verde claro brilhante. As inflorescências são agrupadas em flores aromáticas de tons branco-amarelado e seus frutos ovais ricos em óleos essenciais são amarelos quando maduros.
Existem várias variedades de limão, mas regularmente são frutas pequenas, verdes a amarelas e azedas ou doces, geralmente amargas. Eles são tradicionalmente conhecidos como limero, limão ácido, limão crioulo, limão peruano, limão mexicano, limão sutil, limão colima, limão celta ou limão Pica.
A cal, como as diferentes frutas cítricas, tem um alto teor de vitamina C, elementos minerais e óleos essenciais. De fato, possui propriedades diuréticas, desintoxicantes, antissépticas e antiescorbúticas, sendo amplamente utilizada no tratamento de desconforto reumático, infecções e resfriados.
Bonsai
Podas: pode ser feita em qualquer momento do ano
Troca de substrato: em qualquer época do ano
Rega: diariamente nos dias quentes, manter o substrato úmido
Aramação: nos brotos novos assim que adquirirem cor de madeira, evitar aramar brotos com a cor ainda verde.
Substrato: eu estou usando com sucesso uma mistura de 1x1x1 areia, caco de telha e areia media lavada
Adubação: osmocote 15-09-12, contudo é bom dar um reforço com fósforo pois estamos falando de uma frutífera, e este adubo é mais ligado a formação de flores e manutenção dos frutos.
Tipos de Limão
- Taiti: é o menos ácido e o mais encontrado no país. Para identificá-lo no mercado é fácil: a casca é fina e é aquele que tem poucas sementes, com formato mais arredondado. Por ser bastante suculento, é ideal para limonadas e drinks como a caipirinha.
- Cravo ou caipira: ele tem sabor e aroma bem característicos e é também conhecido como limão rosa. A casca é alaranjada e tem nervuras. É boa opção para marinar carnes e temperar saladas.
- Galego: é aquele limão menor, com a casca mais fina e verde clara, de formato bem arredondado. Mas não se engane pelo tamanho, apesar de pequeno é bem suculento. A acidez não é muito forte, o que torna esse tipo indicado para uma variedade grande de receitas: sorvetes, molhos, tempero, drinques, doces e sucos.
- Siciliano: o mais antigo do mundo, é também conhecido como eureka ou Lisboa. Sua casca é amarelada e bem grossa e seu formato é alongado. Ele não é muito suculento como os outros, e seu sabor é bem ácido, o que faz dele matéria prima ideal para molhos e para saborizar pratos cheios de personalidade como risotos.
Estilos
(observação é escolhida por mim do que já vi isso não significa que não possa ser feito em outros estilos)