Login

Ainda não possui uma conta? Registre-se gratuitamente agora!

Cadastrar

Informação

Sobre
Contato

Mil-cores – Breynia disticha - 27/04/2016

Categoria: Espécies

   http://www.bonsaiboy.com/catalog/media/d1364.jpg

Mil-cores – Breynia disticha

 

  • SINONÍMIA: Breynia disticha, Phyllanthus nivosus.

 

  • FLORES: Insignificantes e raras, sem importância ornamental.

 

  • FRUTOS: Tipo cápsula e de coloração vermelha.

 

  • TRONCO: Ereto e com copa bem ramificada.

 

  • LUMINOSIDADE: Meia-sombra, não gosta de luz direta do sol nas horas mais quentes do dia.

 

  • ÁGUA: Gosta de solo ligeiramente úmido, mas não encharcado, regar 2 vezes por semana.

 

  • CLIMA: Quente e úmido. Não tolera frio intenso.

 

  • PODA: Para estimular novas brotações, criar maior adensamento da planta e dar forma elas. Podem ser feitas anualmente no início da primavera.

 

  • CULTIVO: Aprecia solo arenoso e rico em matéria orgânica, de crescimento rápido a moderado. Sugestão de mistura: uma parte de areia grossa de construção, uma parte de terra comum de jardim, uma parte de terra vegetal e uma parte de composto orgânico.

 

  • FERTILIZAÇÃO: Aplicar NPK, 3 a 4 vezes por ano, fórmula 10-10-10, sendo 3 colheres de sopa ao redor da planta nunca junto ao caule. Para vasos pequenos diminua a quantidade.

 

  • UTILIZAÇÃO: Como maciço, de forma isolada, cerca-viva e vasos.

 

 

  • PROPAGAÇÃO: Por estaquia na primavera.

 

  • FOLHAS: De colorações diversas e misturando verde, branco, creme, rosa e vermelho, de formato ovalado.

 

A milcores é uma planta arbustiva, monóica, perenifólia e tropical que se destaca pelo colorido de suas folhas e ramos. Seu porte é médio, alcançando de 0,9 a 1,2 metros de altura. O caule é ereto, ramificado, com uma copa em forma de vaso (base mais estreita), ou arredondada. As folhas são ovaladas, inteiras, glabras, dispostas em espiral e lindamente pintadas de verde, branco, rosa e vermelho e até mesmo completamente brancas, dependendo da cultivar. As flores, masculinas ou femininas, são discretas e sem importância ornamental. Os frutos são do tipo cápsula, vermelhos e deiscentes.

A milcores apresenta crescimento rápido a moderado e uma folhagem festiva, alegre, de aspecto denso e delicado. No jardim, ela é apropriada para o cultivo como planta isolada, em grupos ou em conjuntos com outras plantas tropicais, podendo formar composições harmoniosas de cor e textura. No entanto, seu sucesso maior é como cerca-viva, que pode ter um aspecto livre, com ramagem mais aberta, ou mais formal, com podas. Há cultivares de milcores de diversas tonalidades, além de formas anãs, próprias para vasos, bordaduras e jardineiras.

Por se tratar de uma planta tropical, típica de regiões costeiras, a mil cores aprecia ambientes com elevada umidade, solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Ela poderá vegetar sobre sol pleno ou meia-sombra. Caso fique sobre sol pleno, ela apreciará a companhia de outras plantas e regas mais frequentes. Em locais mais secos, ou caso seja plantada isolada ou em vasos, deve ser protegida do sol forte do meio-dia. As podas anuais na primavera estimulam o adensamento da planta, dão forma ao arbusto e provocam a renovação da folhagem e sua cor. Não tolera o frio ou geadas. Multiplica-se por estaquia.

 

 

Brotações

Breynia Disticha no bonsai, ela tem uma brotação muito rápida, galhos finos expostos ao sol causam brotações, ela se desenvolve muito rápido mesmo no pós-desfolha.

Alporquia

Na Breynia Disticha, tem uma alporquia muito rápida, e pode-se fazer em qualquer época do ano, podem durar entre 3 semanas a 6 semanas, e pode-se perceber que forma varias raízes em tão pouco tempo.

Substrato

O substrato da Breynia fica a seu critério, pois depende da cor que você queira que ela fique, por exemplo:

Aspecto mais Rosa

70% barro vermelho, 10% terra preta e 20% areia grossa ou caqueira.

Aspecto verde

60% terra preta, 40% areia grossa ou caqueira.

Aspecto verde e rosa

40% terra preta, 40% barro vermelho e 20%areia grossa ou caqueira.

 

 

Estilos

(observação:os estilos são escolhidos por mim do que já vi isso não significa que não possa ser feito em outros estilos)