Login

Ainda não possui uma conta? Registre-se gratuitamente agora!

Cadastrar

Informação

Sobre
Contato

Bonsai no brasil - Rock Júnior - 12/12/2016

Categoria: Novidades

Entrevista com  Rock Júnior

por : Thereza Palhano

Dando continuidade às entrevistas com grandes bonsaistas brasileiros, tenho o prazer de publicar a matéria com o amigo Rock Júnior. Acho que cada bonsaista pode transmitir um pouco da energia que motiva seu trabalho,  falar da sua trajetória e como o bonsai preenche de forma diferente o interior de cada artista. Quando elaborei as perguntas, mais do tentar extrair conhecimento técnico, queria que fosse como um bate papo, como se eles estivessem sentados aqui no meu espaço tomando um chá e fazendo o que acho que todos nós mais gostamos: contar histórias, dividir experiências com amigos e, é claro, fazer bonsai.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Rock Júnior

1 – Quando você se interessou e começou a se dedicar à arte do bonsai?

No início da década de 90 vi um bonsai numa floricultura perto da minha casa e isso despertou a minha curiosidade para o assunto. A partir daí, comecei a procurar por bibliografias sobre a arte, a plantar e a garimpar mudas de tudo o que era árvore nativa que eu encontrava. E não parei mais…

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

2 – Quais espécies você mais gosta de trabalhar?

Gosto de muitas; entre as nossas nativas posso destacar a jabuticabeira, as calandras (Selloi, Spinoza, Depauperata) e o piteceolobium. E entre as exóticas, fícus, Acer buergerianun, celtis e prumus são as quais mais me identifico. Também aprecio e me divirto muito com os junípeurs, pois proporcionam a possibilidade de trabalhar muito com a criatividade.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

3 – Que espécie você gostaria de trabalhar na sua região, mas as circunstâncias de clima e adaptação não permitem?

Larix, pinheiro branco japonês e alguns tipos de Acer, entre outros.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

4 – Dos seus trabalhos, qual você destaca com um carinho especial? Fale-me um pouco sobre ele.

Eu posso citar dois trabalhos que mostram nitidamente minha evolução na arte, de forma que as considero, ao mesmo tempo, mestres e colegas de turma.

Primeiramente, este juníperus jacaré. (O segundo trabalho encontra-se no final da entrevista)

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Mar/05 - Imagem do junipero antes do início do trabalho. Observe seu potencial: bonito e suave...

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

No vaso de treinamento, podemos observar a ancoragem que foi feita visando que ela fique na posição desejada.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Mai/06 - Mais de um ano se passou e o procedimento nesse período foi apenas adubar e fazer limpezas frequentes nos galhos.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

(Mai/07) Com mais de 2 anos do início do trabalho, o crescimento foi livre sem podas.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

A intenção era dar o máximo de vigor para a massa verde com adubações regulares. Costas do junipero.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Resultado de mais uma sessão de trato.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Nov/07- 6 meses depois, início da primavera. Hora do transplante.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Antes do procedimento, fez uma nova reestilização dos galhos buscando maior compactação e redução da copa.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Foi usada ráfia, e depois fita isolante de alta fusão para podermos tracionar o galho.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

O ápice que estava pra cima agora está totalmente para baixo.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

conseguindo assim um melhor efeito visual, com maior compactação e proporção entre espessura de tronco e altura.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Resultado dos trabalhos, agora é esperar que o tempo faça a sua parte.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Setembro de 2009

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Detalhe - setembro 2009

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Primavera 2009

5 – Você gosta mais de algum estilo de bonsai em particular? Qual?

Eu gosto de todos! Mas o que mais levo em consideração é a naturalidade e a expressão da árvore. Independente do estilo é fundamental que o bonsai realmente nos remeta a uma árvore muito, muito velha e o mais natural possível, com o mínimo de sinais de trabalho e intervenção humana.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Uma frase do Mestre John Naka ilustra bem o que me refiro: “Faça seu bonsai ficar parecido com uma árvore e não sua árvore parecida com um bonsai.”.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

O grande mestre John Naka com uma floresta (Yose Ue) de sua autoria na Goshin National Arboretum, Washington DC May 2003.

6 – O que a arte do bonsai agregou à sua vida?

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

O bonsai acrescentou muito à minha vida. Primeiro por que descobri uma grande paixão e esse sentimento me trilhou por um caminho maravilhoso dentro da arte.

Além de ter o privilégio de poder estudar e tentar compreender um pouco destas magníficas obras da natureza e do tempo, que são as árvores antigas, ainda posso conhecer pessoas, lugares, culturas diferentes e cultivar verdadeiras e sinceras amizades.

É, sem dúvida alguma, uma caminhada extremamente prazerosa que nos leva a um desenvolvimento emocional e espiritual, alterando até mesmo a nossa percepção do mundo e da natureza.

Também acredito que hoje eu respeite a natureza, as pessoas à minha volta, e há mim mesmo muito mais que antes.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

7 – Você acha que um bonsai deve seguir uma ordem rígida de técnica e estética, ou deve seguir uma forma mais livre e artística?

Um excelente pergunta.

As funções das regras são, antes de tudo, para facilitar à didática e criar um padrão de beleza e avaliação das árvores trabalhadas, como em exposições por exemplo. Se o trabalho consegue expressar beleza, harmonia, força e equilíbrio mesmo sem seguir as regras clássicas, ótimo! Mas…

Podemos fazer um paralelo com o futebol, por exemplo. Imagine que você tenha um time, mas queira jogar baseado em regras suas e não as impostas pela FIFA. Você iria jogar sozinho, concorda? Com o bonsai não é diferente e é muito claro. Se você quer fazer bonsai sem se preocupar com as regras não tem problema algum, desde que esteja se divertindo e não tenha pretensões de conseguir prêmios em exposições. Agora, se você deseja participar de exposições ou trabalhar profissionalmente com bonsai, as regras nesse caso são, em minha opinião, imprescindíveis e determinantes.

O Mestre Kimura, por exemplo, quebrou as regras quando se destacou no bonsai nas décadas de 70 e 80, mas o fez sendo mais arrojado, trabalhando com uma proporção mais baixa 2 a 3 pra 1, usando o arame da forma que conhecemos hoje em dia e mantendo um excelente nível de apresentação e refinamento das árvores. E o fez depois de estudar durante anos com um mestre da escola tradicional japonesa.

Trabalhos de Bonsai e Penjing por Masahiko Kimura

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

8 – Que bonsaista (um ou mais) chama a sua atenção hoje, no cenário mundial?

Não tem como não citar os mestres Masahiro Kimura e Salvatore Liporace, tanto pela expressão de suas obras quanto pelo trabalho didático feito por ambos. Os dois conseguiram acrescentar muito ao desenvolvimento e respeito pela arte nos seus respectivos países de origem.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Salvatore Liporace - Myrtus communis

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Pino de Montaña - Salvatore Liporace

9 – Que conselhos você poderia dar para quem está começando a se dedicar à arte do bonsai?

Respeite a árvore, antes de tudo; tenha a preocupação de se informar a respeito de todo o cultivo antes de se aventurar sem experiência. Estudar muito é o melhor e mais acertado caminho. Muita paciência e humildade, pois o tempo é quem lapida o trabalho e, quanto mais aprendemos, mais descobrimos o quanto não sabemos nada.

Mas, em minha opinião, o que realmente importa é se divertir e estar em sintonia com a natureza e com seu interior.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

10 – Diga uma frase, um pensamento, que você ache que sintetiza nossa arte.

“O cultivador é médico, pintor, arquiteto, escultor e pai ao mesmo tempo. Você tem de conviver com a planta e proporcionar a ela tudo o que necessita nas quatro estações. Em troca, quando o homem entra em diálogo com o bonsai, atinge um estágio superior, um vazio positivo. É mais que uma terapia. É uma relação de amizade.” (Tomio Yamada).

Todo galho bonito já foi uma gema um dia.

O difícil é ser simples…

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Abaixo o trabalho do Rock Júnior com Acer palmatum :

Essa Acer palmatun eu destaco principalmente pelo tamanho. Sou um apaixonado pelas pequenas, não sei se pelo desafio do cultivo e formação, ou pela dificuldade de se conseguir a simplicidade e a beleza em tão pouco volume.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

(Out/03) Início do trabalho de estilização. Para a definição da frente do Bonsai, foi feita uma análise cautelosa de todos os ângulos da muda.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

O objetivo é aproveitar o máximo o seu movimento natural e distribuição de galhos.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

O fator determinante foi o Nebari, que visto em detalhe, percebe-se o seu potencial que deveria ser realçado.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

E também suas imperfeições que deveriam ser trabalhadas ou escondidas.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Escolhida a frente, foi feita a 1ª poda, drástica. O transplante foi feito no mesmo dia pelo grande volume de massa verde podado.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Detalhe da gema mantida que se tornou o novo 1º galho da planta após sua brotação.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

(Jan/04) 3 meses depois, a planta apresentou uma excelente brotação e a gema se tornou o 1º galho.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Uma referência para a altura final da planta: pouco mais de 10cm.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

(Out/05) 2 anos após o início do trabalho já com o nebari em evidência e a estrutura de galhos bem definida.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Para que a copa ficasse bem compacta, eram regulares desfolhas e podas nas pontas da brotação. Observe também a adubação.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Aqui se pode observar a nova estrutura, o posicionamento dos galhos e a cicatriz da poda brusca bem evoluída. (fundo planta)

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

(Jan/06) No verão foi feita nova desfolha para melhorar a ramificação e diminuir o tamanho das folhas. (frente planta)

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

(Abr/07) Foto do Bonsai após 3 anos e meio de trabalho (frente planta)

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

A cicatriz da poda brusca já fechada e os galhos bem posicionados (fundo planta)

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Pra ter uma ideia do tamanho.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Vista superior da brotação na primavera de 2008

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Foto na primavera de 2008

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Setembro 2010

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Primavera 2010

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Altura: 12cm., tronco: 4cm.