Login

Ainda não possui uma conta? Registre-se gratuitamente agora!

Cadastrar

Informação

Sobre
Contato

UVAIA - EUGENIA PYRIFORMIS CAMBESS - 23/05/2016

Categoria: Espécies

http://www.tudosobreplantas.com.br/img/upload/tudosobreplantas_239_VG.jpg http://www.remedio-caseiro.com/wp-content/uploads/2014/06/uvaia-quais-os-beneficios-dessa-planta-exotica.jpg http://www.bonsaihouse.com.br/site/wp-content/uploads/2011/10/uniforme-bonsai-housepenjing-sr-antonio-002.jpg

Nome Científico: Eugenia pyriformis

Sinonímia: Eugenia uvalha, Pseudomyrcianthes pyriformis, Eugenia foliosa, Eugenia turbinata, Eugenia dumicola.

Nomes Populares: Uvaia, Uvalha, Uvalha-do-campo, Uvaia-do-campo, Uvaia-nativa, Ubaia, Uvaia-muchana, Cambuí-da-índia, Ubapeba, Pêssego-do-campo, Uvaia-azeda-do-campo, Uvaia-miúda-da-mata, Uvaia-do-Pêra, Uvaia-do-mato, Uvaieira.

Família: Myrtaceae

Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Árvores Frutíferas, Árvores Ornamentais, Medicinal.

Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical.

Origem: América do Sul, Brasil.

Altura: 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros.

Luminosidade: Sol Pleno

Ciclo de Vida: Perene

 

A uvaia é uma arvoreta ou arbusto nativo do sul e sudeste do Brasil, e cultivada em quintais e pomares domésticos principalmente pelos seus saborosos frutos. O nome “uvaia” vem do tupi e significa “fruta ácida”. Ela é aparentada com a Pitanga, Grumixama, e a Cereja-do-rio-grande. Alcança de 4 a 10 metros de altura, com 30 a 50 cm de diâmetro de tronco. Pode ter caule único e retilíneo ou ramificar desde a base, de acordo com a variedade. Apresenta folhas pequenas, opostas, de forma elíptica, inteiras e aromáticas. Floresce na primavera, despontando flores axilares, pedunculadas, hermafroditas, tetrâmeras e brancas. O fruto que se segue é uma drupa globosa a piriforme, com 2,5 a 4 cm de diâmetros, carnosa, suculenta, de casca e polpa amarela a alaranjada, com até quatro sementes redondas. Eles amadurecem no verão e são avidamente consumidos por passarinhos. Os frutos são doces e ácidos, muito aromáticos, ricos em vitamina C e podem ser consumidos in natura e na forma de sucos, sorvetes, caldas, compotas, vinhos, vinagres e como saborizante de licores e aguardentes. Apesar de deliciosos, os frutos da uvaia raramente são vistos em supermercados ou feiras, visto que se sua casca fina e delicada se rompe e amassa com facilidade, e a polpa oxida em poucas horas, o que provoca a rápida deterioração após a colheita. Por este motivo os cultivos comerciais são raros. No paisagismo seu uso é crescente, pois além de frutífera, a uvaia é uma árvore elegante, com copa arredondada e esparsa, de crescimento moderado e pequeno porte. Apesar dos frutos fazerem alguma sujeira por ocasião da queda, suas qualidades sem dúvida se sobrepõem a este problema e ela deve ser utilizada para ornamentar jardins residenciais, calçadas, parques, praças, etc. Por ser nativa e frutífera, atraindo a avifauna, ela é fortemente indicada para projetos de reflorestamento heterogêneos, em áreas de preservação permanente. A madeira da uvaia é considerada de boa qualidade, sendo pesada, dura e durável, própria para o uso em moirões, cercas, estacas, postes, cabos de ferramentas e lenha. Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, profundo, levemente ácido e irrigado regularmente no primeiro ano de implantação. Após plena adaptação, as regas podem ser deixadas por conta das chuvas, e somente suplementadas se ocorrer estiagem durante a floração e frutificação. Tolerante a baixas temperaturas e geadas leves. Multiplica-se por sementes colhidas de frutos despolpados e postos a germinar imediatamente após a colheita. A germinação ocorre entre 40 a 60 dias após o plantio, com taxa de cerca de 40%. A frutificação inicia entre 2 a 4 anos após o plantio.

 

Rega: Uvaia é uma planta com consumo elevado de água. Em períodos de calor deve-se regar a Uvaia diariamente e se for preciso mais de uma vez ao dia com o objetivo de deixar sua terra sempre úmida. . Em épocas mais frias, regar somente quando a terra estiver seca na superfície do vaso. O excesso de água em época frias pode causar fungos, estes podem até ocasionar sua morte se não forem tratados.

Adubação: Uvaia é na primavera. Evite adubar em períodos de floração intensa. Os adubos mais indicados são os ricos em Fósforo (P), podendo ser adubos líquidos por via foliar (na primavera) ou sólidos na terra (no outono). Como sugestão, escolha traços de proporção de N-P-K (Nitrogênio – Fósforo – Potássio) na ordem de 04-14-08. Não esqueça que no mínimo uma vez por ano é necessário a Adubação com micro nutriente (Ca {Cálcio}, Mg {Magnésio}, S {Enxofre}, B {Boro}, Cl, Cu, Co, Fe...). Melhores épocas para a adubação da Cerejeira é o Início da Primavera e do Outono. Nunca adube plantas doentes ou recém transplantadas. A Uvaia não deve ser adubada antes de um mês de seu transplante. Nunca adube plantas doentes ou recém transplantadas.

Transplante: Uvaia necessita um solo com boa drenagem. A mistura aconselhada é de 60% de areia peneirada (entre 2 a 5 mm) e 30% de condicionador de solo industrial e 10 % de argila refratária de boa procedência peneirada (entre 2 a 5 mm). Na troca de terra podar no máximo 35 % das raízes. Deve-se providenciar a troca de terra da Uvaia anualmente ou a cada dois anos, normalmente no inicio da primavera quando inicia sua brotação intensa. Nunca adube plantas doentes ou recém transplantadas. Nunca lavar as raízes.

Poda: Uvaia pode ser feita facilmente com uma tesoura afiada cortando-se os galhinhos que saem da zona não desejada do tronco ou da copa, cuja melhor forma é a forma da copa triangular. As Podas mais drásticas devem ser feitas no final do inverno. A Uvaia brota na madeira velha e suporta muito bem, Graças a sua brotação intensa, podas drásticas. É muito importante a manutenção na limpeza das folhas e flores ressecadas. O corte dos brotos novos que surgirem perto das raízes ou galhos novos em competição com galhos maiores já existentes devem também ser eliminados. Podar várias vezes ao ano para manter a forma original.

Aramação: Uvaia é uma planta de fácil modelação simplesmente com podas frequentes, se for preciso aramar, faça preferivelmente na primavera, os arames permanecerão cerca de quatro meses, desde que não marquem os galhos ou tronco. Se os arames estiverem penetrando na casca tire-os imediatamente.

 

Doenças e Pragas mais comuns: A Uvaia é uma planta muito resistente, mas podem ocorrer ataques de pulgão e cochinilhas, estes podem ser tratados facilmente com inseticida para plantas ornamentais. Não esqueça que existindo um problema, este deve ser solucionado com brevidade para evitar a debilitação do bonsai.